Páginas

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Morar mais por menos, edição carioca

Quando morava em São Paulo, visitei uma edição da "Morar mais por menos", se não me falha a memória, foi a primeira. Àquela época ainda não pensava em alimentar um blog com minhas descobertas. Hoje, revendo a edição carioca, fiquei com pena de não ter fotografado as idéias que vi em SP. Abaixo seguem fotos garimpadas no site da revista Casa & Jardim de vários itens que temos em casa e, que de alguma forma, podem ser incorporados à decoração com muito charme. Basta um pouco de criatividade, tintas, parafusos, retalhos de tecidos, objetos quebrados ou sem uso... inspire-se!!!!!


Varais de ferro se transformaram nesta luminária que é quase uma instalação. Com fios tipo cristal, as lâmpadas foram presas à estrutura com bocais de PVC pintados.

Com uma lanterna japonesa de papel e flores de tecido dá para criar luminárias diferentes, com um jeito kitsch.

Em vez de ir para o lixo, a roda de bicicleta foi pintada de branco e fixada à parede, em uma decoração lúdica. Presa a uma estrutura de ferro, ela ainda pode ser girada.

Outra ideia com roda de bicicleta: aqui, ela foi colocada sob o tampo de vidro da mesinha lateral, deixando o móvel com uma cara superoriginal.




Os tubos de PVC que sobraram da reforma, não precisam ir para o lixo. Coloridos, eles se transformam em ganchos criativos, fixados na parede.


Cansou da sua cúpula? Você pode revestí-la com um patchwork, feito de restos de tecidos coloridos. Aqui, os panos ficaram franzidos, deixando a peça ainda mais charmosa.


No quarto infantil, caixas de MDF foram pintadas com as cores do ambientes e funcionam como nichos para expor os bichinhos de pelúcia.


Carrinho de chá antigo + garrafas de vinho = lustre original. Iluminadas com lâmpadas bipino, as garrafas foram amarradas à roda com tiras de couro.


Depois da reforma, não jogue a lata de tinta fora. Com uma pequena almofada, ela vira um pufe simples e divertido para o quarto do seu filho.


Três escadas de madeira fixadas na parede, com prateleiras apoiadas nos degraus, viram uma estante moderna e versátil para a sua sala.


Morar mais por menos – Edição 2010 
Até 19 de setembro – das 12h às 21h 
Entrada: R$ 20, de terça à sexta-feira; 
R$ 25, sábados, domingos e feriados. 
Desconto de 20% para estudantes e pessoas acima de 60 anos. 
Av. Epitácio Pessoa, 4866, Lagoa 
Rio de Janeiro/RJ

Fonte: Casa & Jardim

Velhos brinquedos, novos cabideiros...

Achei muito criativa a idéia que o blog Bem Legaus postou esta semana. Este blog costuma postar idéias novas, designs inusitados, normalmente à venda em lojas especializadas, e algumas fora do país. Mas este post convida a exercer nosso lado criativo e fazermos nossa peça de design utilitária. E quando a gente vê, já está pensando em inúmeras possibilidades. Pensei, rapidamente, que poderia usar a mesma idéia na confecção de puxadores para cômodas ou armários... e você? Ficou inspirada?




Aqui foram usados brinquedinhos para montar um cabideiro. O da foto está à venda por 50 dólares no site "The Future Perfect", mas você pode fazer o seu por muito menos... a idéia é reutilizar brinquedinhos estragados, e transformá-los numa peça que completa a decoração do ambiente de forma lúdica e útil.






domingo, 15 de agosto de 2010

Quadro vivo


Este quadro pode ficar diferente a cada novo arranjo feito nele. Por isso "quadro vivo". O material utilizado é um pedaço de madeira, arame, um vidro de conserva vazio, tinta para pintar a madeira na sua cor preferida! Tenha sempre pincéis, um bom alicate, pregos, uma furadeira e criatividade! Veja o passo-a-passo...









Primeiro, você vai pintar o pedacinho de madeira. Espere o tempo de secagem, use a furadeira para fazer furinhos na madeira onde você prenderá o vidro, e também furinhos por onde irá passar o arame que servirá para prender o quadro na parede. Escolha suas flores preferidas e pronto! Bacana e fácil, né? Aproveite a ideia! Beijos e muita inspiração pra você!
Fonte: Studio da Lú

Latinhas de leite...

... vazias, podem ficar cheias outra vez: de flores!! Bacana né? Nem precisa de muita mão de obra. Apenas uma sobra de tecido, um lacinho e o resultado é fofo!! A segunda opção pode ser feita com papel colado! O efeito visual é muito lindo!




Aproveite estas ideias garimpadas! Beijos e inspiração pra você!

Ideias simples

Sempre penso que menos é mais! E que há muito mais beleza na criatividade das coisas simples do que no luxo. Olha que fofo essa vasinho, para você pendurar na parede da sua varanda ou onde achar melhor! Do que você precisa? Um vidro de conserva que certamente jogaria fora, um pedaço de arame, água e flores... simples e bonito! A natureza agradece!! Beijos e muita inspiração pra você!


Fonte: Só o que eu gosto...

Mais garrafinhas...

Hoje é domingo, pede cachimbo, o cachimbo é de barro... e eu não sabia o que fazer, vim blogar. Achei mais esta idéia do blog Copy & Paste e estou "copiando" para meus leitores também. A idéia é mais uma opção para reaproveitar garrafas de vidro e também sobras de tecido. Como eu queria ter um quartinho só para guardar montes de coisas e reaproveitá-las depois, quando viesse uma inspiração... sonhos... rs. Enquanto este dia não chega, vou guardando só o que meu espaço permite. Se você tiver idéias, mande-as, compartilhe! Beijos e boas idéias para você!!


Fonte: Copy & Paste

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Transforme canecas lascadas em vasos de ervas


Uma idéia bacana para quem, como eu, também quebra umas canecas vez ou outra... Eu consegui a façanha de quebrar algumas de valor inestimável, exclusivas... esta idéia é perfeita para conservá-las sempre à vista e úteis. Também costumo reaproveitá-las como porta lápis/canetas/pincéis...

-----------------------------------------------------------------

Não jogue fora canecas lascadas! Elas ganham vida nova como vaso de temperos e mudam o visual da cozinha

Reportagem Visual: Cristina Bava
Foto: Salvador Cordaro



Sempre que uma caneca ganha uma lasquinha na borda, a chef Letícia Massula, da Cozinha da Matilde, transforma a peça em vaso de ervas. “Faço uma perfuração no fundo com furadeira – operação que exige cuidado. Depois cubro o furo com uma camada de pedrinhas e, por cima, coloco terra de boa qualidade”, conta. Os temperos orgânicos são comprados na Sabor de Fazenda e duram cerca de três meses. “O ideal é levá-los para tomar sol no quintal todos os dias”, explica. No parapeito da janela, os azulejos de demolição, que remetem aos anos 1970, foram encontrados em duas lojas: Museu do Azulejo e Museu dos Azulejos. Reaproveite também garrafas de licor vazias – elas viram belos enfeites decorativos.

Transforme latas de tinta em vasos para jardim


FAÇA VOCÊ MESMO

Transforme latas de tinta em cachepôs

A ideia, fácil de copiar, deixa o jardim com um visual descolado. Conheça os detalhes! 

Reportagem Visual Araci Queiroz 
Foto Andréa Marques/Fotonauta



Não jogue fora as latas de tinta usadas: transforme-as em vasos para o jardim. No ambiente do designer Carlos Alcantarino, na edição carioca da mostra Morar Mais por Menos 2009, galões de tinta de 18 litros viraram cachepôs. Para isso, foi preciso lixar as latas por fora, lavar bem e retirar o topo. Depois, as peças receberam pintura automotiva e cinco furos na parte inferior, para a drenagem. Responsável pelo plantio, a equipe da Pétalas Paisagismo cobriu o fundo dos recipientes com 5 cm de brita e acomodou uma eufórbia em vaso de plástico em cada um. Outra camada de brita fez o acabamento. Para caprichar ainda mais, dê uma olhada nestes 22 itens para o jardim.

domingo, 1 de agosto de 2010

Estante diferente: caixotes de feira em parede de gesso

Passeando por sites de tratam de assuntos de decoração, achei outra idéia legal para se fazer usando caixotes de madeira encontrados nas feiras livres ou locais como Ceasa. Dei um "copy & paste" na matéria para compartilhar com vocês!! Boas idéias!!
--------------------------------
Os nichos na parede de drywall abrigam caixotes de madeira, que dão um toque rústico à decoração

Reportagem Visual Aldi Flosi 
Foto Luis Gomes



Quatro nichos de 60 x 35 cm, profundidade de 40 cm, recortados em uma parede de drywall, deram origem à estante arrematada por caixotes de madeira. “A moradora comprou as caixas de um feirante. Depois mandamos lixá-las e aplicar verniz fosco. Como o tamanho das peças pode variar, é preciso medi-las e deixar uma sobra de 0,5 cm em toda a volta antes de fazer os recortes”, explica a arquiteta Luzia Ralston C. Ribeiro, autora da ideia com a sócia, Fabiana Rocha. Detalhe: os volumes ficam apenas encaixados na abertura. A foto emoldurada é de Armando CR. Depois, aproveite para aprender como organizar as prateleiras da sua estante neste vídeo.


Fonte: casa.com.br