Oi pessoas queridas!
Vocês gostam de madeira? Eu amo e os cupins também.. hehehe! Sabe a reforma? Pois é, agora começou o serviço pesado e estamos sendo surpreendidos por estragos dos cupins na madeira que passou alguns anos sem manutenção. Os bichinhos são fortes e em grande quantidade. Haja veneno! E, sim, esbarramos noutra dúvida: o quanto o veneno contamina a terra e quão agressivas são as opções atuais de contornar o problema. Preservar uma coisa significa danificar outra?
Estou "batendo uma bolinha" com a Sandra Guadagnin, do Madeira em Forma, pra achar soluções eficientes, duradouras e que preservem uma história de vida - foi a casa onde meu marido cresceu. Alguns de vocês podem achar loucura, porque como comentei com a Sandra, derrubar a casa original e construir uma nova sairia mais barato. Mas a gente tenta, de todo jeito, encontrar formas de manter o que existe, de conservar, de preservar e de deixar bonitinho. E imaginar o sucesso no final é o que nos dá ânimo pra continuar.
Então, a Sandra deu a ideia de fazer um diário no blog, mostrando com fotos e comentários a evolução da reforma. Por enquanto, só o antes e a bagunça, as descobertas diárias de novos obstáculos e a forma como iremos contorná-los.
Hoje vou mostrar umas fotinhos dos estragos dos cupins na madeira. Pra vocês perceberem a extensão da infestação e o poder dos bichinhos.
Essa pilha de madeira foi borrifada com veneno pra cupim! Tudo o que puder ser salvo, será transformado em móveis, prateleiras ou reutilizado na casa, onde serão trocadas madeiras danificadas por madeira tratada. Pela foto parece madeira boa, mas quando você aperta as tabuinhas, seu dedo afunda... hehehe.. é, só sobrou, em muitos casos, a tinta ou uma fina camada externa de madeira ressequida e parecida com papel!
Por hoje é só! Se você tiver alguma experiência no assunto e quiser dar sugestões, estamos abertos! Um beijo e uma ótima quinta pra você!
Oi flor...estou de volta e fim te desejar um 2012 repleto de alegrias, muita paz e saúde para todas nós!
ResponderExcluirEsse assunto de cupim sempre me interessa, tenho o maior medo deles descobrirem meus móveis kkk.
bjuss
Vânia Pinho
Não tenho experiência com cupins, mas já me interessei pelo assunto e vou acompanhar este diário.
ResponderExcluirSucesso neste belo trabalho de restauração da casa e do resgate de uma história de vida.
Boa tarde, um beijo.
Oi Luiza, obrigada pela visita!
ResponderExcluirDe cupim eu não entendo nada... Mas aproveitando a reforma, manda as fotos e medidas do ambiente que preferir para minha postagem especial: SUA CASA COM DETALHE, assim eu faço um projeto e te dou umas dicas "na faixa" para a sua casa.
Amei seu blog, estou xeretando tudo...Conteúdo muito bom!!!
Bjo
Luíza, obrigada por estacionar seu carrinho no Pingos e Gotas. Espero que goste do que encontrar por lá. Não sou ainda muito experiente na área, mas procuro fazer direitinho meu trabalho.
ResponderExcluirMas aproveito e te desejo boa sorte na restauração da casa onde seu marido nasceu, pois o desafio será grande, heim. Com calma, perseverança e boa vontade vocês conseguirão transformá-la num verdadeira encanto.
um grande abraço,
Bjsssss
Oi Luiza,
ResponderExcluirObrigada pela visita!
Sempre vale a pena restaurar, pena que os cupins acabaram muita coisa, né?
Tenho pavor de cupins já sofri com eles e atualmente, fico muito atenta pois estou construindo numa área de mata atlantica, região natural deles.
Depois conta o que você usou, me interessa...
Quero acompanhar sua reforma... boa sorte!!
bjs
Oi Luiza td bem?
ResponderExcluirMenina..entre nesse site www.antigua.com.br, e no menu entre em Azuejaria Brasil...veja os patchwors para essa parede...depois me fale o que achou ( parede descascada).
Bjus
querida!
Paula Kasas
Oi Luiza,
ResponderExcluirEu já tive problemas com cupins e vivo na luta. Já gastei muuuuuuuuito com os bichinhos.
Beijos 1000 e um restinho de semana maravilhoso para vc.
www.gosto-disto.com
oi Luiza
ResponderExcluirOlha, deu cupim na cabeceira da minha cama box, usamos vários veneninhos e receitas caseiras mas não adiantou... tivemos que joga-la fora, apesar do lado da frente ser bem bonito, com capitonê e tudo.Um noite a gente acordou e tinha uma bola de cupim no capitonê, perto da nossa cabeça, pensamos que estavam mortos.
Não sei se vale a pena tentar recuperar esta madeira, uma pena realmente.
Muito bacana reformar a casa que seu marido nasceu!!!
bjus amiga
Luíza, eu adoro móveis e objetos de família, e isso implica em cuidar, algumas vezes, dos cupins. mas a gente dá um cansaço neles, viu...
ResponderExcluirbeijão, feliz ano!
Uau Luiza, que estrago eh?
ResponderExcluirVai ter muito trabalho pela frente mas com toda certeza vocês sairam vitoriosos e o resultado final irá compensar todo esse trabalho.
beijinhos e uma ótima sexta pra você.
Olá Luiza!
ResponderExcluirMuito legal seu blog, parabéns pela ideia de preservar esta casa, pois a história que ela contem será contada em várias gerações.
Um feliz 2012 para você e sua família.
Beijos...
Fátima.
http://mariamariarte.blogspot.com
ai que delicia recuperar casa, moveis e tudo eu amo essas coisas voi acompanhar tudinho para aprender tb!
ResponderExcluira Sandra é um amor né?! amo ela.
querida vim desejar um lindo final de semana pra vc viu
bjinhus.
Olá belinha! Querida, quero convidá-la a participar dos sorteios em meu blog:
ResponderExcluirhttp://bomboneca.blogspot.com/2012/01/super-sorteio-pra-vcs.html
Te espero lá!
Obrigada, bjzzz...
Aline - BomBoneca
Hola preciosa, buen comienzo de año!!!
ResponderExcluirBesos, desde España, Marcela♥
Oi, Luiza!
ResponderExcluirUau, você tem um grande projeto pela frente! Sou bibliotecária e odeioooo cupins!! Perdemos 30% dos nossos livros na biblioteca antiga por causa dos cupins. Chegaram a comer discos de vinil!
Boa sorte na empreitada e nos mantenha atualizadas!
bjs!
Menina, que loucura esses bichinhos hein ??
ResponderExcluirAqui eu ganhei uns móveis bem antigos, eu já estava toda empolgada, mas qual o que... tudo infestado... Mas não teve jeito de aproveitar, estava tudo igula vc falou, oco por dentro...teve só um destino :
Fogo #quedó !! srrss
Mas vou acompanhar a saga, é sempre bom a gente poder aprender como se livrar dessas pestes !!
Bjus 1000 querida
No hay nada más bello que conservar lo antiguo y restaurar con cariño, la reforma puede resultar pesada pero luego llega la recompensa.
ResponderExcluirBeijos
Oi Luiza, é a Vi, como Pepa falou tivemos que colocar fogo em alguns moveis que ganhamos, esses bichos são terríveis e caso nãos sejam eliminados eficientemente vão empestear outros moveis e madeiramento.
ResponderExcluirBoa sorte em sua empreitada.
Beijos,Vi
OI Luiza, tudo bem?
ResponderExcluirQue chato essa história dos cupins, nunca tive problemas com eles, mas já vi relatos de que eles acabaram com toda a fiação elétrica da casa, por isso tenho muito medo desses monstrinhos.
Tomara que vcs consigam resolver o problema.
Bjos.
Oba! isso aqui vai ser melhor de acompanhar que novela! E concordo plenamente com você: vale a pena preservar.
ResponderExcluirVai contando, muito me interessa. Bom trabalho,
Jô
Olá Bom Dia Luiza,
ResponderExcluirAgradeço o Carinho!!!
Adorei o post, os bichinhos fazem um grande estrago mesmo...nossa!!!
Feliz Terça!!!
Com Chuva ou Sol o importante é ser Feliz!!!
1000 Beijokinhas
Oi Lú, está sumida, passei pra te desejar um bom fim de semana.
ResponderExcluirNa casa da minha mãe nós aplicamos um produto chamado Penetrol.
Bjos...