Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Potinhos de vidro...

Assim como as latinhas, acumulamos muitos potinhos de vidro ao consumirmos algumas geléias, conservas ou molhos. Alguns eu reaproveito acondicionando minhas próprias geléias - isso quando as tampas estão em perfeito estado. Mas quando a tampinha estraga, o que fazer? Aqui vão algumas idéias!


Esta idéia vi no Blog Cheiro de Mato - tem muitas idéias fantásticas lá! Neste caso, os vidrinhos foram pintados e se transformaram em graciosas luminárias alimentadas por velas (aquelas de rechaud). Você poderia plantar suculentas dentro, também.


Bacana, né?!

Boas idéias pra você! Beijossss....

Latas... como usá-las?

Você umas latinhas usadas em casa e não sabe o que fazer com elas? Aqui vão algumas idéias.

Latas de molho de tomate, de ervilhas, milho podem virar vasinhos de flores plantadas. As suculentas não ficaram uma graça?! Uma mãozinha de tinta e pronto: uma nova vida útil!






Estas latinhas de tinta serviram para acondicionar toalhas extras no banheiro. Poderiam ser usadas num lavabo, para deixar papel higiênico à disposição das visitas!





Boas idéias para você! Beijos...

terça-feira, 27 de abril de 2010

Decorando azulejos

Olá...
depois de 5 dias chovendo, hoje vimos o sol, o céu azul, o colorido das flores! Quem me conhece sabe que amo dias de frio e chuva. Mas quando a chuva se torna um problema grave como é aqui, fico torcendo pelos dias ensolarados e de céu limpo.
O colorido desta terça-feira deixou-me com vontade de compartilhar com vocês o que fiz com sobras de papel contact nos azulejos da minha cozinha. Ela é toda branquinha e minha "arte" trouxe um pouco de cor, de alegria... uma solução simples pra uma mudancinha básica!!





Apenas recortei as "figurinhas", removi o papel protetor e colei no azulejo, previamente limpo! Ponha você também um pouco de cor na sua vida!
Beijos!!!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Ganchos

Encontrei duas idéias superbacanas pra se fazer ganchos - aqueles de pendurar roupas, bolsas, chapéus ou toalhas. Inspire-se!



Sabe aquele velho tabuleiro de xadrez, que já perdeu algumas peças? Você pode usar as restantes e criar ganchos na parede. Um canto esquecido vira o hit do seu lar. Este exemplo vi na Casa & Jardim, local por onde passo sempre, para garimpar ótimas idéias. Visite o site! Você vai encontrar muitas coisasa bacanas lá!






Um pedaço de madeira, uns talheres antigos (se você não tiver, procure por feira de antigüidades em sua cidade - São Paulo tem uma feira embaixo do MASP, aos domingos e feira da Pça Benedito Calixto, entre outras; em Porto Alegre tem o "bric da Redenção" na Pça da Redenção). Esta idéia vi no blog Casa da Cris - aliás, acho Cris uma versão moderna de Julia Child ou Julie Powell do filme "Julie & Julia"!! Se você ainda não assistiu, assista!





Aqui em Joinville a chuva continua... 5 dias já, ininterruptamente! Abaixo, imagens de um dia de domingo!


































Beijos!!

domingo, 25 de abril de 2010

Bolinho de arroz...

Hoje é domingo e chove aqui em Joinville desde a última quinta-feira... tá friozinho. Chuva e frio abrem meu apetite. Fiquei pensando no que fazer enquanto vasculhava a geladeira e, descobri uma sobra de arroz... aham... Resolvi reciclá-lo transformando-o em deliciosos bolinhos. Você deve estar pensando: "pôxa, o blog parecia ser de decoração"... Eu esclareço: o blog tem a pretensão de mostrar várias maneiras de se reaproveitar as coisas em casa, inlcuindo sobras de refeições!
Gente, o bolinho tava delicioso... segue a receita garimpada no site Tudo Gostoso!

Bolinho de arroz

2 xícaras de chá de arroz cozido
1/2 xícara de chá de queijo ralado
1/2 xícara de chá de leite
2 colheres de sopa de cheiroverde picado
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
1/2 xícara de chá de amido de milho
1/2 xícara de chá de farinha de trigo
3 ovos
óleo para fritar

Misture tudo muito bem. Frite as colheradas em óleo quente, deixando dourar de ambos os lados. Escorra sobre papel absorvente.

Para finalizar, deguste... hummm...

sábado, 24 de abril de 2010

Quadro de recados

Olá...
um dia chuvoso como o de hoje, aqui em Joinville - onde alíás chove muito acima da maior média nacional - pede recolhimento, pede uma bebida quentinha. Eu sou gaúcha e tomo chimarrão diariamente. Aprecio a bebida muito mais quando esfria ou chove... Navegar na net atrás de boas idéias é bem mais gotoso num dia de chuva! Então, hoje: chimarrão + lap sobre o colo... Para o post de hoje selecionei idéias para fazer um quadro de recados. Aproveite uma delas e crie o seu! Sobras de tecido, um jeans velho, aquela roupa que foi queimada quando esqueceu o ferro de passar (acontece), uma velha janela jogada num lixão... use a imaginação!




Encontrei esta simpática idéia na revista Casa & Jardim. São pranchetas revestidas de tecido. A composição ficou muito original.









Este está no blog da Casa da Cris. A imagem mostra bem os detalhes. É muito fácil da fazer. Experimente!!










Aquela janela velha que você viu jogada por aí pode ter uma utilidade muito nobre. Esta foi transformada em quadro de avisos e espelho. Uma limpezinha, uma pintura nova e boas idéias: um objeto útil, decorativo e único!! A "janela-quadro" da foto foi encontrada na revista Casa & Jardim.



Aproveite seu final de semana!!
Beijos!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Garrafas - 02


Passeando pelo site da Casa & Jardim encontrei mais estes exemplos de utilização das garrafas na decoração da sua casa. Inspire-se nestas idéias e encha sua casa de cor!!






Beijos...

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Garrafas - 01

Você já pensou em alguma utilidade para aquela garrafa de vinho do jantar de ontem à noite? Antes de todo processo usual de descarte e reciclagem, podemos reciclá-las de outras formas. Elas podem virar objetos decorativos, como vemos nos exemplos a seguir.


Esta, cobri com pedaços de filtro de café usado. Basta remover o pó de café e deixar para secar. Depois de seco, rasgue em pedaços desiguais e cole sobre a garrafa utilizando cola branca. Depois da cola secar, finalize com verniz spray opaco. Desta forma a peça ficará impermeabilizada!








Já esta cobri com um fio para crochê. Passei cola branca na garrafa e depois fui enrolado o fio envolta da garrafa, com cuidado de não deixar espaços. Dá um pouco mais de trabalho do que com filtro, mas fica um resultado bem bacana, não? A impermeabilização é feita com verniz, também.







E esta foi feita com páginas de uma revista técnica, escrita com caracteres orientais. Foi Roger quem fez. Ficou original, não? Não esqueça de dar uma mão de verniz, que protege da umidade e dificulta que o pó acumule sobre a peça.






Gostou das idéias? Mãos à obra. Caso precise de dicas ou tenha alguma dúvida, deixe um recadinho aqui. Terei maior prazer em ajudar!

Boas idéias pra você!!!!

Rolhas de vinho - reutilize!


Como meu primeiro post escolhi as rolhas. Eu tenho um vaso de vidro que comprei - bem baratinho - para acondicionar as rolhas das garrafas de vinho que consumimos aqui em casa. Pensava apenas no aspecto decorativo. Aí, passeando pelo site Craftynest descobri outra utilidade para elas: um belo tapete de banheiro!!


A dona do blog inspirou-se num tapete de bambu da CB2.


Mas elas ficam lindas decorando... hehehe... do blog A Mad Tea Party With Alis!