Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Reformar ou restaurar os móveis?

Um móvel antigo, daqueles que a gente recebe de herança, pode ser uma ótima alternativa para decorar a casa. O problema é que, muitas vezes, ele está tão mal conservado que você nem sabe o que fazer. Fique tranquilo: é sempre possível aproveitá-lo, com uma reforma ou uma restauração – depende do que pretende fazer com aquele objeto no seu ambiente.
O móvel tem valor sentimental, mas você prefere mudar a “cara” dele? Reforme-o. Quer mantê-lo com as características originais? Opte pelo restauro. “Fica com aparência de móvel bem conservado”, afirma o arquiteto Saulo Szabó, da Szabó e Oliveira Arquitetura, especialistas nesse tipo de intervenção.
Claro que você não deve deixar um objeto desses na mão de qualquer um. Escolha um profissional sobre o qual você tenha boas referências. Um bom especialista vai saber como fazer para, por exemplo, garantir que o móvel possa voltar ao conceito inicial. O próprio Szabó adquiriu uma mesa de cabeceira de aproximadamente 50 anos. Como, ao longo dos anos, ela sofreu várias interferências, foi pintada de outras cores e estava em estado meio crítico, ele optou por laquear o móvel de verde, com pintura automotiva, que conserva por mais tempo (aproximadamente dez anos). “Quando tiver vontade de rever o conceito original, posso tirar a laca”, esclarece. 



Garimpo

Por isso, procure alguém de confiança, converse bastante, mostre o que quer fazer com o móvel, principalmente se não quiser mudar o conceito original. E atente-se para uma dica importante: verifique se ele pode usar a mesma madeira – ou pelo menos recorrer a uma de cor e textura equivalentes para chegar a uma tonalidade similar. “Usando recursos atuais, como verniz e cromagem, este especialista mantém as características essenciais intactas”, comenta o arquiteto Szabó.
Geralmente, quem trabalha com reforma e restauro tem um ateliê discreto e trabalha como autônomo. É o caso de Amarildo Rodrigues Ferreira, que trabalha no ramo há 25 anos, em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. Quando quer mudar o visual do móvel, ele costuma aplicar pátinas, marmorizações e lacas — técnicas de texturização que dão um visual diferente, de acordo com o gosto do cliente. “O importante é usar um material que tenha durabilidade”, ressalta.
Mesmo dialogando bastante com seus clientes, Ferreira acabou mudando o conceito de algumas cadeiras antigas que recebeu como encomenda. “Estou refazendo, pois entendi que o cliente queria outro resultado.” Mas só é possível voltar ao conceito original porque houve o material original foi preservado.
Se você não conhece um profissional adequado, procure lojas de renome, que restauram ou trabalham com restauradores terceirizados. Em São Paulo, Szabó indica a Filter e a Passado Composto. “Quando quiser modificar seu móvel, não tente economizar, porque um serviço mal feito pode estragar para sempre o objeto”, enfatiza o arquiteto. Caso falte verba, espere mais um pouco. “Assim você garante que sua herança perdure por muito mais tempo”, garante.
Fotos: Niels Andreas
Fonte: Portal Vital

Com a sua cara

Aprenda o passo a passo para dar seu toque especial na personalização de caixas

Caixas servem para organizar a bagunça, dar um diferencial aos presentes e, em alguns casos, podem até para fazer parte da decoração. Que tal personalizá-las e deixá-las com o seu estilo? A seguir, apresentamos uma sugestão que você pode aproveitar para outras criações.

Caixa estilo provençal
Material
Caixa de madeira
Lixa nº 28
Rolo de espuma
Tinta Branca PVA
Rosas de resina
Pincel
Papel decorativo
Verniz acrílico



Passo a Passo
Lixe a caixa de madeira para que a superfície fique bem lisa.
Em seguida, com o rolo de espuma, passe tinta PVA branca por toda a superfície da caixa de modo que a pintura fique uniforme. Espere secar e repita a operação. Se achar necessário, dê a terceira demão.
Pinte as rosas de resina com a mesma tinta usando um pincel largo e chato. Espere secar e repita a operação.

Para dar o ar provençal à peça, lixe a superfície das rosas para desgastar um pouco a pintura.




Passe uma camada de cola branca no fundo das rosas e fixe-as na tampa da caixa.



Corte um papel decorativo de sua preferência no tamanho do fundo da caixa e cole-o para dar acabamento. Pressione bem para não marcar.


  1. Para finalizar, passe por toda a caixa uma camada fina de verniz acrílico com um rolo de espuma.
Realização Marcy Prado Gallo
Tel.: (11) 3032-0394