Páginas

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Arquivo de aço para pastas suspensas

Oi pessoas! Dias atrás prometi no facebook que mostraria uma novidade. Ei-la: um arquivo de aço! Baita novidade, né? Hahahaha... Você já conhece este móvel, mas acredito que pouquíssimas pessoas o usam em casa, pra organizar ou decorar. Qual a minha finalidade? Explico.

Todos nós temos ainda, apesar da era digital, um monte de documentos em papel. E é uma coisa bem chatinha de organizar, diga-se de passagem. Nesta última eleição (feio ter que reconhecer) não encontrei meu título de eleitor (sorte que era só pesquisar no site do TRE qual era minha seção). Deve estar em alguma caixa, por aí. O problema é que são muitas. Então pensei num arquivo de aço para pastas suspensas. Assim, poderia organizar documentos, notas fiscais, garantias, manuais, contas pagas, exames, bem, aquela infinidade de papéis que necessitamos guardar e que precisam estar à mão, fáceis de encontrar. Achamos um baratinho numa loja de usados perto de casa. Estava assim (eu já tinha removido os puxadores quando lembrei de fotografar, hehehe)...



Até que estava bem cuidado. Mas eu queria um pouco de cor. Então lixei um pouco para tirar o brilho e uma leve camada da tinta. Desta forma a tinta nova adere mais facilmente. 



Marido passou um removedor de ferrugem.



E colocou quatro rodízios - os dois da frente, com travas - que cobri com filme plástico pra não sujar com tinta.





Limpei o pó com um pano úmido, e dei a primeira demão com tinta esmalte à base d'água branca, pra fazer o fundo. Você pode usar fundo, que é um produto complementar na pintura. Mas como tinha tinta branca em casa, usei ela. Tanto o fundo como a tinta final são à base d'água.





E depois, duas demãos de azul - claro, minha cor (e do marido também) preferida. Fixei os puxadores novamente, montei e ficou assim...






Agora, o espaço de trabalho do marido e a casa ficarão um pouco mais organizados e coloridos!

Pra fazer um também, você vai precisar dos seguintes itens:
  • um arquivo de aço usado;
  • tinta esmalte na cor branca (pode ser fundo preparador pra pintura, que na verdade é o produto ideal para dar base à tinta);
  • tinta esmalte na cor desejada para pintar depois do fundo branco;
  • rolo de espuma;
  • pincel;
  • bandeja para pintura;
  • lixa fina para metal;
  • pano úmido para remover pó;
  • jornal para forrar o chão;
  • chaves de fenda ou philips (usei para fixar os puxadores pretos);

E então? Gostou? Espero que sim. Se precisar organizar seus papéis em casa, fica esta dica. É fácil de fazer e o custo é baixo! Abraços e até o próximo.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Usando reciclados na decoração de festas...

Oi pessoas! Acho que nunca fiz um post sobre o assunto, então, vamos lá?
Festas de fim de ano chegando e é sempre legal dar uma incrementada na casa ou no espaço que vai reunir a turma. Como dinheiro não dá em árvore e tudo o que vem de graça é bacana, que tal usar de itens que temos em casa/trabalho e dar a eles uma nova função?

O primeiro destes itens é o CD. Com certeza quase toda empresa os tem hoje em abundância. Quando eles perdem a utilidade no escritório ou em casa, podem ser transformados em diversos enfeites. Esta sugestão abaixo é do Pinterest. Você pode usar bola de qualquer material (isopor é uma alternativa), passar cola e colar um cd cortado em caquinhos.


Esta aqui, pode decorar árvores de natal, mas também podem ser presos com fitinhas brancas em diversas alturas, colados diretamente ao teto com fitas adesivas transparentes. Para um efeito sofisticado, sugiro passar cola no CD e polvilhar com glitter ou purpurina prata. Do Blog Lucia Zani - Artes Plásticas. No link, tem o PAP e o modelo pra você baixar e usar. No site Ecodesenvolvimento, a Priscila usou glitter em seus CDs reciclados.



Rolinhos de papel higiênico podem ser transformados em lindas flores. Junte glitter ou purpurina e as peças ganham cara de festa. Do site Lecy C. Picorelli e do site O Artesanato. Neste segundo link tem o PAP.



Se você tem latinhas, com simples intervenções poderá ter lindos vasinhos para espalhar pelos ambientes, móveis, suspensas... do blog Recicla homedesign. No link tem várias sugestões.



E se você gosta das bolas de natal, que tal variar, forrando-as com jornal, papel de impressão que vai ao lixo e fazendo um acabamento com glitter ou purpurina. Pode até usar esta sugestão pra dar de lembrancinha aos convidados, na saída. Do site Lecy C. Picorelli.


Tem muitas garrafas? Existem muitas formas de usá-las na decoração, tanto no seu lar como em suas festas. Pode simplesmente adorná-las com flores, utilizando-as como vasos ou pode customizá-las. Veja estas do Blog Anahi Monteiro.


Ou estas, do mesmo blog acima.


E assim? Veja para quantas ocasiões elas servem. Até para decoração de casamentos... Do site Portal Tudo Aqui. No link tem várias ideias, inclusive com vidros.



Estes abaixo, são do site Roteiro Baby Floripa.


E uma garrafa no melhor estilo "ombré"? Esta, é do site Painel Criativo.


E luminárias com garrafas e led. Do blog Arte Reciclada.


E estas luminárias de fundo de garrafa PET. Podem ser tanto luminária como cortinas. Veja que é apenas o fundo das garrafas. O que sobra, você pode transformar em vasos ou floreiras para jardim vertical. Do site LP Decorações.


Consegui te ajudar um pouco? Espero que sim. E desejo que você consiga, independente das sugestões aqui apresentadas, decorar sua festa com reciclados! Beijos e até o próximo.

Este post não á patrocinado.







quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Suporte de madeira com puxadores

Olá pessoas! Certo dia, vi em algum lugar por aí, este puxador aqui.


Lindo, né? Se você não achou, tudo bem, não é unanimidade. Mas algumas mulheres como eu, podem se deparar com esta fofurinha e soltar um sonoro "oh". Pois bem. Achei onde vendiam os puxadores, comprei e guardei na gaveta, lugar que ficaram por um ano. 

Por estes dias, coloquei em prática o que queria fazer: um suporte pra bijus, ou bolsas, ou roupas, enfim, ainda vou decidir o que ele vai "suportar" ou segurar. Vamos ao material?


  • um pedaço de madeira (tem tanta sobrinha aqui que fica fácil);
  • 02 lacres de latinhas de refri/cerveja/suco;
  • 06 preguinhos pequenos;
  • tinta (usei PVC branca e esse tom de rosa ali, que criei misturando branco com corante);
  • pincel;
  • martelo;
  • lixa;
  • chave philips ou parafusadeira;
  • furadeira;
  • jornal para forrar área de trabalho.

Procurei em nossas sobras de madeira e encontrei um pedaço que marido serrou e furou nos locais onde eu iria fixar os puxadores. Lixei, limpei e pintei no tom de rosa. Aguardei secar, e dei uma demão de branco. Aguardei secar, dei mais uma demão de rosa. Após a secagem, lixei mais uma vez.



No verso, marquei os lugares onde ia fixar os lacres.


Ah, mas faltava pintar atrás também... então, dei uma demão da tinta rosa, e fixei os lacres.


E depois, fixei os parafusos dos puxadores.


E ficou assim: a matéria-prima e minha "obra-prima"...








Esta última imagem tem um segredinho: pode não parecer, mas a minha filha estava segurando o suporte na parede para que eu fotografasse. A mágica foi fazer com que as mãozinhas dela sumissem... hehehe. Como não decidi onde vou usá-lo, não quis furar a parede. 

Segredo entregue e, espero, uma inspiração pra você! Beijos e até o próximo post.

Este post não é patrocinado.