Oi pessoas! Continuando o que comecei neste
post aqui, vou mostrar um pouco mais da Montevideo que vimos. Adianto: não visitamos tudo o que queríamos e pretendemos voltar em breve. Adoramos o clima da cidade, a simpatia do povo e que chimarrão não falta lá... então, nos sentimos quase em casa, rs! Ah, uma coisa que esqueci de dizer foi que as fotos foram feitas em 2010. Alguma coisa pode ter mudado de lá pra cá.
No prédio abaixo, me encantei com as grades da janela.
Na imagem abaixo, o Edifício "Pablo Ferrando". Como era um domingo, estava fechado. Aí fui pesquisar na internet e encontrei um pouco da história do prédio. "
Foi criado pelo arquiteto Leopoldo J. Tosi em 1917. Tem um estilo eclético, ligando-o formalmente com o "art nouveau" europeu. Enquanto a arquitetura de vidro e ferro relaciona-se com os modelos europeus do final do século XIX, os dois níveis superiores pertencem, em seu tratamento, ao classicismo francês do século XIX." Fonte:
site institucional de Montevideo. Vale a visita ao site, que tem muito a respeito da cidade, sua arquitetura e história. O prédio tem ainda uma outra curiosidade: reparem que existem dois "relógios" na fachada.
Um registra a umidade relativa do ar.
E o outro, a temperatura.
A seguir, a catedral metropolitana de Montevideo. O estilo é neoclássico espanhol. Sua construção, que foi iniciada pelo engenheiro militar Custodio de Saá e Faría e finalizada por Tomás Toribio, foi realizada em várias etapas, partindo do projeto original de 1790. A Catedral levou 14 anos para ser construída, contudo sua fachada sofreu diversas alterações: a primeira em 1860, outra em meados do século 20. Em 1804, mesmo inacabada, os moradores de "San Felipe de Montevideo" assistiram à consagração de sua Igreja Matriz, La Iglesia de la Inmaculada Concepción.
Estava tendo um evento (não quis ser inconveniente) e fiz poucos registros do interior. Minha câmera velha, quando sem flash em ambientes fechados, pede tripé ou que a fixe sobre uma superfície firme. Não lembrei disso e ficaram bem ruinzinhas as imagens. Restou esta, um pouco melhor, com meu querido...
Aqui, na entrada da Catedral, existe uma réplica do plano de urbanização de Montevideo datado de 1748.
Na lateral da catedral, meu "alvo" preferido: uma bela grade!!!
Este aqui recentemente reformado destaca as grades trabalhadas no primeiro andar e os detalhes mais simples (porém não menos belos) da fachada... o Uruguay, de um modo geral, é um país muito seguro, com baixíssimo índice de criminalidade. No canto esquerdo inferior desse prédio, se ampliar a imagem, você poderá ver uma câmera de segurança... a gente passeia tranquilamente pelas ruas, sem medo algum!
Uma vista do calçadão...
Esta construção a aseguir está em reformas. O tapume em frente ao prédio dá detalhes de como ficará após a conclusão. Mas as grades, ah, estas dispensam explicação!
Sou encantada por fotos em P&B. Tentei registrar um pouco de luz e sombra (com limitações de conhecimento e tecnologia que tenho) e seu efeito nos detalhes arquitetônicos, nas grades, em portas...
E aqui, a parte deliciosa: o Mercado del Puerto. O espaço é dividido entre restaurantes, lanchonetes e vários ateliês de artistas locais. Escolhemos uma mesinha, num cantinho e esperamos ser atendidos. Na mesa, as carnes são servidas numa espécie de panela (a parte superior é como uma grelha que mantém as carnes afastadas da brasa - as brasas ficam no fundo da parte inferior). Por isso a refeição fica quentinha até você finalizar. A cerveja é de uma marca uruguaia. Aqui no RS encontramos dela facilmente nos supermercados.
Artistas locais que tocam violão e cantam entre as mesas.
As duas imagens abaixo não são minhas. As únicas que ficaram boas meeeesmo, foram as que tirei do marido e a que ele tirou de mim, e que mostram um pouco mais dessa "praça de alimentação". Entretanto, estas imagens abaixo ilustram bem como é o interior do mercado. As pessoas podem sentar-se ao balcão para comer ou em mesinhas. Nós preferimos a mesinha por ser mais gostosa pra conversar e compartilhar uma refeição saborosa.
O edifício do mercado é uma estrutura de treliça e pilares de ferro fundido, projetado e executado em Liverpool, Inglaterra, e montado em Montevidéu. Viste o site institucional de Montevideo e conheça mais da sua história clicando
aqui e
aqui.
A imagem abaixo retirei
daqui - no mesmo site tem mais informações sobre o Mercado do Porto.
E então? Já está ficando com vontade de conhecer mais nosso vizinho? É um passeio maravilhoso! Por hoje é só. Continuaremos num próximo post. Beijos...