Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Quadrinho/plaquinha com madeira de demolição...

Oi pessoas! Por estes dias o clima está delicioso aqui. Voltou a esfriar, uma barulheira que tinha aqui do lado deu uma trégua e a vontade de fazer arteirices com as minhas madeiras também voltou... Costumo guardar imagens que me inspiram quando navego por aí, pra um dia fazer. Vi algo em duas artes guardadas que adorei. Somei as duas ideias ao fazer este quadrinho e acrescentei um toque pessoal (talvez o toque pessoal não tenha sido boa ideia, né? hehehe). Obviamente minhas técnicas precisam ser aprimoradas, mas ainda assim, gostei! Ficou com carinha de outono, né?

Vamos ao material? Eu usei:
  • um pedaço de madeira;
  • tintas (acrílica, PVA e stain);
  • pincéis e rolinho de espuma;
  • pedacinhos de espuma/esponja;
  • lixa fina;
  • paninho;
  • lacre de latinha de refri ou cerveja;
  • preguinhos;
  • martelo;
  • trena;
  • lápis;
  • molde de papel;
Esse pedaço de madeira, na verdade, encontrei na rua - não é sobra da reforma da casa. Estava jogado na calçada, aqui no quarteirão. Foi irresistível a atração (rs) e trouxe junto comigo. Já estava pintado de branco. Então, pintei de azul (PVA) pra criar o céu, esperei secar e risquei os passarinhos do molde sobre a madeira.


Depois disso a imaginação e a arteirice rolaram soltas. Particularmente, neste cenário, os pássaros deveriam ser menores - coisas de perspectiva - diante da folhagem esmaecida. Mas vou melhorar, prometo. Ah, e o esmaecido, fiz com três cores diferentes, usando um pedacinho de esponja. Achei que era pouco e desenhei umas folhas em dois tons também, pra fazer parecer que eram de outono.


Quando a tinta secou, fixei na parte traseira o lacre de latinha, o que possibilita pendurar a plaquinha/quadrinho.



Pra finalizar, lixei levemente e dei duas demãos de stain. Este stain (aquele ganhei e que citei no post anterior) tem um pouco de cor, o que deu o aspecto final envelhecido, um pouco amarelado. O resultado você vê a seguir. Abaixo, na primeira imagem, a fotografia foi feita com luz artificial.


E na segunda, com luz do dia!


Minha intenção, neste projetinho, foi mostrar pra vocês que um rejeito tem potencial. Talvez minha intervenção não tenha valorizado suficientemente este pedacinho de madeira, que imagino, um dia, tenha sido uma bela árvore. Mas deixá-lo no chão, esperando pelo lixeiro, certamente não é a alternativa mais nobre. Não pra gente... 

Quero muito ter lhe inspirado a praticar um olhar carinhoso sobre materiais descartados. Até qualquer dia!


Obs.: este post não é patrocinado.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Caixa para armazenar saquinhos de chá.

Oi pessoas! Em fevereiro, pela passagem do meu aniversário, recebi uns mimos bem bacaninhas! Um deles foi uma caixinha que a Sparlack/AkzoNobel (marca/fabricante de tintas, vernizes e afins) enviou, repleta de surpresas. E neste pequeno projetinho da caixa de chá, quis testar um item do presente: o stain plus base água. Vocês costumam ver por aqui que usamos, preferencialmente, tintas base água. O mimo agradou de cara já neste quesito. E, adiantando um pouco do resultado, outros dois pontos positivos: secou rapidinho e não ficou cheiro.

A caixinha: num certo dia ganhei, de uma amiga querida lá de Curitiba (a Luciene), uma caixa de chá que ela mesma decorou. Passados alguns bons anos (acho que uns 12 ou 13) a caixinha ficou um bocado encardida e precisava de uma renovada. Então me muni de lixa, paninho, tinta acrílica (na cor "caramelo suave" sobras de pintura de paredes de alguma casa onde morei), rolinho de espuma, pincel, cola branca e um guardanapo para decoupage. O primeiro passo foi lixar e limpar a caixa. Era assim...


Depois, veio a pintura. Usei tinta acrílica e rolinho de espuma.


Terminada a pintura, fiz a decoupage usando um guardanapo de papel, cola branca e um pincel para aplicação da cola. A grade branca recebeu tinta acrílica branca.


Finalizando, usei o stain, para proteger o trabalho e facilitar a limpeza. Para aplicar, o rolinho de espuma. Bastou lavar a tinta acrílica, secá-lo para usar novamente. Com o trabalho do stain terminado, lavei o rolinho outra vez para guardá-lo e usá-lo em outras pinturas. Vantagem pra quem usa tinta, verniz e stain base água. Ficou assim...



Trabalho encerrado, vou mostrar os mimos que ganhei. Numa das voltas de viagem, cheguei em casa e tinha esta caixa abaixo me aguardando. Dentro dela uma amostra de stain base água, pincel, apetrechos para jardinagem, sementes de ipê amarelo e um pendrive com informações sobre o apoio da Sparlack na certificação FSC da cooperativa Coomflona para o manejo sustentável de florestas. "A certificação da cooperativa é parte do acordo da marca Sparlack com o FSC, o qual envolve o financiamento de um programa social em comunidades que vivem da floresta, estimulando a adoção de práticas de gestão responsável." (Fonte: Release_ Certificação da Coomflona com apoio Sparlack).





Certamente o uso do stain é muito mais indicado em madeira crua (como a caixa presente - a minha caixa de chá é em MDF). Mas sabe que ficou bacaninha mesmo assim? O acabamento não ficou grudento, nem com cheiro algum e está protegida. Daqui uns dias mostro as sementinhas de ipê que já plantei e estou aguardando germinar, para depois transplantar. Ainda pretendo decorar esta caixa de madeira, mas preciso de tempo e inspiração...

E me diz: você sabe a diferença entre stain e verniz? Caso não, aqui vai uma explicação básica. Embora ambos tenham a finalidade de proteger e dar acabamento à madeira, os resultados são diferentes. O verniz forma uma película que preenche todas as imperfeições da madeira, fechando seus poros e veios. Com o tempo, pode trincar ou descascar por não acompanhar o movimento da madeira. O stain é um impregnante. Ele penetra na madeira, nos poros, nos veios, formando uma película mínima, mantendo a textura porosa original da madeira, acompanhando seus movimentos naturais (você já deve ter ouvido falar que madeira trabalha, né?). O aspecto é mais natural, como se a madeira não tivesse sofrido nenhuma intervenção. A maior diferença se vê na hora da manutenção, no momento que se faz necessária uma nova pintura. No caso do verniz, dependendo do desgaste, pode ser preciso remover todo material anterior primeiro, para depois aplicar nova camada - você não pode passar outra demão de verniz sobre uma que está lascada, descascada sem antes nivelar e limpar a superfície, pois a nova demão não vai aderir corretamente. Já o stain, com o desgaste, vira pó. Assim, basta uma limpeza superficial dos resíduos para que se aplique uma nova camada. E minha recomendação, por vários fatores, são os produtos base água. Os pincéis e rolos são mais fáceis de limpar, bastando lavar com água e detergente neutro (água de reuso é perfeita neste caso) e se conservam melhor permitindo vários usos . O cheiro forte dos solventes também é algo que me desagrada, uma vez que aqui em casa temos alérgicos. Ajudei? Espero que sim!

Um beijo e muita inspiração pra você!

Este post não é patrocinado. As opiniões a respeito do produto testado são relatos verdadeiros de experiência pessoal.

domingo, 5 de abril de 2015

Transformações...

Olá pessoas! Hoje é Domingo de Páscoa e, provavelmente, muitas famílias estão reunidas. Aqui, um dia chuvoso e fresquinho, propício pra invencionices (quando escrevo esta palavra lembro da querida Carmen Martins, do Blog Achados de Decoração), então, marido está lá fora entre pregos, martelo, tintas, madeiras, pincéis... e, como é Páscoa (e significa renovação) aproveitei o gancho pra fazer um post sobre transformações. Isso porque o nosso querido balcão amarelo está na minha vista, constantemente, e me alegra o resultado.

Primeiro, algumas transformações que já mostrei na fanpage do Decorar Sustentável. Todas elas pincei do site Apartment Therapy, que dá muitas dicas e ideias que você pode aproveitar na decoração do seu lar. Veja...











E agora, a transformação que fizemos num balcão, que decorou a casa dos sogros - que já mostrei aqui no blog - depois foi para o galpão e, recuperado, voltou pra dentro de casa outra vez.


Veja as etapas... estava assim, sujinho, repleto de cupins, com uma camada de tinta esmalte cinza que teve de ser toda removida, para depois lixar, cobrir imperfeições com massa especial para madeira (usamos F12), novamente lixado e pintado. A primeira coisa a fazer era tratar o móvel contra cupins - lá no final do post tem um link com dica sobre descupinização de uma especialista. Para que o veneno penetrasse bem na madeira, removi a tinta esmalte antes de aplicar veneno. E o móvel ficou mais de um mês parado, para deixar o veneno agir.



Aqui, depois da remoção da tinta esmalte cinza e do tratamento contra cupins - marido estava cobrindo as falhas/buracos dos cupins com massa para madeira (que seca, às vezes no mesmo dia, dependendo da umidade) e lixando.




Aqui, uma demão de fundo branco. O fundo claro ajuda a notar as imperfeições. De forma que corrigimos um pouco mais, como vocês podem ver nas manchas escuras (massa para madeira).




As portinhas nós não reaproveitamos. Removemos e deixamos as laterais abertas. Mandamos fazer duas prateleiras de vidro. Mantivemos as gavetas que já existiam na versão anterior porque foi possível recuperá-las. E a cor escolhida, um amarelo gema de ovo, bem alegre, para cobrir o móvel e alegrar a nossa casa.


A ideia da cor veio depois de encontrarmos estes puxadores de porcelana. São da Leroy.



Aqui, antes das prateleiras de vidro.




E aqui, já abarrotado das nossas coisinhas. Esta TV e os dois telefones ainda funcionam.





Claro que este móvel demandou muito mais trabalho devido às condições em que o encontramos. Na realidade, a intenção do marido era colocá-lo no lixo. Imaginávamos que seria impossível recuperá-lo principalmente pela infestação de cupins - aliás, se você quer aprender como tratar um móvel com cupins, vá no blog Madeira em Forma, da Sandra Guadagnin. Entretanto, nem sempre um móvel precisa de tudo isso pra ganhar ares de novo. Em algumas vezes, apenas uma cor diferente, uma arte, uma aplicação de um adesivo, ou na mais simples das ideias, num novo uso dentro de casa.

Use a criatividade e descubra novas formas de decorar sua casa sem gastar ou jogar fora móveis usados. Uma Feliz Páscoa a todos vocês, muita inspiração e uma excelente semana neste novo mês que inicia...