Páginas

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Minhas orquídeas

Oi... já faz tempo que não venho aqui, e não pude manter a atualização do desabrochar d minha orquídea. Eis que neste período outra orquídea, que já dava como perdida, resolveu desabrochar também. Nada como um pouco de água, amor, calor e luz... cá estão elas! Aprecie sem moderação!




Lindas, né? Inspire-se e ponha flores para colorir a sua casa!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Reciclagem e sustentabilidade

Além deste blog, alimento outro que visa divulgar iniciativas sustentáveis pelo mundo. Visite o RECICLAblog - Divulgando Sustentabilidade e contribua!

Abraços!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Reaproveitando com charme...

Passeando pela web encontrei estas ideias bacaninhas pra você usar em sua casa também! Uma bandeja que se transforma num mural de recados...
Ou vasos coloridos que podem acondicionar talheres e deixar sua cozinha cheia de charme...


Inspire-se e invente novos usos para os objetos da sua casa também!
Beijos...
Fonte: Blog Quero Enfeitar Você

Minha orquídea 2...

Da noite para o dia, duas flores abriram suas pétalas... lindas, né?


Enjoy!

Beijos....

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Minha orquídea...

Eu não poderia esquecer de mostrar a primeira flor da minha orquídea, que terminou de abrir as pétalas da primeira flor da estação nesta noite... olha ela aí!!


Linda né?
Beijos e ótima primavera pra você!!

domingo, 26 de setembro de 2010

Saquinho de lixo feito de jornal

Recebi um e-mail do Sérgio (marido da minha amiga Estela) - que também já tinha visto num canal de televisão, mas esqueci - sobre reaproveitamento de jornal como saquinhos de lixo. Vou publicar o e-mail como recebi, com o passo-a-passo, de forma que você também possa eliminar as sacolinhas plásticas de supermercado da sua vida (pelo menos um pouco delas).
********************
Dia desses, quando recusei a sacolinha plástica numa loja, ouvi da moça do caixa: mas como você faz com o seu lixo? Não foi a primeira vez que me perguntaram isso. A grande justificativa das pessoas que dizem que "precisam" das sacolinhas é a embalagem do lixo. Tudo bem, não dá mesmo pra não colocar lixo em saco plástico, mas será que não dá pra diminuir a quantidade de plástico no lixo? 

Melhor do que encher diversos saquinhos plásticos ao longo de uma semana é usar um único saco plástico grande dentro de uma lixeira grande na área de serviço, e ir enchendo-o com os lixinhos da casa (da pia, do banheiro, do escritório). Se o lixo é limpo, como de escritório (papel de fax, pedaços de durex, etc), pode ir direto para a lixeira sem proteção. 

No caso dos lixinhos da pia e do banheiro (absorventes, fio dental, cotonetes), o melhor substituto da sacolinha plástica é o saquinho de jornal. Ele mantém a lixeira limpa, facilita na hora de retirar o lixo e é facílimo de fazer. Leva 20 segundos. A ideia veio do Origami, que ensina essa dobradura como um copo. Em tamanho aumentado, feito de folhas de jornal, o copo cabe na maioria dos lixinhos de pia e banheiro que existem por aí. 

Veja: você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente. Tudo no Origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado.

Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, mantendo a base para baixo.

Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda. Vire a dobradura "de barriga para baixo", escondendo a aba que você acabou de dobrar.

Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda, e você terá a seguinte figura:

Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.

Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.

Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura:


Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!

É só encaixar dentro do seu cestinho e parar pra sempre de jogar mais plástico no lixo!

Que tal?


Pode parecer complicado vendo as fotos e lendo as instruções, mas faça uma vez seguindo o passo-a-passo e você vai ver que depois de fazer um ou dois você pega o jeito e a coisa fica muito muito simples. Daí é só deixar vários preparados depois de ler o jornal de domingo!

AJUDE O PLANETA, ELE É NOSSO LAR!
*****************************
Gostou?! Copie! Quem souber o dono desta brilhante idéia criando "saquinhos de lixo com jornal", por favor, avise-me. Quero dar os devidos créditos!

Beijos e linda semana!

Talheres viram ganchos

Outra idéia encontrada no site da casa.com.br é de reaproveitamento de talheres. Já vi estes ganchos em outros lugares (reutilizando talheres) - acho até que já publiquei aqui. Mas é uma idéia criativa para deixar sua cozinha personalizada, única! O passo-a-passo você encontra aqui!

Inspire-se, copie a idéia... você pode usar outros objetos como ganchos: maçanetas antigas, cabos de guarda-chuva (dos que você for quebrando ao longo da vida, hehehe) e o q mais sua imaginação permitir!

Beijos e muita inspiração!

III Bienal Brasileira de Design

Passeei pelo site casa.com.br e vim compartilhar algumas novidades da III Bienal Brasileira de Design. Se não pudermos fazer objetos de decoração reciclando outros que não queremos mais, podemos escolher comprar móveis e objetos de design sustentáveis. 


Esta girafinha fofa foi Finalista do Concurso Craft Design 2009 e Menção Honrosa no Salão Design Movelsul 2010. O design é de Déborah Araújo e Rafael Gomes, e o mancebo é confeccionado com sobras de madeira certificada de eucalipto da indústria moveleira.
Estas são as composteiras domésticas Terra Viva - transformam lixo doméstico em adubo para pequenos jardins e hortas. É assinado pelo estudante de design Ravel Casela. 
Este é o tamborete São João, assinado por Rona Silva - é confeccionado em papelão reutilizado de embalagens de produtos e forro de tecido.
Esta é uma placa acústica criada por Domingos Tótora - utiliza massa de papelão reciclado e cola.
E fechando aqui a minha seleção com este maravilhoso lustre feito com o fundo de latas de bebidas. É assinado por Leo Pilo para a Reciclo Asmare Cultural.


Que tal? Inspirada(o)s? Humm.. isso me dá uma vontade louca de pegar uma tela que comecei já tem uns meses e, terminá-la! É uma longa história (a da tela), mas prometo compartilhar com vocês, dentro de alguns posts!


Beijos e ótimas inspirações!!


Fonte: casa.com.br

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Você tem um barquinho velho "dando sopa"?

Eu não tenho, mas achei a idéia tão bacaninha que resolvi compartilhar com vocês! A idéia certa no lugar certo! Uma imagem mais que perfeita, né?
Do blog Nosso Refúgio! Inspire-se!! Beijos....

Garrafinhas pet em ação!

Gente, olha que idéia legal encontrei no blog Sweet Paul!!! É uma estufa em miniatura para seus temperinhos!! Corte o fundo da garrafa pet e acomode-a sobre a plantinha, não esquecendo de remover a tampa!
Muito bacana a idéia!! Copie!




Vasinhos renovados!

A gente às vezes cansa das cores e texturas dos objetos que temos em casa. E uma intervenção simples pode fazer muita diferença. Esta idéia pesquei no Blog Nosso Refúgio e é uma ótima idéia para dar uma nova carinha aos velhos vasinhos de violetas. Um pedaço de tecido abandonado num canto, um vestidinho velho das suas filhas, emfim, qualquer retalho dá conta do recado. Um pouco de cola e pronto: você tem um novo vasinho.
Inspire-se!! Beijos...

No banheiro...

... falta de dinheiro não é problema. A imaginação pode substituir muito bem!! Esta idéia peguei num dos Blogs da Casa & Jardim ( Blog Lá em Casa) que por sua vez pegou do Blog Nosso Refúgio. Fácil, barato e muito lindo. Você pode pintar os caixotes (encontrados facilmente em mercados de frutas e verduras) ou apenas passar um verniz que os protegerá da umidade do ambiente. Da série BBC (Bonito, Barato e Criativo), hehehe...
Inspire-se!! Beijos...

Latinhas outra vez...

Encontrei esta idéia bacana no Blog Copy&Paste (esta moça garimpa cada coisa bacana). Com um pouco de criatividade e destreza com eletricidade, você pode fazer estas luminárias. Convoque seu marido, namorado, pai, irmão ou amigo pra dar uma mãozinha... hehehe... Segundo o blog, essas luminárias são de um restaurante chamado Olio Cucina e Trattoria.

Inspire-se!! Beijos....

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Morar mais por menos, edição carioca

Quando morava em São Paulo, visitei uma edição da "Morar mais por menos", se não me falha a memória, foi a primeira. Àquela época ainda não pensava em alimentar um blog com minhas descobertas. Hoje, revendo a edição carioca, fiquei com pena de não ter fotografado as idéias que vi em SP. Abaixo seguem fotos garimpadas no site da revista Casa & Jardim de vários itens que temos em casa e, que de alguma forma, podem ser incorporados à decoração com muito charme. Basta um pouco de criatividade, tintas, parafusos, retalhos de tecidos, objetos quebrados ou sem uso... inspire-se!!!!!


Varais de ferro se transformaram nesta luminária que é quase uma instalação. Com fios tipo cristal, as lâmpadas foram presas à estrutura com bocais de PVC pintados.

Com uma lanterna japonesa de papel e flores de tecido dá para criar luminárias diferentes, com um jeito kitsch.

Em vez de ir para o lixo, a roda de bicicleta foi pintada de branco e fixada à parede, em uma decoração lúdica. Presa a uma estrutura de ferro, ela ainda pode ser girada.

Outra ideia com roda de bicicleta: aqui, ela foi colocada sob o tampo de vidro da mesinha lateral, deixando o móvel com uma cara superoriginal.




Os tubos de PVC que sobraram da reforma, não precisam ir para o lixo. Coloridos, eles se transformam em ganchos criativos, fixados na parede.


Cansou da sua cúpula? Você pode revestí-la com um patchwork, feito de restos de tecidos coloridos. Aqui, os panos ficaram franzidos, deixando a peça ainda mais charmosa.


No quarto infantil, caixas de MDF foram pintadas com as cores do ambientes e funcionam como nichos para expor os bichinhos de pelúcia.


Carrinho de chá antigo + garrafas de vinho = lustre original. Iluminadas com lâmpadas bipino, as garrafas foram amarradas à roda com tiras de couro.


Depois da reforma, não jogue a lata de tinta fora. Com uma pequena almofada, ela vira um pufe simples e divertido para o quarto do seu filho.


Três escadas de madeira fixadas na parede, com prateleiras apoiadas nos degraus, viram uma estante moderna e versátil para a sua sala.


Morar mais por menos – Edição 2010 
Até 19 de setembro – das 12h às 21h 
Entrada: R$ 20, de terça à sexta-feira; 
R$ 25, sábados, domingos e feriados. 
Desconto de 20% para estudantes e pessoas acima de 60 anos. 
Av. Epitácio Pessoa, 4866, Lagoa 
Rio de Janeiro/RJ

Fonte: Casa & Jardim

Velhos brinquedos, novos cabideiros...

Achei muito criativa a idéia que o blog Bem Legaus postou esta semana. Este blog costuma postar idéias novas, designs inusitados, normalmente à venda em lojas especializadas, e algumas fora do país. Mas este post convida a exercer nosso lado criativo e fazermos nossa peça de design utilitária. E quando a gente vê, já está pensando em inúmeras possibilidades. Pensei, rapidamente, que poderia usar a mesma idéia na confecção de puxadores para cômodas ou armários... e você? Ficou inspirada?




Aqui foram usados brinquedinhos para montar um cabideiro. O da foto está à venda por 50 dólares no site "The Future Perfect", mas você pode fazer o seu por muito menos... a idéia é reutilizar brinquedinhos estragados, e transformá-los numa peça que completa a decoração do ambiente de forma lúdica e útil.






domingo, 15 de agosto de 2010

Quadro vivo


Este quadro pode ficar diferente a cada novo arranjo feito nele. Por isso "quadro vivo". O material utilizado é um pedaço de madeira, arame, um vidro de conserva vazio, tinta para pintar a madeira na sua cor preferida! Tenha sempre pincéis, um bom alicate, pregos, uma furadeira e criatividade! Veja o passo-a-passo...









Primeiro, você vai pintar o pedacinho de madeira. Espere o tempo de secagem, use a furadeira para fazer furinhos na madeira onde você prenderá o vidro, e também furinhos por onde irá passar o arame que servirá para prender o quadro na parede. Escolha suas flores preferidas e pronto! Bacana e fácil, né? Aproveite a ideia! Beijos e muita inspiração pra você!
Fonte: Studio da Lú

Latinhas de leite...

... vazias, podem ficar cheias outra vez: de flores!! Bacana né? Nem precisa de muita mão de obra. Apenas uma sobra de tecido, um lacinho e o resultado é fofo!! A segunda opção pode ser feita com papel colado! O efeito visual é muito lindo!




Aproveite estas ideias garimpadas! Beijos e inspiração pra você!