Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Detalhes tão pequenos...

Olá, pessoa que me lê! Hoje vou falar - e mostrar um pouco - sobre detalhes. Normalmente (nós amadoras) quando decoramos nossas casinhas, nem sempre conseguimos reproduzir o estilo que vemos em imagens pela internet e revistas. Não podemos deixar de levar em consideração que "fotografias de revista" são produzidas para tal e, portanto, na maioria das vezes, encontraremos nelas ambientes perfeitos, "arrumadinhos". Quem tem filhos, animais de estimação - ou ambos - sabe que manter a casa 100% arrumada é uma tarefa árdua (particularmente, casa arrumada, onde não tem nada fora do lugar, que não tem sinal de "uso", não é um lar: é um show room). Todavia, na minha singela opinião, não é a arrumação, nem objetos modernos/novos que dão um toque aconchegante nas decorações. Aquele "tchan" que torna um lar gostoso e acolhedor é, usualmente, um ambiente repleto de pequenos toques pessoais. Eles vão desde porta-retratos, mantinhas/almofadas, lembranças de viagens, flores, obras de arte (etc) até pequenos artesanatos produzidos pelas nossas mãos. Estes últimos são uma forma original de imprimir personalidade ao ambiente. O importante é que você goste e tenha a ver com você, com seu uso no cotidiano, que fale de você ou para você, que lhe traga recordações gostosas assim como o aroma de um bolo recém assado nos faz lembrar da casa de nossa avó...

Já li em diversos sites e revistas que o bacana é você olhar pra cada cantinho da sua casa e encontrar ali algo que te faça feliz, que tê prazer. Pois é, só que isso a gente não consegue fazer de uma hora pra outra. É uma atividade contínua - o que é ótimo - que deixa o lar da gente em constante metamorfose. Enjoou de alguma coisa, troca por outra; mudar os móveis de lugar de vez em quando pode revelar uma disposição mais prática ou bonita; mudar a cor de uma uma parede pode transformar completamente um espaço; um móvel ou objeto pode servir para um fim diferente; algum objeto quebrado pode ser reciclado e transformado num novo e por aí vai. Obviamente - e felizmente - nem todo mundo gosta das mesmas coisas que eu  ou você. E é esta diversidade que inspira, que alegra, que surpreende! Eu adoro observar e aprender sobre as soluções que vejo por aí, que outras pessoas nos mostram. E você? Posso tentar lhe inspirar?

A Fabiana Tardochi, do blog "Reciclar e Decorar" é mestre na arte de transformar a casa. Muda móveis de lugar, pinta paredes, constrói móveis, faz texturas em paredes, dá dicas sobre reciclagem super bacanas, cria objetos decorativos... é um lar sempre em transformação, como é nossa vida! Veja a sala dela neste post aqui e neste aqui.


Aqui, numa brincadeira no apê do interior, mudei as garrafinhas de lugar pra ver onde ficariam melhor... aliás, foi uma série limitada de garrafinhas em aço de uma marca de cerveja que eu estava com muita vontade de ter. Estão vazias, mas seguem enfeitando, podendo ser utilizadas como vasinhos de flor também, porque não?!





... parede da cozinha modificada com baixo custo...


... uma porta, somada aos cavaletes e que renderam um home office... ah, esta cadeira azul foi criada reciclando partes de vários móveis...


... artesanato e reciclagem juntas formando um quadro lousa...


... apenas artesanato em forma de quadrinhos usando retalhos de tecido..





... grampos de roupa em madeira transformados em imãs de geladeira (aproveite aqueles imãs que entulham nossas caixas de correspondência com telefones de delivery, etc)...




... um marcador de livros de feltro...


... chita e letrinhas...



... tinta na parede (na primeira imagem as paredes eram verdes e, na segunda imagem, a parede era branca)...



... um móvel reciclado (a mesinha de apoio já teve as perninhas de várias cores - agora é azul e veio pro apê do interior)...


... uma herança de família (este castiçal de madeira era dos meus sogros)...



... um móvel reformado...


... atrás da cadeira de balanço, um biombo amarelo confeccionado a partir de duas folhas de janelas que sobraram da reforma da casa, em duas fases: aqui e aqui.


Como você pode ver, entre projetos grandes e pequenos, conseguimos deixar um pouco de nós nos detalhes, no nosso jeito de cuidar da casinha, na forma de vê-la e usá-la. Assim também a Fabiana, como você pode ter conferido em seu blog - se não conhece o blog dela, corre lá e inspire-se - clique aqui!

Espero ter lhe inspirado a fazer o mesmo na sua casa. Procure por aquilo que gosta, por aquilo que identifica a sua origem e a da sua família, objetos e móveis que contam a sua história... Beijos e muita inspiração pra você!

P.s.: este post não é um publieditorial.



quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Dando um "tapa" na cozinha...

Oi pessoas! A cozinha do apê, lá no interior, que abriga marido nos dias de semana, estava meio "sem sal". Aí fiz umas gracinhas pra melhorá-la. Era assim...


Primeiro, colei adesivos vinílicos imitando ladrilhos hidráulicos (haus for fun). Estes marido curtiu...


Então, providenciei um bule de ágata/esmaltado. As conchas, escumadeira e colherão não tinham espaço na pequena e única gaveta. Arrumei dentro do bule.



Fiz uma graça no pano de copa com um biquinho de crochê básico...




... e a pequenina cozinha ganhou vida, cor, cara de casa.


São detalhes pequeninos e baratos. Você faz isso numa tarde (até o biquinho de crochê - eu que não sou crocheteira - fiz em duas horas) tranquilamente. O adesivo veio cortadinho e foi muuuito fácil de aplicar. Apenas precisa deixar bem limpo o azulejo, sem resquícios de pó, gordura ou água.

Aqui, algumas sugestões de onde você pode encontrar os adesivos e bule (o meu, é filho único, que encontrei numa lojinha local) de ágata:

E aí? Inspirei você minimamente? Então, aproveite que a frente fria chegou e arregace as mangas... beijos e muita inspiração pra você!!

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Quadro lousa (editado)

Conforme prometi para uma leitora, segue a imagem atualizada do lacre "grampeado" na parte traseira do quadro lousa. Apenas com cola não foi possível sustentá-lo na parede. Pedi pra marido grampear... cá está!



Oi pessoas! Hoje vim mostrar uma arte que estamos trabalhando uns dois meses já. São quadros lousas. A matéria prima? Três cadeiras de madeira que seriam jogadas no lixo e nos foram doadas por um vizinho. Estavam aguardando uma ideia nossa. Marido desmontou-as, removeu o verniz, lixou, serrou e o que sobrou inteiro foram três encostos e dois assentos. O que fazer com isso? Que tal um "quadro lousa"?




As três cadeiras eram iguais, mas estavam quebradas. Marido recuperou o que era possível. A parte do encosto em vermelho, era estofada em veludo. O tecido foi removido e a madeira que estava envolvida pelo veludo foi usada como a base pra receber tinta lousa. A parte restante dos encostos foram transformados em moldura.

As molduras receberam tinta acrílica (sobras de tinta de outras pinturas).



A parte que será a lousa (o encosto estofado em vermelho) recebeu esmalte sintético fosco verde (se na loja você perguntar por tinta lousa, o vendedor saberá lhe indicar o material certo).



Fiz umas firulas com duas molduras colando tecido nelas.



Os tecidos são sobras do que usei estofando cadeira e poltrona.



Cola branca diluída em água, na proporção de 1/cola e 3/água.



Cola branca sobre o tecido também. A cola, depois de seca, deixa o tecido durinho e fácil de cortar com a lixa, pra dar um acabamento limpo e perfeito. O estilete ajudou onde a lixa não conseguiu alcançar.






Para esta lousa caramelo, recortei um ramalhete de flor do mesmo tecido que usei na parte inferior e colei lá em cima, no topo, só pra fazer uma graça!



O acabamento na pintura e sobre o tecido dei com verniz spray fosco. Protege da sujeira e da umidade. Agora uma dúvida: fixar a lousa na parte frontal ou na traseira?




Na frontal, ganha-se mais espaço lousa. Na traseira, o acabamento fica melhor... na enquete aqui em casa, achamos melhor prender a lousa pela parte traseira da moldura. Grampeador na mão (ferramenta preciosa, viu?) - tô me exibindo, temos dois, hehehe - e pronto.






Na parte traseira, pra pendurar na parede, usamos um lacre de latinha de cerveja.





Dá pra incrementar mais ainda usando ganchinhos pra pendurar pano de copa, por exemplo, ou chaves. A dica é reaproveitar e, com isso, decorar sua casinha. Um destes quadrinhos deve ir pro apê no interior - o dormitório do marido. E o outro, vou escolher um lugar bem bacaninha pra pendurar por aqui, na casinha. Talvez até no quarto da caçula, pra combinar com a cadeira que recebeu o mesmo revestimento?

O interessante - e que quero frisar sempre - é que nem tudo precisa ir pro lixo. Quem sabe você não é uma daquelas apaixonadas pelas lousinhas e está doida pra ter uma. Faça a sua! Um porta retratos, uma moldura de quadro, um quadradinho na parede... deixe sua criatividade rolar solta, busque inspiração.

Com relação às cores das tintas, em outros posts já sugeri o uso de corantes. Você pode comprar 1 litro de tinta branca acrílica de qualquer marca (pode escolher uma marca boa, porque não vai sair caro e a cobertura é melhor) e tonaliza pequenas quantidades pra usar nas suas artes. Eu uso potinhos de requeijão vazios pra guardar minhas misturinhas. Pras peças pequenas rende muito e é mais barato do que mandar fazer cores nas lojas. Além de ser um aprendizado, né? Lembre de anotar as proporções e nomear suas cores (com códigos, números ou nomes, conforme os fabricantes de tinta fazem). Daí, quando quiser repetir uma cor, terá a receita. As boas lojas de material de construção normalmente tem todo material que você precisa e mais barato que em lojas de artesanato, inclusive os corantes.

Neste projeto acima utilizamos:
  • lixas pra madeira - grossa e fina;
  • removedor de tinta;
  • restos de tinta acrílica;
  • tinta esmalte fosco verde (tinta lousa);
  • verniz fosco spray;
  • pincel;
  • rolo de espuma;
  • retalhos de tecido;
  • tesoura;
  • cola branca;
  • estilete;
  • grampeador;
  • grampos;
  • lacre de latinha de cerveja.

Espero ter inspirado você! Beijos...