Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Serra do Gandarela: plante uma árvore - Ikebana Flores

Hoje o post é um pouco diferente do usual. Recebemos um pedido e estamos ajudando na divulgação de uma iniciativa da Ikebana Flores, de BH/MG. O texto a seguir é de responsabilidade de Thais Alessandra, do Coletivo Cirandar.

"O Blog Decorar Sustentável tem por objetivo divulgar ações sustentáveis na decoração de interiores e construção civil. Ideias de reciclagem para resto de materiais, conservação e uso consciente de recursos naturais, pois o lixo pode ser transformado ou ainda reaproveitado. 

Por ser simpatizante de um mundo mais sustentável, o blog também abraçou a causa “Plante Uma Árvore” da Floricultura online SP Ikebana Flores. A campanha está conscientizando a todos sobre a mineração que devasta a Serra do Gandarela e toda a sua bacia hidrográfica - Rios Doce/Piracicaba e São Francisco/Rio das Velhas. Ameaçando também a maior extensão de cangas ferruginosas do Brasil e a segunda mais extensa floresta de Mata Atlântica de Minas Gerais localizada entre os biomas da região. 



242 internautas abraçaram essa causa, com isso, 242 árvores nativas foram plantadas na Serra do Gandarela, pois a cada postagem sobre a campanha uma muda nativa é plantada pela floricultura no bioma do cerrado da Serra do Gandarela, em Rio Acima- MG, em nome do blogueiro ou site apoiador. 





Você também é adepto de um mundo mais sustentável? Confira o álbum do último plantio na região:

Entendemos que a devastação do Gandarela está acima das ações promovidas por nossa campanha, mas esperamos incomodar os cidadãos para que sejam adotadas as devidas providências.

Estamos fazendo a nossa parte, e você? Entramos para a 4ª. fase do plantio, totalizando 242 mudas nativas plantadas ao todo na região.  Também estamos doando mudas do cerrado durante a campanha: ipê amarelo, ipê branco, sucupira, pata de vaca, tamarino e peroba, basta vir a Ikebana Flores – Av. Getúlio Vargas, 1697, Savassi, BH/MG; de 2ª feira a 6ª feira, no horário de 10h00 às 19h00. Até o próximo plantio. AJUDE ESSA CAUSA!"

A única intenção do blog Decorar Sustentável em permitir um post redigido por terceiros é divulgar ações como esta de forma a motivar e conscientizar nosso público. Então, se você apoia causas como esta, divulgue em suas redes sociais, doe-se também! Até o próximo post.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Decoração com móveis rústicos, antigos e ou de família...

Oi pessoa! Na postagem anterior citei alguns móveis de design, seus criadores e seu valor pra decoração e para o bolso. Mas uma decoração não precisa necessariamente de peças de design reconhecido para ser bacana e um bom investimento. Então, na postagem de hoje, vou falar dos móveis rústicos, antigos/de família. 

Em todas as escolhas que fazemos, com raras exceções, existe muito do nosso gosto pessoal. E por ser pessoal, difere de indivíduo para indivíduo. Reitero sempre a respeito do valor de um móvel de madeira pois tenho uma preocupação enorme com a questão de desmatamentos e do quanto uma madeira considerada nobre leva para crescer e estar pronta para o uso da indústria. E, na minha singela opinião, um móvel de madeira fica muito bonito dentro de casa, de forma que é um enorme desperdício se desfazer dele. Mas, é gosto pessoal. Se você curte, fique comigo até o final do post. 

MÓVEIS RÚSTICOS






Existiu uma época (anos 60, 70 e 80 acredito) que, inspirados pelos programas de TV/filmes americanos, muita gente quis casas e mobiliários rústicos. As cabaninhas no estilo canadense feitas de troncos e decoradas com móveis de madeira maciça envernizados, estavam em alta. Móveis robustos e enormes, de madeira entalhada, também eram moda. As preferidas eram as madeiras nobres, madeiras de lei¹. As madeiras nobres, de acordo com suas características, foram sendo exploradas em diversos setores: da construção civil, naval até a confecção de instrumentos musicais e móveis. Junto com a agricultura e a pecuária - que devastaram grandes áreas para cultivo de grãos e criações de animais de corte - a exploração desenfreada de madeiras de lei resultou em ações governamentais proibindo seu comércio e mais desmatamentos. Embora algumas atitudes tenham sido tomadas, elas não foram suficientes para impedir que se tornassem raras as madeiras nobres - o desmatamento e o contrabando destas espécies acontece até hoje, sendo o mercado negro europeu seu maior cliente. A alternativa foi cultivar florestas de pínus. A madeira leve, macia e barata (porque o crescimento do pínus é mais rápido) tornou-se popular, contudo revelou-se frágil, quase descartável. Hoje, na decoração de interiores, explora-se muito o mercado de modulados e planejados, mais resistentes, feitos de aglomerado de madeira, compensado, MDP ou MDF revestidos com diferentes acabamentos e padrões. Desta forma, é incomum, na maioria dos lares modernos, ver bons e resistentes móveis de madeira natural. Com estas informações básicas, chego ao objetivo de hoje: um pedido para salvar aquele móvel de madeira da família, não jogar fora (algumas amigas e eu somos assíduas frequentadoras de caçambas de entulho, em busca de preciosidades assim), revitalizá-los, restaurá-los e reinseri-los na decoração de sua casa. Vale pensar quanto tempo demora para uma árvore de madeira nobre crescer e estar no tamanho ideal para ser usada pela indústria moveleira no manejo sustentável², por exemplo. Aí pergunto: vai jogar fora? Pra dar uma modernizada num móvel desses e tirar o aspecto "pesado" dele, uma solução é uma pátina clarinha. Ele não vai perder o jeitinho robusto mas ficará com aspecto mais jovial, mais fresco. Se o móvel for um pouco menor, como uma cômoda ou criado, uma alternativa bacana é pintar com uma cor vibrante que combine com o restante da decoração.

A técnica de pátina mineira faz parecer que o móvel foi construído com madeira de demolição, não acha? Fica mais suave e alegre.



Fonte na imagem.

Para fazer/copiar o estilo da pátina provençal existem uns adornos em resina que você pode comprar baratinho e imitam escultura em relevo. Basta colar e depois pintar por cima. Deixa o móvel rústico mais delicado.


A técnica de madeira aparente realça a textura da madeira, mostrando-a em sua forma natural, com seus veios e os desgastes do tempo.

Fonte na imagem.

MÓVEIS ANTIGOS/DE FAMÍLIA

Colorindo... Fonte

Cadeira Cimo: restauro e um pouco de cor. Fonte na imagem.

"Fofoqueira" ou mesinha de telefone. Restaurada na técnica dip dye. Fonte na imagem.

Penteadeira laqueada. Fonte

Revestindo com tecido. Fonte

Pintura decorativa. Fonte na imagem.

Estes são apenas alguns exemplos de como você pode customizar/renovar seus móveis e mantê-los na decoração. De qualquer maneira, se você não curte a peça, ofereça em brechós, em lojas de usados, lojas de antiguidades. Pode ser que você encontre lá uma outra para substituí-la, de igual valor ou beleza.

Espero ter lhe ajudado e inspirado! Até a próxima postagem.

Notas
¹ - A origem do termo remontaria ao tempo da chegada da família de Dom João VI ao Brasil. Na "lei" foram estabelecidas algumas espécies para uso exclusivo da coroa, notadamente para a construção naval e de dormentes de ferrovias. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Madeira_de_lei.

² O manejo (sustentável) é uma maneira de racionalizar a extração. Uma área é dividida em lotes e cada lote é explorado uma única vez a cada 30 anos. Só as árvores velhas, com tronco de mais de 40cm ou 50cm de diâmetro, são cortadas. As jovens são poupadas. Fonte:Revista Isto É - Floresta na Sala.

O aglomerado é composto por partículas de madeira, com a adição de cola, mais processo de prensa, originando assim as chapas de aglomerado. As chapas são encontradas em várias dimensões e espessuras; as espessuras mais utilizadas são de 15, 18 mm (para móveis) e 24, 32 mm (para painéis e divisórias). Por ser um material com uma densidade não muito boa seu preço é menor do que os outros painéis.
O compensado é uma placa composta de diversas lâminas de madeira sobrepostas.Na sua composição podem ser utilizados diversos tipos de madeira. É possível encontrar vários tipos de compensado, com diferentes processos de industrialização e madeiras em sua composição, surgindo assim as subcategorias de compensados, que são: os laminados, sarrafeado, naval, blockboard, entre outros. Há uma grande variação do tamanho, da espessura e da densidade das placas.O preço do compensado varia muito conforme sua subcategoria.
O MDP (Medium Density Particleboar) é uma placa de média densidade feita de partículas de madeira de reflorestamento em camadas, com tecnologia de prensas contínuas, associada à utilização de resinas de última geração. Possui características superiores e distintas dos painéis de madeira aglomerada. No mercado são encontradas placas com comprimento variando de 2.20 a 3.05 m e 4.40 a 6.10 m e com larguras de 1.85, 2.10 e 2.20 m, as espessuras são de 12, 15, 18, 25 e 28 mm. O MDP é um material intermediário entre MDF e o aglomerado, tanto na densidade e na absorção de umidade, como no preço.
O MDF (Medium Density Fiberboard) é uma placa de média densidade feita a partir das fibras de madeira reflorestada (pinus e eucalipto), com adição de resina sintética e submetida à ação de pressão e calor. O MDF é um material equivalente à madeira nas possibilidades de trabalhar a matéria-prima. Os painéis são superfícies grandes perfeitamente homogêneas e sem orientação das fibras, o que permite cortes em qualquer sentido e apresentação de superfície lisa e uniforme ao toque. No mercado existe uma grande variedade de tamanhos de chapas (as placas podem ser produzidas com medidas diferentes, de acordo com a empresa que as fabrica). As espessuras variam geralmente entre 9 a 28 mm. O MDF possui um preço um pouco maior do que os outros painéis, mas esse valor é justificável pela qualidade do produto.
Fonte:Clique Arquitetura.

Obs.: este post não é patrocinado.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Vai decorar sua casa? Pegue estas dicas...

Pessoas, estou compartilhando esse apanhado de imagens da revista Minha Casa (página no facebook) com o objetivo de mostrar umas opções bacanas, duráveis, práticas (e algumas mais em conta) pra vocês. Decorar de forma sustentável não é apenas recolher objetos do lixo ou recuperar móveis para que não acabem no lixo. Decoração sustentável também é fazer boas escolhas ao comprar itens novos.

Casa nova é realmente uma delícia. Sonho de muitos. Mas depois do imóvel, vem os móveis. E quando a gente compra móveis pra casa, tem que pensar em algo que seja durável, que possa ser customizado/reformado com o tempo (caso necessário), algo que não canse, de alguma forma mais em conta, e que também seja confortável e prático no cotidiano. Não é necessária aqueeeeela decoração carésima pra ter a casa do jeitinho que a gente gosta. Muito menos precisa ser capa de revista. Acho até que móveis caros e chiques demais tiram a essência do que é um lar, fica impessoal. Também não é preciso ter tudo pra ontem. Dá pra conviver uns tempos com algumas caixas, por menos prático que isso seja. Palavra de quem já passou por muitas mudanças, casas novas, casas alugadas... ok, vamos lá!

Primeiro, na sala, olhem o sofá: este modelo chama togo, e foi criado pelo designer francês "... Michel Ducaroy  (1925-2009), para explorar as potencialidades da espuma de poliéster..." (fonte: Revista au) Para sua informação, a criação de Ducaroy fez 40 anos de criação em 2013 (Fonte: Revista Casa Vogue - no link, um pouco mais da história do móvel). Por experiência, posso afirmar que ele é muito confortável. Se o tecido puir, encardir, rasgar, ou se tornar cansativo com o tempo, basta mandar trocar. Você ainda terá um sofá moderno, bonito, confortável e renovado. Para quem não tem área de estar e de tv separadas, uma peça boa, moderna, atemporal e confortável é essencial. Outra vantagem dele é que o exemplar da imagem não possui braços, o que é muito interessante para as medidas diminutas dos imóveis novos: é um sofá 100% aproveitável. Ainda na sala, reparem no pufe com patch colorido de tecidos estampados. Apaixonante, né?


Este pufe de patch roubou minha atenção. Na minha singela opinião, parece que faz a ligação entre móveis de loja e uma peça artesanal, escolhida a dedo, com mais que o gosto pessoal do morador: tem um quê de "fui eu que fiz", de peça sentimental, traz identidade ao ambiente... O mesmo acontece com o pufe em frente ao sofá. As texturas naturais e o tecido fazem tudo parecer mais confortável. Outra vantagem do pufe de patch é que ele pode servir de mesa de centro, ou de mesinha de apoio. Basta depositar sobre ele uma bandeja. E ainda pode ser usado como assento extra. É muito funcional (...em cuja execução ou fabricação se procura atender, antes de tudo, à função, ao fim prático - fonte: Dicionário Informal). Pense nisso quando escolher o que vai decorar sua casa: opte pelo funcional.


Segundo: na cozinha, a geladeira amarela, recebeu uma nova tinta. Eu não tenho certeza se é um modelo retrô ou se é uma peça antiga customizada. Prefiro a segunda opção. O problema das geladeiras mais antigas (vintage) é que elas consomem mais energia e não existem exemplares frost free. Se for um modelo novo com jeitinho de antigo (retrô), normalmente é caro demais. Mas é super bacana, disso não tenho dúvida. Repare que a base neutra permite essa brincadeira com a cor na geladeira. Se você não gosta de uma peça tão grande colorida, pode colocar cor em outras coisas, como na cafeteira, chaleira, canecas ou vasinhos coloridos... ou ainda, ao invés de pintar a geladeira, revestir um modelo atual com adesivo vinílico colorido. Dá super certo e é mais barato!


A estrela da sala de jantar deste apê é o conjunto de mesa tulipa do finlandês Eero Saarinem (1910 - 1961) com cadeiras bertóia, criadas pelo italiano Harry Bertóia (1915 - 1978). São peças de design, produtos nos quais vale a pena investir porque resistem ao tempo e às modinhas, são atemporais. No ambiente, ficaram leves, não pesaram visualmente. Pra mudar um pouco este ambiente, basta mudar as almofadinhas das cadeiras.



No closet: a opção de escolher aramados na composição é inteligente e econômica. Mantém as roupas arejadas e você se obriga a manter tudo em ordem. Auxilia na hora da arrumação porque deixa tudo à vista. É fácil saber quais roupas manter, quais doar, quais precisam reparos. Uma outra vantagem é que você pode "construí-lo" aos poucos, em partes, conforme a necessidade de organização pedir.


No home office: reparem nas estantes de aço. Trazidas dos ambientes corporativos, mesmo sem pintura diferenciada, ficam extremamente adaptadas ao ambiente doméstico - além do preço, que é muito mais atrativo do que de armários/estantes planejados. Cansou do cinza, é possível pintar ou revestir com outra cor. Objetos que não devem pegar pó podem ser facilmente organizados em caixas. Estas, por sua vez, possuem um amplo leque de opções em cores, estampas e modelos. As mais em conta, podem ser customizadas, com colagem de tecidos, de papel, de adesivo vinílico, com pintura...


Ainda, reparem que o branco predomina no imóvel todo. Apenas uma parede pintada no corredor (na imagem que mostra a sala de jantar é possível visualizar bem a parede do corredor) e outra revestida de papel de parede, no quarto. Não é regra, mas é interessante pra quem não é adepto de tudo muito colorido, usar sempre base neutra (na parede, chão e móveis grandes) e colorir com acessórios (tapetes, mantas, almofadas, vasinhos, etc...). A solução perfeita, usada neste caso, foi escolher apenas uma parede do ambiente para destaque. Paredes de corredor quase sempre tem pouca ou nenhuma decoração. Tomem partido disso colorindo-as. Percebam que, com poucas, mas boas escolhas, a economia pode não aparecer de imediato, mas ela se manifesta a médio e longo prazo, poupando-lhes trabalho e o dinheiro por evitar a necessidade de trocar mobiliário grande e caro, ou de grandes reformas.


No banheiro clarinho, brinque com jogo de banho e acessórios. Faixas de adesivo vinílico, que imitam azulejos e ladrilhos hidráulicos, são bem vindos na parede.


Olhem que graça este azulejo (na revista diz que é azulejo, mas pode ser adesivo) na parede do lavabo. Combina super bem com a parede do corredor refletida no espelho.


Na varanda, um deque de madeira e futons coloridos trazem aconchego. Não esqueçam das plantinhas. Escolham as espécies mais apropriadas dependendo da incidência de sol e de vento no ambiente. As bromélias vão bem neste espaço.


Se vocês tem o fim de semana livre, aconselho a fazer alguma coisa na casa sozinhos, como a pintura. Sem pressa, com capricho e carinho. Tenho certeza que sai coisa boa. Vista sua roupa mais surradinha, um boné ou um lenço na cabeça, luvinhas de borracha e pronto: mãos à obra! Na Leroy, sei que tem uns livrinhos dando dicas para várias coisas que podemos fazer sozinhos em casa: peça por eles. Algumas marcas de tintas (Coral, Suvinil, Sherwin Williams, Renner, etc)   disponibilizam em seus sites dicas de pintura, textura, simuladores de ambientes (pra você escolher melhor as cores), entre outras coisas. Uma outra ideia é passear pelas grandes lojas de móveis e decoração e visitar os ambientes criados. Tem muita ideia que dá pra aproveitar. A internet também é repleta de blogs de decoração que dão exemplos e dicas preciosas. Boa sorte e até o próximo.

Este post não é patrocinado.