Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

As corujinhas, lírio e artes do marido...

Olá! Prometi no último post que mostraria a coleção de corujinhas da sogra. A coleção não está completa, porque algumas já "voaram". Mas as que restaram, estão aqui, nessa casinha! Vou continuar a coleção dela sempre que encontrar uma peça bacana!


Tratamos a casinha madeira com veneno anti cupin e enceramos (com cera incolor). Tem duas casinhas: a menor está bem comprometida com cupins e está de quarentena! 

E o "Lírio do Amazonas", muda da sogra (falei dele aqui), floresceu também... deu cinco hastes cheias de flores. Colhi duas hastes e fiz um arranjo com uma muda de folhagem (não sei o nome dela) que ganhei na vizinha e está enraizando na água.






E aqui, as hastes que não colhi, enfeitando o espaço debaixo da janela do quarto!




E a arte do marido... era uma sacola de papel. Marido recortou a parte que interessa e colou sobre uma tábua de madeira (que teve parte comprometida por cupins, ele aproveitou a parte boa) e fez essa simpática plaquinha!




"Bolicho" é o equivalente a bar. A filha do meio aplicou uma camada de cola branca + água para finalizar! 

Inspirem-se e divirtam-se! Beijos...



segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Mais da casa e outras coisinhas...

Oi pessoas queridas! Hoje um post maior mostrando um pouco mais da casa (por dentro) do nosso quarto, quarto da caçula, banheiro e mais uns grampinhos bonitinhos forrados com guardanapo (a pedidos da Ale Dossena que faz artes e ainda é escritora) e com tecidinhos! Também uns móveis que estamos repaginando... Ah, Ale, eu só tenho um guardanapo do qual consegui extrair umas estampinhas pra montar um kit com três grampinhos, mas ficou mimoso... então, primeiro, os grampinhos! 

Estes, com guardanapo... o processo é um pouco diferente dos anteriores. Aqui, desmonte os grampinhos e passe cola na parte que receberá o guardanapo. Depois, acerte bem nas reentrâncias (uma canaleta onde a mola de metal fica apoiada) ajustando com a ajuda de um objeto fino e duro para que o papel se encaixe perfeitamente. Neste caso, minha filha usou a própria molinha do grampo. Depois, passe cola sobre o guardanapo também. Aguarde secar e, pra finalizar, use uma lixa fina nas bordas que "cortará" as sobras do papel finamente e dará ótimo acabamento. Aí é só montar e usar como quiser!







E estes, com tecidinhos... a confecção é igual ao guardanapo de papel!





E agora, um pedacinho do quarto da caçula... usei dois grampinhos pra segurar a cortina.




Aqui, nosso quarto...




Estamos trabalhando numa cabeceira da antiga cama de meus sogros. Ela irá compor a decoração do quarto... aí a gente troca as almofadas, a colcha... rs!

E algumas fotos do banheiro, ainda sem box blindex, mas com uma simpática cortinha de poliéster! Prática e  que pode ser lavada na máquina!







Todos os móveis que tínhamos no apartamento foram reaproveitados na casa! Claro que, como o apartamento era menor, temos espaço sobrando agora. Obviamente, os espaços que não fotografei são justamente os que faltam mobiliar. Alguma mobília antiga dos sogros estamos repaginando, vejam...









São a cabeceira da cama e um aparador que ficarão dessa cor ali, ó.. amarelinhos!


E um biombo que meu marido criou a partir de duas janelas de vidro que sobraram do antigo quarto dele...





O biombo irá dividir o ambiente de estar da sala (que é comprida), do ambiente de trabalho (home office).O projeto também receberá a mesma tinta amarelinha... serão três pontos da casa com uma cor alegre e divertida! Depois, se enjoar, é só trocar a cor.  A força e a coragem para trabalhar em peças de mobiliário (coisa que eu tinha me aventurado pouco ainda) vieram, principalmente, da Sandra Guadanin do "Madeira em Forma", do Amauri do "Restaurações Dom Moleiro", da Fabiana Tardochi do "Reciclar e Decorar", da Sandra Barreiro (Dirce, esqueci de você... me perdoa?) e a Dirce é do Re-inventos que também faz maravilhas na reciclagem de móveis e outros objetos! Deles recebi dicas preciosas a respeito e, vendo os seus trabalhos, estou aprendendo a fazer também! Muitas pessoas passam, deixam seus comentários e não imaginam como contribuem positivamente nas coisas que faço. Obrigada a todos! 

Num próximo post, mostrarei parte da coleção de corujinhas da sogra...

Beijos e muita inspiração pra vocês!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Porta recados imantado

Oi pessoas... não é preciso muito para deixar seu espaço de trabalho ou sua casinha com um toque pessoal, colorido, divertido e único! Nestas férias, filhotinhas fizeram porta recados imantados (para fixar na geladeira, freezer ou qualquer superfície metálica). São bem simples de fazer e, com certeza, uma terapia... 



Você vai precisar de:
- grampos de madeira para roupas (aqueles que se usam nos varais);
- tinta de várias cores;
- cola branca (para impermeabilizar);
- manta imantada (ou imãs velhos de publicidade que a gente ganha da cia de Gás, do verdureiro, do mercadinho do bairro);
- pincéis e;
- criatividade.

Como fazer? Desmanche o grampo (remova a mola metálica que prende as duas partes) e pinte no motivo desejado. Deixe secar. Finalize com uma camada de cola branca (dilua na proporção de 1cola para 3água) utilizando um pincel. Monte o grampo novamente e fixe, com cola, a manta imantada na parte "traseira" (ou aquela que ficará em contato com a superfície metálica) do grampo. E pronto! Você já tem seu novo porta recados, totalmente customizado e, portanto, único! Já pode espalhar bilhetinhos amorosos pela casa, recados, lembretes, lista de compras...







Pode-se usar a técnica de decoupage (com papel ou guardanapos)!

Beijos e muita inspiração pra você!