Páginas

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Balanços feitos com pneus usados

Olá pessoal! O blog está parado mas não morreu - ainda. Até pensei em desativar uma vez que não conseguia mais manter atualizações, mas sei que em alguns momentos vou ter algo para compartilhar e quero deixar o canal aberto. Ok, vamos ao reaproveitamento da vez?

Umas semanas atrás encontrei uma mulherada engajada e que precisava de ajuda para montar um playground numa creche. Me propuseram o balanço de pneu. Então, saí atrás de tutoriais e encontrei este aqui no Youtube, que achei mais seguro para os pequenos e que leva três cordas de apoio.



Segui as orientações direitinho e registrei com imagens pelo celular (bem ruizinhas) mas é possível saber que eu consegui. Basta ter as ferramentas e o material! Vamos à lista?

  • pneu usado - tente observar bem se tem aqueles aramezinhos aparecendo e se tiver, descarte;
  • furadeira;
  • brocas no tamanho do parafuso;
  • parafuso em "U" com arruelas e porcas;
  • corda - contei 3 metros para cada pedaço - cada pneu leva 3 cordas de 3 metros;
  • tinta esmalte (spray), tinta acrílica pra artesanato, verniz incolor e pincéis para pintar e decorar (se quiser);


Comecei lavando bem os pneus com uma escova, detergente neutro e água. Deixei secar e fiz vários furos na parte inferior do pneu (a que ficará para baixo) de forma que nunca acumule água dentro deles.


Depois, marquei a posição dos parafusos em "U" onde a corda foi amarrada.



Um dos meus pneus estava com os arames visíveis mas não "espetando". Na hora de selecioná-lo não percebi. Passei uma camada generosa de silicone sobre os arames e as partes mais desgastadas do pneu, como mostro na imagem abaixo e deixei secar por 24 horas antes de pintar. Assim garanti que a criançada não se machuque. Tá vendo o dedinho apontando para aquela massa branca?



No dia seguinte, forrei o chão e usei o que tinha de tinta spray para cobrir os pneus. 





Ficou um degradê de verde e azul em dois e no terceiro veio o prata porque faltou tinta verde.


Depois fiz uns desenhos à mão livre para alegrar um pouquinho os balanços.



Envernizei com verniz incolor alto brilho. E, por fim, amarrei a corda. O vídeo ensina direitinho e é muito fácil de fazer, sério. Para corda não desfiar, dei uma chamuscada nas pontas.


E ficaram assim...




As tias da creche curtiram. Vai ser presente de Natal para os pequenos entre outros tantos brinquedos angariados pela turma. E assim, entre reusar e se ajudar, podemos melhorar o mundo, um pouquinho que seja, né?

Abraços e até o próximo!


P.s.: este post não é publicitário.