Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Usando tecido adesivo...

Oi pessoas! Estava com uma pequena amostra de tecido adesivo aqui e não sabia no que usá-lo. Então, olhando pro meu criado mudo branquinho, pensei: vai ser nele! Olhem como ele era antes:


E, agora, depois do tecido adesivo...


O motivo (colorido e alegre) é de matrioscas. Em cima do criado, os livros que estou lendo agora, óculos (porque a vista já não está assim tão boa) e uma moringa, que ganhei num sorteio da Carla, do blog Arquitrecos. O blog é uma referência em decoração, pode espiar sem medo.


Quem eu sei que ama matrioscas é a Luciana, do Babalu Artes. Faz uma visitinha pra ela pra ver quanta coisa bonita em scrap tem por lá! 

E então? Curtiu? Espero que sim!! Beijos e até a próxima!

Este post não é patrocinado.



terça-feira, 15 de julho de 2014

Plaquinha com madeira de demolição

Oi pessoas!! Faz tempo que estou com um projeto "engavetado" (de muitos, hehehe). Tivemos muitas sobras de madeira - entre as que foram removidas da casa durante a reforma - e eu queria reaproveitá-las em algumas artes. Sobraram porque marido não jogou tudo fora: serrou diligentemente as partes comprometidas por cupins e guardou as boas. Daí que neste fim de semana ele andou limpando a garagem (jogando coisa fora e organizando a bagunça) e eu revi uns pedaços que tinha previamente separado. Este em especial, do projeto, queria muito porque a tábua foi "rasgada" com pé de cabra na hora da demolição. Olhei os veios da madeira e vi neles muita beleza...

Neste projetinho usei duas técnicas simples: transferi uma imagem de um coração que foi base pra arte linear e, transferi a palavra "Lar" numa fonte que achei bonitinha, para pintar com tinta de artesanato. O restante escrevi à mão livre. Ficou assim...


Aqui, a lista de material que você vai precisar pra fazer a sua plaquinha:
  • pedaço de madeira de demolição;
  • lixas;
  • tinta acrílica para artesanato;
  • linha/fio (usei fio de algodão tingido);
  • pregos;
  • martelo;
  • régua;
  • tesoura;
  • caneta;
  • lápis;
  • moldes de papel com o motivo que você quer transferir à placa;
  • papel carbono (opcional);
  • verniz spray (eu usei fosco).

Primeiro, lixei bem o pedaço de madeira para não ficar nenhuma farpa nem tinta descascando. A tinta que se vê na placa é das cores que a casa teve antigamente. Depois de lixar a madeira, recortei os motivos previamente impressos. Comecei pelo coração, que posicionei e prendi com dois preguinhos ao centro (você pode transferir tanto a imagem quanto palavras e letras usando papel carbono - eu fiquei com receio de manchar e fiz da forma que estou descrevendo). Feito isso, medi e marquei a posição dos preguinhos que desenhariam a forma do coração. Deixei espaço de 01 centímetro entre cada prego. Em seguida, firmei os preguinhos em suas posições e a forma se revelou.


Olha que fofo o coração! 


A próxima etapa foi distribuir a linha pelos preguinhos preenchendo a forma. Como usei fio de algodão e ele é grosso, fiz desse jeitinho aí. Esta técnica é chamada "arte linear". Ok, eu sei, a minha está com cara de primeiro ano do ensino fundamental, hahahaha!


Veio, então, o momento de transferir as palavras para a madeira. Recortei a palavrinha "Lar", posicionei na placa e delineei-a com lápis. Com tinta acrílica azul turquesa preenchi a palavra. O restante da frase escrevi com pincel à mão livre.





Finalizei com verniz spray fosco e ficou assim...



Gostou? Faz a sua também... aproveite qualquer matéria prima que encontrar. Quem me inspirou a fazer a minha plaquinha foi o blog O Tacho da Pepa. A Pepa e a Vi fizeram e fazem muitas placas e todas elas mega fofas... espie lá e inspire-se também! Beijos
Este post não é patrocinado.