Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

domingo, 26 de setembro de 2010

Saquinho de lixo feito de jornal

Recebi um e-mail do Sérgio (marido da minha amiga Estela) - que também já tinha visto num canal de televisão, mas esqueci - sobre reaproveitamento de jornal como saquinhos de lixo. Vou publicar o e-mail como recebi, com o passo-a-passo, de forma que você também possa eliminar as sacolinhas plásticas de supermercado da sua vida (pelo menos um pouco delas).
********************
Dia desses, quando recusei a sacolinha plástica numa loja, ouvi da moça do caixa: mas como você faz com o seu lixo? Não foi a primeira vez que me perguntaram isso. A grande justificativa das pessoas que dizem que "precisam" das sacolinhas é a embalagem do lixo. Tudo bem, não dá mesmo pra não colocar lixo em saco plástico, mas será que não dá pra diminuir a quantidade de plástico no lixo? 

Melhor do que encher diversos saquinhos plásticos ao longo de uma semana é usar um único saco plástico grande dentro de uma lixeira grande na área de serviço, e ir enchendo-o com os lixinhos da casa (da pia, do banheiro, do escritório). Se o lixo é limpo, como de escritório (papel de fax, pedaços de durex, etc), pode ir direto para a lixeira sem proteção. 

No caso dos lixinhos da pia e do banheiro (absorventes, fio dental, cotonetes), o melhor substituto da sacolinha plástica é o saquinho de jornal. Ele mantém a lixeira limpa, facilita na hora de retirar o lixo e é facílimo de fazer. Leva 20 segundos. A ideia veio do Origami, que ensina essa dobradura como um copo. Em tamanho aumentado, feito de folhas de jornal, o copo cabe na maioria dos lixinhos de pia e banheiro que existem por aí. 

Veja: você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente. Tudo no Origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado.

Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, mantendo a base para baixo.

Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda. Vire a dobradura "de barriga para baixo", escondendo a aba que você acabou de dobrar.

Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda, e você terá a seguinte figura:

Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.

Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.

Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura:


Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!

É só encaixar dentro do seu cestinho e parar pra sempre de jogar mais plástico no lixo!

Que tal?


Pode parecer complicado vendo as fotos e lendo as instruções, mas faça uma vez seguindo o passo-a-passo e você vai ver que depois de fazer um ou dois você pega o jeito e a coisa fica muito muito simples. Daí é só deixar vários preparados depois de ler o jornal de domingo!

AJUDE O PLANETA, ELE É NOSSO LAR!
*****************************
Gostou?! Copie! Quem souber o dono desta brilhante idéia criando "saquinhos de lixo com jornal", por favor, avise-me. Quero dar os devidos créditos!

Beijos e linda semana!

2 comentários:

  1. Tem um problema nisso, os dejetos que as pessoas jogam no lixo, não é arrumadinho é tudo misturado EX: feijão que queimo, gordura da carne que tirou entre outros Vai ter que botar na sacola do mesmo jeito, mas o lixo de jornal da pra botar vidro Em Barcelona, o lixo é depositado em contêineres conectados a uma rede subterrânea de tubos que percorre quilômetros. Os sacos são sugados até centrais de triagem afastada da cidade. Os recicláveis são encaminhados a indústrias de recicladora e os orgânicos são tratados para virar adubo. O ar sugado na sucção é tratado e volta ao meio ambiente totalmente livre de dores.
    A medida começou a se implantada nas olimpíadas de 1992. COMO SEMPRE apenas uma parte da cidade é atendida por esse sistema, que reduz gastos com caminhões de lixo e desperdício com a não-reciclagem além de diminuir impactos ambientais. Se os governantes tivesse consciência no que não fazendo (consciência tem, o que eles não querem é gastar com coisa que’ para eles’ é sem importância).

    ResponderExcluir
  2. Oi Jeferson!
    Realmente, ideias existem, de sobra! Colocá-las em prática é q são elas. A prática de Barcelona já conhecia! No Japão, mesmo com toda tragédia recente, o povo continua preocupado com reciclagem e recolhe seu lixo levando para postos preparados para tal finalidade - diga-se de passagem, país modelo nesta questão. Porém, sua preocupação qto à mistura dos lixos é importante. Para quem mora em casa e tem um pequeno espaço no quintal, sugiro utilizar o lixo orgânico como adubo! Para quem mora em ap, q faça um esforço em separar os lixos. Várias cidades já possuem coleta seletiva para lixo reciclável, óleo de cozinha, pilhas, material eletrônico, etc... obrigada por seu comentário!
    Abraços!

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!