Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Uma janela para o jardim...

Oi pessoas! Estava trabalhando nesta janela já tem alguns dias. E neste final de semana terminamos. Era uma janela da casa de meu avô (já falecido). Meu irmão resgatou algumas e minha cunhada customizou as que estavam melhores pra decorar a casa dela. E esta tinha ficado de lado porque estava meio quebradinha nos cantinhos. E eis que me ofereceram... supimpa!!! Claro que peguei. Não é porque tá judiadinha que não dê pra aproveitar em alguma arte, né? E assim, nas imagens abaixo, mostro o que fizemos com ela!


Primeiro, lixar e completar espaços quebrados e buracos com massa pra madeira. Daí lixar de novo! Marido, engenhoso, bolou uma prateleira com um pedaço do que foi um cavalete que encontramos atirado na rua. Mais umas lixadinhas e fomos pra pintura.


Uma demão de fundo branco e duas demãos de tinta esmalte base água. Mais uma lixadinha - agora na mão - pra dar aquele jeitinho de peça judiada e a janela está pronta para os próximos passos.


Bem, minha ideia era uma tela metálica (a tal tela de galinheiro) nas espaços superiores e espelhos nos dois espaços inferiores e menores. Cortamos a tela e grampeamos no verso da janela. Usamos um grampo menor pra não estragar a madeira. Santo grampeador, viu pessoal! Essas ferramentas são de grande ajuda. Estava com receio de que o grampo pudesse rasgar a madeira e pensava em fixar a tela com preguinhos. Mas a ideia do marido (mais teimoso do que eu, hahaha) foi melhor!


E então, os espelhos. Estes, fixamos usando uma folha de papelão (pra não riscar o espelho) e um preguinho pequeno usado para prender vidros em janelas de madeira.


Ficou assim (repare no detalhe, canto superior esquerdo da imagem abaixo, o pequeno prego). Pra encerrar, os ganchinhos que permitirão pendurar esta janela na parede (acabaram as paredes livres daqui de casa, hehehe).


Nesta imagem abaixo podemos ver a parte da frente da janela, agora com a customização encerrada, percebendo onde ficaram a tela e os espelhos.


Daí fiz uma graça: coloquei minha corujinha, vasinhos de flor, lembrancinha de viagem, florzinha de lata que a cunhada fez e me deu, um coração que achei jogado o lixo - é, não se assustem, mas encontramos até corações no lixo...


E não é que deu uma bela janela? Reflete um pequeno jardim, duplicando as florzinhas e o verde! :D Na parte telada, dá pra pendurar muitas coisas. Marido sugeriu fazer ganchinhos com clips e pendurar chaves, chaveiros, um bilhetinho, bijuterias... Os espelhos podem refletir o que você quiser colocar em frente. Pode ser aquela fofa coleção que você está aumentando com muito carinho.
Na cozinha, podem organizar temperinhos - a parte telada, suporte para pequenos e coloridos utensílios domésticos... aí vai do momento e da necessidade de cada um.


Gostou? Espero que sim e que também tenha lhe inspirado fazer uma arte qualquer com um objeto desacreditado!

P.s.: este post não é patrocinado.

domingo, 23 de agosto de 2015

Customizando um caderno...


Oi pessoas! A filhota caçula, agora já universitária, precisava de um caderno de desenho - pra desenhar bichinhos ou plantinhas no curso de Ciências Biológicas. Daí que esqueci e tive de recorrer ao supermercado, que só tinha opção entre aquela boneca famosa americana ou robôs. Das alternativas, a carinha da boneca era a "menos pior". Mas levei pensando: vou customizar! E foi o que fiz. Do que precisei? Veja:


  • um caderno de desenho comum, tamanho universitário (este era capa dura);
  • tecidinhos;
  • fitinhas e acessórios para arremates fofos;
  • tesoura;
  • uma régua (preferencialmente aquelas metálicas, mas pode ser qualquer outra);
  • estilete;
  • pincel para artesanato;
  • cola branca e
  • tesoura.

A coisa toda é bem fácil. O que demora mais é a secagem da cola branca, ainda mais se o tempo estiver se preparando pra chuva, né? Neste caso, a umidade do ar retarda o secamento. Uma solução, se você tiver pressa, é usar o secador de cabelo para acelerar a secagem. Aqui não foi preciso. 

Como faz? Fácil! Você vai recortar o tecido ligeiramente maior que capa do caderno em três dos lados (a sobra será dobrada para dentro). Aplique cola branca na capa usando um pincel (destes de artesanato). Posicione o tecido sobre a capa (cuidado para não se aproximar muito do espiral). Estique o tecido evitando deixar bolhas. Aguarde um pouco até secar, vire a capa e dobre as sobras para o lado de dentro, passando cola no tecido e na parte da capa que este pedacinho irá cobrir. Aguarde secar novamente e faça um acabamento usando uma página em branco do próprio caderno. Corte os excessos do papel com estilete usando a régua (pra ficar bem retinho).


Volte para o lado externo e acrescente algum detalhe fofo para fazer o acabamento. Aqui usei uma renda de algodão. Colei com cola branca e dei mais uma demão de cola em toda a capa, por cima do tecido. Repita todo o processo na outra capa. Esta é a capa traseira do caderno, numa estampa mais graúda. 


E esta a frente, com a estampa mais miúda e dois detalhes com renda. Frente...


... e atrás!


Frente e verso! 


A customização foi simples e pequena. O caderno continua feminino, contudo sem parecer infantil. É único e não custou caro! Espero que ela faça muitos desenhos nele e conserve-o por toda a sua vida (é demais? ok, por toda vida estudantil é demais? hahahaha). Uma pequenina lembrancinha da mamãe para suas atividades acadêmicas!

Inspirou você? Dá pra fazer a mesma coisa usando uma roupa velha mas muito querida, aquele tecido lindo do vestidinho que manchou/rasgou/não tem conserto, sobras de alguma arte (esse tecido era sobra de outro caderno que encapei para fazer meu diário de viagens)... Um beijo e até o próximo!!

Ps.: este post não é patrocinado.


segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Um abajur...

"Um abajur cor de 'carne'... (quem nunca?) hahaha! Foi irresistível não lembrar da música do Ritchie - Menina Veneno - sucesso dos anos 80 e que eu sempre cantava errado (o certo é "abajur cor de carmim"). Certo, me denunciei... esqueçam este deslize e vamos ao que interessa? 
Marido e eu guardamos muitas garrafas de vidro - muitas meeeeesmo - e algumas delas, às vezes, tem destino certo. A garrafa que separamos para este projeto é uma garrafa de pinga (cachaça) com formato quadrado, transparente, incolor. Com um cordão de luz (aquelas luzinhas que decoram a árvore de natal) de led, a garrafa de pinga e uma cúpula para abajur fizemos nossa luminária. Já vi que muitas blogueiras fizeram também e é bem fácil. 



Você vai precisar de:

  • furadeira;
  • broca para vidro;
  • uma garrafa de vidro;
  • cúpula para abajur;
  • cordão de luz (as luzinhas decorativas para árvore de natal);
  • uma rolha (pode ser usada);
  • cola de silicone.
Primeiro limpe/lave bem a garrafa e aguarde secar. Você vai precisar fazer um furo na garrafa, próximo da base. Precisa ser grande o suficiente para passar todo cordão de luz por ele, deixando pra fora apenas o plug que irá para a tomada e o botão de liga/desliga. 




Depois disso, precisará fixar a cúpula na garrafa. Use a cola de silicone. Caso queira, algum dia, desfazer o projeto, a cola de silicone é fácil de remover. Para fechar o gargalo da garrafa - evitando que insetos entrem nela - use a rolha. 




Prontinho! Mais fácil, impossível.





Gostou? Inspire-se também e faça a sua! Beijos e até o próximo!

P.s.: este post não é patrocinado!