Este texto abaixo é da Cris, do blog Miscelânea. Achei tão perfeito e pertinente que pedi autorização para publicá-lo, pois reflete perfeitamente o que penso e acredito a respeito. Enquanto espero a Jô resolver o problema do selinho, segue a divulgação pra vocês!
"Conheci a Jô neste mundo bloguístico e sou admiradora do trabalho brilhante e voluntário a favor de pequenas bibliotecas espalhadas pela cidade. A Jô participa de um grupo que organiza e disponibiliza livros doados a pequenas bibliotecas pela cidade de Curitiba. Uma iniciativa que pode se espalhar tranquilamente pelo Brasil afora.
O que mais gosto deste movimento, é o total desprendimento que ele transmite, cujo objetivo é tão transparente...trazer a alegria da descoberta de outros mundos e realidades através da leitura...plantar sementinha de uma emoção que pode começar assim, despretensiosa e aumentar até sacudir estruturas e fornecer forte alicerce para uma mudança cultural profunda, quem sabe, não?
Em tempos de tanta mudança, em que se prega a todo momento a importância do saber, quem sabe taí um belo movimento de plantar e provavelmente no futuro, colher..."
1. O que é?
A Freguesia do Livro é um movimento lítero-libertário. Quer dar nova vida aos livros que estão esquecidos em prateleiras e bibliotecas. Arrecada, organiza e encaminha bons livros que são recebidos como doação para bibliotecas comunitárias em Curitiba e região metropolitana, a partir de acervos estagnados e estoques editoriais.
A Freguesia do Livro também se propõe a colaborar na criação e manutenção de novas pequenas bibliotecas.
2. Como atua?
Recebemos doações de livros em bom estado que serão selecionados, classificados e encaminhados para bibliotecas comunitárias cadastradas.
Para receber os livros da Freguesia, as pequenas bibliotecas já existentes que queiram aumentar e/ou renovar seus acervos devem se cadastrar neste formulário. Para projetos de novas bibliotecas, clique neste formulário.
A Freguesia do Livro é um movimento voluntário, participa quem acredita que divulgar a leitura e facilitar o acesso aos livros pode fazer diferença no desenvolvimento de uma comunidade. Você pode ajudar: sendo ponto de recepção de doações, doando livros, como ponto de leitura (onde ficam disponibilizados os livros) ou biblioteca, recolhendo e distribuindo doações. Escolha o jeito de participar com o qual você mais se identifica.
4. Quais bibliotecas e iniciativas literárias podem receber livros da Freguesia do Livro?
Bibliotecas comunitárias entendidas como iniciativas independentes e informais. Ou seja, locais que possam receber os livros e disponibilizá-los ao público que os frequenta. As bibliotecas livres podem ser colocadas em lugares improváveis como creches, restaurantes, cabeleireiros, farmácias, cafés, terminais de ônibus, igrejas, etc. Bibliotecas livres trazem o conceito do empréstimo sem formalidades: o livro vai, se voltar, voltou. O importante é que depois de lido, ele continue circulando. O objetivo é levar o livro para perto do leitor, criando a oportunidade e despertando o interesse, sem burocracia.
5. Como iniciar uma biblioteca comunitária? Você quer ser um Ponto de Leitura?
Basta querer. Comece preenchendo o formulário.
6. Como você pode doar livros?
Analise seu acervo e escolha os livros que imagina que serão bem aproveitados por outras pessoas. Entre em contato através de comentários neste blog. Definiremos os Pontos de Coleta onde você pode entregar sua doação ou endereço para o caso de envio.
Se o leitor pegar firme no livro ele desmancha? As traças o perfuraram tanto que não dá nem pra ver todas as letras de uma frase? O cheiro de mofo requer máscara? Se as respostas forem não, então aceitamos. O critério é: livros em bom estado, pós 1980, que possam ser bem aproveitados por outras pessoas, com conteúdo que vale a pena.
Recebemos também CDs de música e DVDs.
9. Como você pode receber livros para sua biblioteca comunitária ou social? Ou para a biblioteca que pretende iniciar?
Se a sua biblioteca já existe, cadastre-se aqui. Se você pretende iniciar um Ponto de Leitura, cadastre-se neste formulário.
10. Você quer ser um Ponto de Coleta da Freguesia? O que é isso?
Pontos de Coletas são locais autorizados pela Freguesia do Livro a receber os livros em doação. Se você quiser ser um desses pontos, cadastre-se aqui.
Esta iniciativa é maravilhosa! Para descobrir uma forma de contribuir, entre em contato diretamente com a "Freguesia do Livro" . Ou copie a proposta e adapte para o seu município! Conheça a Jô através de seu blog - Arte Amiga!
Beijos!!
Bela iniciativa!
ResponderExcluirParabéns por divulgá-la Luiza!
Grande beijo e abençoado final de semana!
Lindo trabalho !! Parabéns !! Super bjs , Elo
ResponderExcluirQue iniciativa fantástica!
ResponderExcluirRealmente, pode se espalhar pelo Brasil todo e levar o prazer da leitura a muita gente.
Beijos
Tereza
vou ler depois comento!vou repassar pro maridão, ele vai adorar a idéia.
ResponderExcluirbju minha linda, um final de semana abençoado!
nossa Lú!
ResponderExcluireu nem sabia que nao te seguia aff! mas ja acertei tudinho viu, acho que por levei seu link e esqueci de te seguir , nossa to pasma aqui rsrss.
bjinhu lindona.
Olá Luiza
ResponderExcluirAdorei a iniciativa.
Um ótimo final de semana à vc
BJ00000000................
www.amigadamoda1.com