Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

terça-feira, 31 de maio de 2016

Mesinha feita com isopor

Oi pessoas! Marido é daqueles que aproveita tudo - ou fica tentando encontrar jeito pra aproveitar qualquer objeto antes de jogar fora. Nestas, aproveitou umas embalagens de isopor que vieram protegendo uma fritadeira a ar quente. 



As duas partes de isopor ficaram guardadas por um tempo. Toda vez que as via, ele me provocava: o que vamos fazer com isto? Até que um dia ele decidiu que era possível fazer uma mesinha. Colou uma parte sobre a outra...


... pintou de esmalte base água amarelo...


... e me passou para os acabamentos! Forrei com chita nas laterais escondendo este vazado entre as peças de isopor e envernizei para proteger da umidade e da sujeira. Pra arrematar, mandamos fazer um tampo de vidro. Ficou assim...






Sob o tampo de vidro ainda é possível guardar algumas coleções pequenas como as bolinhas de gude do marido, conchinhas, flores secas, botões... é uma peça leve, fácil de levar pra qualquer lugar. Para o vidro não escorregar, marido fatiou um silicone que endureceu dentro do bico de aplicação. Fez quatro fatias, uma para cada canto. Existem uns disquinhos de silicone autoadesivos que podem ser comprados para esta função. 

Neste projetinho usamos:
- cola branca;
- tinta esmalte base água;
- pincel e rolo;
- tecido (chita);
- tesoura:
- tampo de vidro;
- verniz;
- silicone sólido para "travar" o vidro no tampo da peça.

Isopor é 100% reciclável, não contamina o solo, o ar e a água. Contudo, quando ele vai pro mar, pode ser confundido com alimento por peixes e cetáceos, afetando o sistema digestivo destes seres. Na natureza, leva até 150 anos para se decompor. Então, quanto mais o reciclarmos/reusarmos, melhor!

Esperamos ter lhes inspirado! Beijos e até a próxima arte...



sábado, 21 de maio de 2016

Reusando madeira para criar uma mesinha

(EDITADO - Encontrei mais duas imagens do "antes" que estavam perdidas! São as duas primeiras.)
Olá pessoas! Já tem um tempão marido e eu encontramos uma caixa de madeira de ar-condicionado de parede. Não sei o nome dessa moldura/caixa, mas era necessário colocá-la nas paredes, depois de fazer um buraco, para fixar o aparelho de ar. Bem, com essa dos splits fazerem sucesso (e economizarem mais energia), muita gente está trocando de aparelho - e também jogando fora os acessórios que estes equipamentos precisavam. E desta caixa, marido fez a parte superior da mesinha sobre a largamos um tampo de vidro 6 milímetros. As perninhas da mesa foram feitas de madeira que sobrou da reforma da casa. Não pintamos. Gostamos dela rústica. Então, dei apenas duas demãos de stain (stain plus base água Sparlack que ganhei do fabricante). Ficou assim.




Reparem que nos pés ainda resta tinta original da casa. Não removemos tudo. Lixamos pra tirar a sujeira e algumas irregularidades que pudessem machucar, arranhar. Os pregos também são aparentes.



Os aparelhos telefônicos analógicos são nossos xodozinhos! Amamos... :D












Como não fotografei antes de começar, fui buscar na internet uma imagem que se assemelhe à original da caixa/moldura que deu origem pra nossa mesinha.


Ela é usada conforme se mostra na imagem abaixo. Estão vendo ali a madeira "emoldurando" o condicionador de ar? Não é a moldura propriamente dita, porque esta é feita como acabamento, posteriormente, para esconder imperfeições e ajustes de espaços que sobram entre o aparelho, a caixa e a parede. A caixa da imagem acima ajuda na sustentação do aparelho na parede. Hoje, com os modernos splits, só se faz um pequeno buraco por onde passam as mangueiras.

(Fonte: Youtube)

Espero ter lhes inspirado. Sempre que possível, tentem reaproveitar, enxergar o potencial da madeira. Ela é um material nobre, que traz aconchego pra casa da gente, calor... E em ideias assim, peças exclusivas, feitas por vocês! Um beijo e até o próximo post.

Obs.: este post não é patrocinado. Produtos citados aqui foram ganhos, testados e aprovados. As observações são por experiência pessoal.



domingo, 1 de maio de 2016

Caixa de remédios...

Oi pessoas! Estava com um problema para organizar remédios e curativos (aqueles que usamos mais frequentemente para algum machucado, corte, queimadura e afins) e não queria misturar com comprimidos, xaropes, vitaminas... Resolvi pegar uma caixa de sapatos e encapar com tecido. Tudo bem que eu amo azul, mas não tinha tecido vermelho (vai ver que é porque amo azul) pra fazer de acordo com o usual. Então, minha caixa de remédios é de poá azul e marrom... hehehe. E também por aqui a sugestão é usar o que temos em casa, reusando materiais em nova função.



O que eu usei:

  • tecido poá;
  • feltro azul e marrom escuro;
  • cola branca;
  • 1 caixa de sapatos;
  • tesoura;
  • pincel para espalhar a cola;
  • verniz fosco spray.

O processo todo é bem tranquilo. Contudo, escolha dias secos para executar a ideia. Eu comecei em véspera de uma sequência de dias chuvosos e a cola demorou mais a secar. 

Inicie espalhando a cola, sempre por partes - passe a cola e já posicione o tecido sobre a face que será encapada. Se você passar a cola por toda caixa e depois começar a aplicação do tecido, fica difícil de trabalhar e acaba fazendo uma grande lambuzeira. Assegure-se que nenhuma parte que recebeu cola fique em contato com outra superfície (ou a mesa de trabalho). Eu comecei encapando as laterais da caixa e, depois que as laterais secaram, encerrei a colagem pela tampa. Recorte o excesso de tecido bem rente à caixa (usando a tesoura) e finalize - depois que a cola secar - com verniz spray fosco. 






Depois de seco o verniz, é só organizar a sua farmacinha. Aqui, uma dica legal: alguns medicamentos trazem dentro de suas embalagens um material para absorver umidade (sílica gel), de forma a preservar  sua integridade. Não jogue fora quando seu remédio/vitamina acabar e coloque dentro desta caixa de remédios e curativos. Vai ajudar a manter a sua caixinha e medicamentos sequinhos.


Agora posso acomodar antisséptico, água oxigenada, gaze, esparadrapos, pomadinhas pra queimadura, pra picada de insetos, iodo, curativos - todos de uso tópico/externo - e manter os de uso oral separadinhos.

Lembre: não é aconselhável guardar remédios no banheiro por conta da umidade, bactérias. Procure um local seco, longe da luz e de fontes de calor e, principalmente, num local que crianças e pets não alcancem.

Apesar de hoje ser domingo, é também feriado (Dia do Trabalho)! Parabéns a todos os trabalhadores!!

Um beijo e até o próximo post!