Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Trazendo a natureza pra dentro de casa através da reciclagem

Oi pessoa! Tudo bem com você? Hoje cedo achei que estava com uma enorme crise alérgica, mas no decorrer do dia deu pra perceber que é virose. Febre, dor, espirros, nariz congestionado, tosse... ah, uma beleza, hehehe! Tirando isso, o clima está ameno, caiu uma chuvinha leve no entardecer, resto da família está bem (já se curaram da virose, hehehe), passarinhada visitando o "restaurante" várias vezes ao dia, as flores explodindo em cores e aromas... do jeito que eu amo!

Vasculhando os sites BHG e Apartament Therapy encontrei umas coisas bacanas pra inspirar você a levar cores e primavera pra dentro de casa, reciclando móveis e objetos! No Brasil temos o privilégio de ter uma natureza exuberante praticamente o ano todo e é super bacana levar toda esta explosão da natureza  pra dentro de casa. Seja em cores, estampas, artes, reciclagem, enfim, tudo o que nos remeta ao tema, que nos faça respeitar a natureza e preservá-la é válido.

Pra começar, recorte flores em papel de scrap/presente e enfeite aquele fio de luz usado na árvore de natal... essas flores também podem ser compradas recortadas em lojas de produtos para artesanato. Mas ainda acho que a graça está em fazer você mesmo. Pendure na parede ou deixe sobre um móvel... à noite o efeito é lindo, e de dia parece um cordão de flores!


A técnica de aquarela enfeita esta cúpula para abajur... ficou suave e bacana!


Fitas douradas enfeitam esta outra cúpula, trazendo o sol pra dentro de casa. A base pode ser pintada com tinta spray prateada. Se você não gostar do dourado, use fitas, fios, linhas na cor de sua preferência. A dica é fazer alguma mudança...


Reaproveite garrafinhas transformando-as em luminárias a óleo ou querosene. São perfeitas para eventos ao ar livre nestas noites mais amenas que precedem o verão... já dá pra enfeitar os ambientes para programas do lado de fora, no jardim ou na varanda.



A cômoda abaixo foi customizada com um grande pôster/papel. Foi aplicada cola em spray e, em seguida, aplicado o papel, inteiro. Depois foram feitas as aparas. Desta forma, o desenho fica inalterado parecendo uma pintura.


Venezianas, canos de pvc de grosso calibre (podem ser baldinhos de doce de leite) e duas partes de mdf criaram esta estante bacaninha. Verde na cor e na intenção.


Barril de vinho confeccionado em madeira de lei e reutilizado como base para dois lavabos diferentes.



Um antes & depois de uma poltrona que estava super caidinha. Renovada, trouxe alegria e aconchego para o ambiente. Atitude verde e sua casa alegre como a primavera. 



Esta técnica (esqueci o nome) permite muita criatividade, como desenhar figuras, escrever palavras carinhosas que lhe tragam boas recordações, mensagens de boas vindas, nomear um ambiente... abuse das cores fortes! Um pedaço de madeira, martelo, pregos, linha coloridas e a sua imaginação!


Este jardim vertical foi feito com latinhas e preso na parede utilizando tinta magnética. Pode ser fixado com fita dupla face, uma vez que são pequeninos. As suculentas são boas opções neste caso. Lembre de escolher uma parede bem iluminada.




Meio globo sustentando o verde, num belo arranjo de suculentas.


E por último, não esqueça de alimentar os visitantes do seu jardim. Eles vão adorar e voltar!



Gostou? Inspire-se e faça as suas mudanças... pequeninas ou grandes, o que importa é mudar,  fazer a energia circular! Beijos...
Este post não é um publieditorial.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Alguns "Antes & Depois"...

Oi pessoas! A vidinha da gente é uma coisa interessante, né? Algumas vezes, quando nos propomos a fazer algumas coisas, parece que um monte de fatores conspira contra... daí, o melhor a fazer, é esperar... o tempo é milagroso e revelador! O tempo inspira... e se tem uma coisa pra qual sempre arrumo tempo, é pra ler, pesquisar, buscar minhas fontes inspiradoras. Hoje, vasculhando meus arquivos, encontrei uns "antes & depois" do site Apartament Therapy, que já tinha separado, e fui buscar mais alguns. Confira aqui do que gostei...

Banquetinhas... mobiliário simples, acessível e fácil de customizar. O resultado: deslumbrante!!



Renovar estofamentos faz milagres...



Uma cabeceira criativa...



Essa tinta deu uma graça e tanto pra cadeira... e a mantinha, aconchego!



Este sofá é um Adrian Pearsall e um feliz sortudo pagou apenas U$60,00 por ele... valeu a pena um milhão de vezes...



Pra finalizar, uma cômoda antiga (dessas que você encontra fácil pra vender em brechós, caso não tenha uma) renovada com tinta e puxadores novos.



Algumas intervenções podem ser facilmente executadas em casa com diferentes recursos. Tinta, tecido adesivo, papel de parede, estêncil, criatividade, um pouco de habilidade e vontade podem deixar seu lar com um charme a mais, com o seu estilo. A exclusividade de ter um móvel ou objeto "reiventado" por você é puro luxo! As funções, as formas, as cores mudam para que o objeto se adeque à sua necessidade. Tente... não se preocupe com perfeição. Ponha amor... beijos e muita inspiração pra você! Este post não é um publieditorial.


segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Móveis transformados...

Oi pessoas! Estamos em fim de inverno e a primavera nos aguarda... que tal dar uma renovada nos móveis (aqueles um pouco judiados ou não) pra entrar na estação com a casa renovada sem gastar muito? Vejam que ideias legais encontrei no site DIY Network.

Aplicação de estêncil.. a pequena mesinha recebeu um motivo floral e ficou como nova. Aqui o PAP.


Uma cadeira com a pintura bem machucada pode ganhar uma intervenção que a deixe com cara de antiguinha, mas ainda assim fofa! PAP aqui.


Aqui não tão comum, mas nos EUA é bem fácil encontrar aquelas vendas de garagem, em que as pessoas se desfazem de seus móveis velhos por motivos dos mais variados. E aquilo que não serve mais pra um, pode ser um tesouro pra outros. Este conjunto de poltronas recebeu novas capas e foi enfeitar lindamente uma sala. PAP aqui.



Ideias não tão caras e com ferramentas que você deve ter em casa se gosta de fazer as coisas ao invés de pagar pelo serviço. Sinceramente, as primeiras tentativas não saem perfeitas como seriam se um profissional fizesse. Contudo, é fazendo que se aprende o ofício e o valor dele. Então, tente. Arme-se com um grampeador de tapeceiro (não custa os "olhos da cara" - numa pesquisa rápida pelo google compras encontrei grampeadores desde R$ 8,20 até R$ 99,00), pincéis, tintas, lixas... Tem várias lojas que comercializam estes produtos, entre elas: kalunga (SP, RS grampeador), leroy merlin (SP, PR, RS), mil e um (em SC), cassol center lar (SC e RS), tumelero (RS),  bigolin (MS), taqi (RS) e em espaços que comercializam produtos para artesanato e tapeçaria ou de ferramentas. Nestes mesmos locais você encontra pincéis, tintas, moldes de estêncil, removedores de tintas, etc... algumas tem vendedores especializados que sabem oferecer e indicar os produtos certos para cada atividade. Outras dão cursos. Procure as boas lojas do ramo da sua região.

Seguindo essa onda (do fala você mesmo) vou repassar uma dica da Susi, do blog Copy & Paste pra vocês se inspirarem em casas reais, adaptadas ao gosto dos moradores, com baixo custo e muita criatividade: o Casa Aberta! Recomendo!

Um beijo e muita inspiração pra vocês! Excelente semana...

Obs.: os Estados da Federação citados junto às lojas, são as que já visitei pessoalmente. Algumas delas tem em outros Estados também, mas não me dei ao trabalho de pesquisar. Então, se tiver em sua região, são lojas que recomendo porque sempre encontrei variedade nos itens que procurei. Este post não é um publieditorial.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Salas & Área pra Refeições

Oi pessoas, depois de um inverno curto, mas rigoroso, a primavera chega explodindo em cores - oficialmente ela só começa dia 22 de setembro. Bastou um calorzinho estimulante para que as plantinhas mostrassem suas gloriosas cores. É uma beleza, né? Dias mais quentes se inciam agora. Eu gosto de imaginar dias claros e frescos nesta época, além de arranjos florais dentro de casa, jardins externos repletos de cores, exuberantes. Trazer esse frescor e alegria pra dentro de casa parece ser uma missão complicada. Mas os exemplos que mostrarei a seguir podem facilitar as suas escolhas. Claro que cada clima, cada solo, cada cidade pede adaptações. Capricho e boa vontade driblam as pequenas dificuldades! 

A sala de estar/TV e a área de refeições são ambientes normalmente frequentados por todos da casa e por nossas visitas. Ambientes cheios de luz e com pitadas de cor transmitem um frescor e uma alegria típica dos dias primaveris e do verão que se insinua. Vamos lá?

As imagens abaixo são do blog norueguês Fjeldborg.








Estas, do blog Vicky's Home.



Esta última já pode ser uma ideia pra decoração de natal, hein? As inspirações natalinas já estão pipocando na internet então, aproveite!


Nas imagens mostradas tem tudo o que gosto: base clara, pitadas de cor nos objetos, rusticidade, luz, conforto, simplicidade, improviso e reciclagem de mobiliário. Beijos e muita inspiração pra você!

Este post não é um publieditorial.