Páginas

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Mini Jardim - cultive o seu!

Oi pessoas queridas! Lendo os blogs que assino, me deparei hoje com um post super encantador que vim dividir com vocês sobre mini jardins! Essas imagens foram encontradas pela Karina, do blog Decore Ideias. Elas são prova de que não há mais desculpas do tipo "não tenho espaço". Para essas esculturas vivas, pouco se precisa. Talvez, o espaço que ocupe uma rolha... sim, você leu direito: uma rolha! Então espia as fotos e depois visita o blog da Karina. Tem mais coisa linda lá...







Na maioria dos casos, usam-se suculentas. A foto abaixo é do blog Planta Sonya (clique sobre o nome do blog para conhecer) que ensina a fazer um mini jardim.


E não deixe de visitar o blog da Helka (Forma:Plural), que mostra como customizar um vasinho na onda das caveirinhas, como esta da foto - tem PAP.


Dá pra se inspirar, né? As mãozinhas até coçam de vontade... hehehe.. mas hoje eu tenho que carregar pedras, mais um pouquinho delas! Então, "hasta la vista, baby"!

P.s.: sempre que cito um blog, basta clicar sobre o nome. Estão sempre linkados para que você também possa visitar minhas fontes.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Diário da obra - parte 09

Oi pessoas!! Este fim de semana "descansei carregando pedras".. hehehe... e o jardim vai tomando forma! Tudo bem, tá feio o muro, precisa trocar mais algumas coisas... Mas, é um processo! Conforme você ajeita uma coisa vai percebendo outras que precisam ser melhoradas.


Com carinho e luvas, ajeitando as pedrinhas ao redor da pitangueira. Decidimos dividir o pequeno pátio em dois espaços: um, mais úmido e que pega menos sol, debaixo da pitangueira, com pedrinhas e, posteriormente, com um deque de paletes (inspiração nas duas últimas imagens do post sobre áreas externas); a outra metade, mais ensolarada, receberá grama. A terra da segunda metade é bem fértil pois tem muitas camadas de folhas mortas. Espalhando a terra encontramos muitas minhocas. As que desencavei, um sabiá bem corajoso veio buscar, ao meu lado, enquanto  trabalhava. As fotos foram tiradas pelo celular, então a qualidade não é das melhores, mas fica o registro.


Ajeitei um canto para os orquídeas, numa prateleira, por ora, improvisada. Elas estavam penduradas na árvore, mas quando passávamos debaixo, esbarrávamos nos vasos. Assim, quero evitar de ficar roçando nelas e dar um espaço com luz, mas sombreado.


Aí, separamos o espaço das pedrinhas com tijolos, metade enterrados...


E a outra metade, com a terra espalhadinha, que receberá grama. Aquele cano no cantinho é da calha do galpãozinho de ferramentas do marido. Vai ganhar intervenção, pode crer... hehehe! O tronco todo brotando, é daqueeeeela pitangueira que contei pra vocês, toda roída por cupins. O impressionante é que, apesar de não ter " miolo", esse tronco ainda está vivo e brotando. Provavelmente removeremos e instalaremos uma isca para cupins no local - pra ver se a gente extermina essa praga do quintal.


O muro vai receber cal, provavelmente branco, pra ampliar a luminosidade do espaço, que é um pouco escuro por causa de muros e paredes!


Minha "flor-de-maio" que está florescendo agora...


E, depois de um dia cheio, calos nas mãos, muito suor, um bolinho de cenouras feito pela filhotinha do meio. Na foto tá meio pálido por conta da luz da cozinha, que é fria e a câmera do celular (tenho que consertar câmera fotográfica) não compensar! Mas e daí, né? Tava bom mesmo assim!!


Esse foi o meu trabalho no fim de semana! Pena não ter tirado uma foto de como o espaço estava antes... estava MUITO sujo, cheio de lixo, restos de obra! Mas não terminou ainda! Então, aguarde cenas dos próximos capítulos!

Enquanto isso, marido e seu ajudante trabalharam dentro da casa, colocando rodaforro. É pré requisito pra instalação do forro de PVC.

Bom, estou indo, que hoje tem mais! Beijos e muita inspiração pra vocês...

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Diário da obra - parte 08

Olá pessoas queridas! Hoje um post atualizado da situação da reforma na casa! Até vou precisar de uma ajudinha de vocês.

Já quase terminamos a parte elétrica! Com marido fazendo tudo sozinho (e a nossa falta de prática), acabamos demorando um pouco mais! Aí, você está no meio do trabalho e percebe que falta uma peça em pleno sábado à noite. Não tem como sair e comprar... larga tudo, passa pra outra coisa, hehehe! Teremos ajuda extra até o próximo final de semana, depois será por nossa conta! Mas é bom: eu gosto, marido gosta, a gente economiza, aprende e se diverte cuidando do nosso cantinho, do nosso futuro lar!

Bom, vamos às fotos?! A filhotinha caçula passou a tarde buscando cenas pela casa e escolhi esta para abrir o post...


Um hibisco e mais umas florzinhas que nasceram no mato no quintal da casa decorando a bancada "nova", nem tão nova, da churrasqueira.... hehehe! Presente das filhotinhas... Olha só como era e como já está!













Ainda faltam acabamentos no reboco, colocar mais uns retalhos de porcelanato no piso (o piso da churrasqueira foi todo feito com retalhos de porcelanato que sobraram da parte interna da casa), rodapé e pintura. Na parede sobre a pia, são azulejos que foram retirados do interior da casa, também usados no patch da cozinha e agora colocados na área molhada da churrasqueira. A pia de inox era da bancada de cozinha da sogra. Os cupins atacaram os armários e balcões, mas não conseguiram comer o inox (ufa, né?). Uma parte do aglomerado do balcão ficou colado à pia e não conseguíamos remover, contudo não parava de esfarelar. Marido então passou uma tinta esmalte, que impermeabilizou e funcionou como cola, de modo que o aglomerado não esfarela mais. Aproveitamos a pia na churrasqueira. Tinha um tanque de lavar roupas no lugar. Nosso tanque foi pra área interna, num anexo da cozinha. Imaginamos que uma bancada auxiliar para churrasquinho seria muito útil! Como sustentação, foi construída uma coluna de tijolos aparentes de um lado. Do outro lado era um canto inaproveitado, onde antigamente era guardado o botijão de gás. Na verdade, inapropriado, porque era um espaço fechado. Quebramos tudo, abrimos e construímos uma bancada de concreto. Sobre ela, sobras de azulejos brancos do banheiro. Esta bancada de concreto também serve de apoio à pia de inox no outro lado. O botijão vai migrar pra debaixo da pia de inox e depois de tudo pronto, faremos uma cortininha pra escondê-lo. O porcelanato permitirá uma limpeza mais eficiente sempre que necessária. Pode-se observar, também, que colocamos uma caixinha externa presa na parede para instalação de uma tomada (do lado esquerdo, ao lado e acima dos azulejos, da marca tigre - usamos dentro da casa também, onde não quisemos fazer embutido). No lado direito pode-se ver, discretamente, uma porta. Ela dá para o galpão de ferramentas que agora está tomado de garrafas de vidro, objetos plásticos e material da casa que queremos reciclar! Esta peça da casa vai precisar de reformas no telhado (a churrasqueira também). Queremos trocar as telhas de amianto antigas e pesadas, por novas de material reciclado, mais leves e algumas transparentes - pra usar o máximo de luz natural. Daí organizaremos lá as ferramentas do marido e faremos um espaço pra trabalhar com madeira (serrar, lixar, aplainar, pintar, etc...). Quando estiverem finalizadas estas partes, mostro novamente pra vocês. Lembram da ajudinha que falei lá no início do post? Alguém sabe um material que eu possa usar para polir o inox e remover as marcas do cimento? Tudo o que tentei até agora não funcionou muito bem...

Abaixo, o trabalho do marido quase finalizado. Bonitinho, né?  Ainda falta uma peça que vai sobre os disjuntores (esqueci o nome) que precisamos comprar. O fechamento com a tampa bonitinha, só depois de terminar a pintura, coisa que dá pra fazer agora, sem atrapalhar o marido...




Mudando as plantinhas de lugar, pra não sofrerem com cimento ou com a gente esbarrando nelas. Na verdade, este será o lugar definitivo delas posteriormente, só preciso ajeitar o lugar... a pitangueira segue repleta de frutos!





Flagrei um amiguinho providenciando a alimentação da família... ele está com uma pitanga madurinha no biquinho!


Uma caixa antiga da Pepsi pra conservar!


Homenagem ao Brasil, filha?


As garrafas esperando reciclagem, no galpão ao lado da churrasqueira. Embaixo, em cima e dentro de algumas caixas tem mais!



A pá, minha ferramenta no fim de semana.




E essa banqueta, que tem mais irmãzinhas, receberá roupa nova quando tudo terminar... Bahh, o post ficou grandão, mas deu pra mostrar um pouco do que andamos fazendo. No fim do dia, pra curtir a brisa fresca, sentamos nestas cadeirinhas e fizemos um intervalo com lanchinho! Tá, só sobraram as cadeiras, porque o lanche já era... rs!


Estimados leitores: uma reforma dá muuuuito trabalho, não dá pra esconder. Com mais recursos as coisas andam um pouco mais rápido. Mas na falta deles, o trabalho da gente é redobrado. É pesado? É... mas como prêmio tem a satisfação de ver que você realizou um grande trabalho, reciclou e economizou! Outra vantagem é que você sabe exatamente o que foi feito e que material foi utilizado. A parte que mais nos preocupava era a reforma da rede elétrica. Seguimos à risca conselhos pra não economizar nesta parte e fazer um trabalho totalmente de acordo com as normas técnicas, como a espessura dos cabos, disjuntores exclusivos para eletros de maior potência (como microondas, chuveiro, lava & seca), equipamentos de proteção à rede como o DPS, instalação correta do fio terra (outro dia mostro uma fotinho dele, esqueci de registrar)... marido fez tudo sozinho com alguma assistência minha (tipo, alcança o alicate, puxa o fio, corta fita isolante, hehehe), então sabemos que todo material foi realmente utilizado e a rede será segura! Tranquilizante, né? Pois, anime-se você também, e execute na sua casa aqueles ajustes que faltam. É uma terapia e um prazer enorme. 

Ouço agora, trovoadas. O céu está encoberto e escuro. Acho que hoje virá aquela chuva prometida e será um temporal daqueles! Daqui uns dias volto com mais... Beijos e ótima semana!


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Jardins em áreas externas...

Olá pessoas queridas! Hoje é dia do Professor!! Desejo um dia feliz, uma carreira abençoada e muitos bons frutos a estes profissionais pouco valorizados neste país. É uma profissão linda e muito, muito importante para nossas vidas e carreiras profissionais! Parabéns pra vocês! Aliás, uma curiosidade: vocês sabiam que a única pessoa a quem o imperador do Japão faz reverência é para o professor? Da cultura oriental temos muito a aprender. O respeito à natureza, ao silêncio, à privacidade das pessoas, aos idosos são algumas das que me recordo agora. Aqui no blogosfera conheci uma colega blogueira que é professora (se tiver mais alguém aí, acuse-se, por favor) chamada Regina Bolico (do blog Ambiente de Luz), super adepta do consumo consciente e da reciclagem! Espiem e prestigiem o trabalho dedicado dela clicando no nome do blog!

Buenas, o tema do dia é jardins em áreas externas! Já publiquei alguma coisa em outras postagens, mas como estamos chegando no jardim (lá na reforma da casa), comecei uma nova busca frenética de soluções e ideias. Um corredor lateral já tem seu destinho traçado: o chão já está revestido de pedras (britas) que sobraram na reforma e o paredão (enorme) será caiado e receberá umas telas (lembram daquelas telas de galinheiro? Só que esta tem os intervalos um pouco maiores) que encontramos debaixo da casa durante a reforma. Nelas prenderei orquídeas e outras plantinhas! E agora tem o jardim dos fundos da casa. A área é bastante úmida. Tínhamos pensado em grama, contudo, por causa da umidade, na parte onde queremos curtir uma sombrinha e sentar, cogitamos colocação de paletes sobre britas. Captei duas imagens no facebook mas esqueci de anotar a origem, pois não tencionava mostrá-las aqui no blog (besteira pura, porque sempre acabo postando aqui também). Então, se alguém souber a origem, por favor, digam-me para que possa dar os devidos créditos - porque postar a ideia sem o crédito é pra lá de errado.



Fonte: as duas imagens acima Casa & Jardim.

Fonte: ClicRBS.


Fonte:as duas imagens acima de Casa & Cia.

Fonte: Encantes.

Fonte: Casa & Jardim.


Fonte: as duas imagens acima do blog Miscelânea da Carlinha.


Fonte: as duas imagens acima do blog Meus Pontinhos.


Fonte: as duas imagens acima da Vila do Artesão.






Fonte: as seis imagens acima do site I-Decoração.

Nas imagens acima tem pergolados, fonte, bancos, chaise feitas de paletes, brita, madeira, vasos, jardim zen, jardim com feng shui, tijolinho aparente... é pra se esbaldar, né? E agora, as duas imagens que foram minha primeira inspiração e que não guardei a fonte.



A nossa ideia, independente da inspiração, é reaproveitar os materiais da casa e da obra. Até as plantinhas que já estavam na casa estão sendo aproveitadas - a exemplo do lírio do amazonas, da orquídea, do outro lírio que abriu semana passada, da árvore de pitanga que foram plantados pela minha sogra. Quando serramos madeira (que foi utilizada no revestimento interno das paredes e para a sustentação do forro), separamos a serragem (resíduo de madeira). Este material vai para o quintal, para vasos de flores, como substrato para as orquídeas... sobraram portas parcialmente danificadas, janelas e muita madeira. Pra quem faz artesanato, é ouro puro!! Já tenho planos pra muitas coisas!

Ah, queria também fazer um pedido de desculpas. Não tem sobrado muito tempo para visitar os blogs amigos. Estou diariamente na casa agora, porque estamos na fase final! Então, não se zanguem. Logo tudo volta ao normal, e, à noite, enquanto marido espia e-mails dele, farei minha visita aos vossos blogs - é porque adoro mostrar pra ele as coisas bonitas que vocês fazem, as coisas que compartilham, então sentamos lado a lado pra curtir a companhia um do outro enquanto navegamos! Beijos e muita inspiração pra vocês!!