Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Banquetas e as várias opções de customização

Olá pessoas! Por conta de umas arteirices que fiz, recebo e-mails, volta e meia, solicitando opções, inspirações e possibilidades para banquetas. Eu customizei e recuperei banquetas velhas e, também, customizei banquetas novas. Trabalhei com polipropileno (plástico) e madeira. Usei tecido e tinta até agora. Mas pelas imagens que mostrarei abaixo, vocês verão que também pode-se usar crochê, decoupage, mosaico, pintura artística... O interessante é justamente o fato de dar sobrevida ao móvel e como peça exclusiva. As banquetas de madeira novas (de pinus, por exemplo, vendidas em lojas e hipermercados) também podem receber um acabamento único e integrar a decoração seguindo o estilo do restante dos móveis e objetos. Vamos ver algumas opções?

A pintura artística rende trabalhos delicados. Este primeiro é do Além da Rua Atelier. A Verônica Kraemer é uma artesã habilidosa e criativa.


Este abaixo, é da Meire Biudes, do blog Amoras Voadoras.


E estes aqui, da Jô Bibas, do Arte Amiga. Na família dela, a mãe é arteira mor (e de quem a Jô herdou o dom). A pintura que ela faz nas banquetas é repleta de detalhes, simétrica, surpreendente.


Usando tecidos, tem estes dois abaixo da Vila do Artesão. Um de madeira e outro de plástico.



Este de plástico recuperado pela Helena, do blog Dia a Dia Corridinho.


E este em madeira, do blog Maria Nazaré Artes. Pedacinhos de tecido recobrem toda banquetinha.


Esta foi encapada meticulosamente com contact pela Lu, do blog Pinturas em Tecido Art Lu.


Patchcolagem, feito pela Liliana, irmã da Marion, do blog CRiações em Família & cia. Que dó de usar eu teria! Não obras de arte?


Me diz se este banquinho não ficou maravilhoso com a pintura nova e a decoupage de flores coloridas? (Uma correção aqui - vi a imagem no site Creative Ideas & Designs, mas foi a Val, do Blog L'avion Rose, quem fez a recuperação.) ;)


Banquetas com o assento decorado com crochê - metal do blog Fios Agulhas e Carinho...

... e madeira, do blog Decore Criativo.


Ou ferro e mosaico, feito pela Verô do Além da Rua Atelier.


E aqui, as minhas invencionices... as duas abaixo customizadas com tinta e tecido - estavam bem judiadas e demos um novo sopro de vida pra elas.. O link aqui!




Estas abaixo, foram compradas novas e customizadas. O link aqui.





Apenas tinta. Link aqui.


De plástico customizada com tinta, cola e tecido. Link aqui.


Aqui, um vídeo da Nina Braz, do Blog Tu Organizas, ensinando customizar uma banqueta nova com pintura e adesivo.



Pronto: não será por falta de opção ou inspiração que você deixará de criar algo exclusivo pra sua casa. Lembre: não se cobre caso suas primeiras tentativas não deem muito certo. Se precisar de informações das banquetas que eu fiz, basta clicar nos links ou deixar uma mensagem aqui. Responderei com o maior prazer!!

Um beijo e muita inspiração pra você!

Obs.: este post não é patrocinado.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Uma janela azul...

"Entre muitas outras coisas, tu eras para mim uma janela através da qual podia ver as ruas. Sozinho não o podia fazer". (Franz Kafka) Mas agora, você é um espelho... dependendo do ângulo, um novo olhar, uma nova cena, um novo reflexo. Quer descobrir como foi feita a "mágica"? Venha ver as imagens comigo.

"Eu era branquinha. Um homem, suavemente, removeu camadas de pele enrugada, camadas de anos que vivi. Mas não apagou as histórias que assisti, nem os muros que vi subir ocultando a paisagem da rua. Fiquei um pouco nua, quase crua... quase! Resisti!"

"A dona que me queria é fascinada por azul. Achou que eu ficaria bem assim, na cor do céu, da cor de alguns mares, na cor da serenidade. Ela pintou uma vez. Não satisfeita, pintou novamente, sempre de azul. No desvario da tinta pintou também um querido suporte de plantas, esquecido no tempo. Ficamos, nós, ele e eu, azuis, brilhantes."

"Ganhei olhos... a minha alma, antes vazia, agora reflete. Reflete o feio e o bonito. Reflete o dia, a noite, a luz, a escuridão, as flores, o sol, a lua... ganhou mais vida."

"E assim, com tinta azul e reflexos, fui levada para longe, outra cidade, outra casa, mas também um lar. Mudei de sexo, até: antes feminina, agora sou menino. Mas no íntimo, continuo feita da mesma fibra, mantenho o mesmo caráter, sou a mesma... antes janela, agora espelho!" Eis a "mágica" de dar vida nova para uma peça velha!

Quarto?

 Ou sala?






Material utilizado neste projeto:
  • uma folha de janela usada/demolição;
  • lixa para madeira;
  • solvente para tinta;
  • estopa;
  • tinta esmalte "azul mergulho", base d'água;
  • pincel, rolo de espuma;
  • água (para limpeza de pincel e rolo);
  • pregos (pequeninos) para fixar vidros em janela de madeira;
  • espelhos nas medidas desejadas.
Passo a passo:
Primeiro, marido e removeu os vidros antigos da janela. Depois, lixou para tirar a tinta antiga e imperfeições. Para não deixar resíduos de pó, molhou a estopa em solvente e com ela limpou bem a madeira. Esperamos uns dias, até o cheiro do solvente dissipar. Chegou a minha vez. Com tinta esmalte "azul mergulho" (base d'água") dei duas demãos. Depois de bem seco (uns dois dias depois), marido passou outra lixa fina dando um leve desagaste na madeira e fixou os espelhos (com preguinho para fixar vidros em janelas de madeira). E, cá está a janela que foi transformada em espelho!

Gostou? Espero que tenha inspirado você! Beijos e muita inspiração pra você!

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Arte no feriado - banqueta de polipropileno customizada

Oi pessoas! Faz um tempão vi uma mesa de polipropileno customizada com chitão e gostei. Na época não salvei nem a imagem e nem o blog/site onde vi. Entretanto, a ideia ficou numa gavetinha, guardadinha, aqui na minha cabeça. Temos uma mesa igual a que me inspirou, mas quem precisava de atenção, neste momento, era uma banqueta. Resgatei a ideia e, ontem e hoje foquei nela. A nossa banquetinha estava bem judiada, ficou na chuva e no sol, ajudou na reforma da casa, resumindo: estava feia! 

A peça que me inspirou foi feita de forma um pouco diferente. Para pintar, usaram tinta spray para plástico e PVC. Eu usei tinta esmalte base d'água. Primeiro preparei a peça usando uma lixa média, limpando bem após. A ideia é que o objeto um pouco áspero consiga reter melhor a tinta. O esmalte base d'água tem uma peculiaridade que, embora seque ao toque em 30 minutos, aproximadamente, o seu processo de secagem não estará completo antes de 6 horas. Percebi que se não esperar o tempo da secagem completa pra manusear a peça, a fina película emborrachada formada com a pintura pode machucar com facilidade, necessitando retoques. Entre demãos é importante aguardar 2 horas, no mínimo.

Depois de lixar e limpar, pintei a parte interna dela na cor "laranja strelitzia", com esmalte sintético base d'água. Escolhi o chitão com fundo laranja entre os tantos retalhos de tecido que tenho para encapá-la. Vamos às imagens?


Lixei e limpei o lado externo e colei o chitão. Os recortes das beiradas foram feitos com lixa e estilete (depois de a cola estar seca). Foi preciso dar mais uns retoques de tinta depois de ecncerrada a colagem do tecido.

E, como acabamento, usei uma renda de algodão - pra disfarçar a emenda de tecidos. A finalização foi efetuada usando verniz spray - que manterá o tecido impermeabilizado. E, eis a mocinha: minha banqueta "boho chic Brasil" (acabei de inventar - como seu eu pudesse), hehehe...




A caçula espiou o que eu fazia e disse: nooossa, isso dá muito trabalho!! Será?! Foram dois dias em que fiz todo o resto, inclusive trabalhei na banqueta, ainda preparei este post, a fanpage (aliás, tá ali na lateral do blog, caso queira curtir e acompanhar também pelo facebook), fui pra rua... não é tanto trabalho assim, vai?! E é gostoso ter uma peça customizada pelas nossas mãos, única. Eu penso assim, e você?

Material utilizado:
  • cola branca;
  • tecido (chitão);
  • renda de algodão (para acabamento);
  • tinta esmalte base d'água;
  • lixa média para madeira;
  • pincel;
  • paninho para limpeza.
Gostou? Um beijo! Espero ter lhe inspirado também!!