Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Paredes...

Oi pessoas queridas!! Andei com uma preguicinha de atualizar o blog, mas hoje descobri porque! Eu não gosto de calor, nadinha. Apenas o suficiente pra poder tomar um chopinho gelado de vez em quando, pra poder vestir uma roupa leve, pra apreciar uma pracinha ou jardim, pra sentar debaixo do guarda-sol no verão e olhar o mar, ao longe... hehehe. Não suporto suar! Gosto mais dos dias frios, do inverno, dos últimos dias de outono e dos primeiros dias ensolarados da primavera - que ainda são frescos, apesar do sol, e muito coloridos, perfumados... Então, gente querida, no calor meu corpo padece, meu cérebro trava (igual ao notebook, rs) e tudo cansa muito mais! Sim, vocês devem estar se perguntando, o verão acabou em Porto Alegre? Não, queridos, tivemos uma trégua! Desde ontem cai uma chuva agradável e a temperatura caiu mais de 10 graus. Aí, tarde chuvosa, me trouxe aqui... Devo dar uma sumidinha, outra vez, mas é pra cuidar da saúde, tá? Volto logo!

Agora, o que quero compartilhar com vocês hoje. Na reforma, estamos atrás de opções pras paredes (muitas de madeira foram abaixo por causa dos cupins e outras, teremos de intervir para trocar rede elétrica e hidráulica). Gosto muito de tijolos à vista. Assim, uma das opções será remover todos os azulejos, descascando as paredes (algo que já tinha em mente) e revestir apenas as áreas molhadas e próximo ao fogão, já que precisaremos quebrar azulejos da cozinha pra isso e não há mais iguais pra substituir. Se fossem poucos, seria fácil, mas a parede é grande.  

Abaixo, uma seleção de dicas do que podemos fazer nas paredes. Algumas, a gente faz sem ajuda.. hehehe! Noutras, você pode precisar de uma mão extra. Mas de qualquer forma, pense na forma mais sustentável de reformar sua parede, caso queira e precise. Encontrei, também, um simulador de listras - http://www.stripemania.com/. Dá pra brincar um pouquinho!

A seleção abaixo é da Revista Casa & Jardim e do meu acervo pessoal. Nesta primeira imagem, tábuas de caixotes de madeira foram fixadas à parde. Lembre de se prevenir contra os cupins, ok.


Tijolinhos à vista, do jeito que eu gosto. A Carla Maciel da Arquitrecos vai amar essa parede também. Que tal os garimpos de grades de ferro expostos nesta linda parede?


Olhe as listrinhas? Dá pra você fazer - eu fiz! 


Esta parede de listrinha abaixo é o quarto da minha caçula... não reparem na bagunça do quarto porque a foto foi tirada assim que mudamos. Hoje já está mais bonitinho. Usei fita métrica pra medir e fita crepe pra separar as cores. A largura foi aleatória.


Esta ideia aqui tinha planos de fazer na cozinha. Vamos ver se consigo os azulejos! Também pensei em usar adesivo sobre azulejo branco, ou decoupage como alternativa. 


E acreditem, existe um azulejo assim prontinho. Explico: o azulejo/piso já é feito imitando um mosaico! Espia este... mas é bem carinho.. hehehe!


Pretendo fazer algo parecido com a madeira que sobrar na casa: um suporte para plantas na parede. Que ambiente aconchegante, né? Já pensou fazer uma refeição numa mesa assim, próximo de um jardim...


Olha o tijolinho de novo! Adorei as mesas apoiadas sobre cavaletes... trilegal!


Uma faixa de ladrilhos hidráulicos na parede.. que tal? Mas olha, se você não tem algum antigo guardado aí, melhor preparar o bolo: as pecinhas novas são bem caras...


Um belo e grande quadro apoiado no chão também enfeita uma parede deixando-a cheia de graça.


Papel de parede e um espelho antigo! Repare no charme das cadeiras combinadas aos bancos de madeira.


E um tecido bacana também pode revestir uma parede!


Se você gostar e quiser mais opções de tijolinhos, espia esse blog aqui: Carol Carneiro
Um beijo enorme e muita inspiração pra você!!





20 comentários:

  1. Oi Luíza! Amei muito mesmo a parede com tijolos a vista!! Nem sei se amei mais os tijolos ou as grades, pois sou apaixonada por ambos!!! Boa sorte na empreitada! Tenho certeza que vai encontrar uma forma linda e sustentável de resolver a questão. Voto na alternativa de azulejos formando um mosaico, pois hoje nestas lojas de azulejos fora de linha pode-se encontrar as peças a R$ 5,00 cada. Ou se achar que pode dar certo que tal revestir com o piso vinílico padrão madeira como fiz naquela cozinha há um tempo atrás? O legal é que o material é sustentável, feito com PVC reciclado, aguenta umidade e é fácil de instalar. Tem uns tons de madeira muito lindos. O piso é Fademac Ambienta, tem bem clarinho e em diversas texturas.
    Grande abraço!!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Luiza que boa essa chuvinha!meu jardim está renovado...gosto de calor só mesmo no mar e nadando muito.rsrs
    Amiga, minha casa foi construida toda com tijolos de demolição...algumas paredes rebocamos e pintamos para dar um descanso visual e para valorizar os ambientes.
    Belo post!
    Bjos e bom final de semana.
    Sílvia

    ResponderExcluir
  3. Olá flor,vim retribuir a visita e sentei no sofá...que dicas ótimas!Adorei seu cantinho, seu blog é show...


    Beijosss¨*

    ResponderExcluir
  4. OI Lukita..
    Lindo post...e o piso que a Carlinha ta falando a Villa Bella ( minha loja ) tem...rsrsrsr
    Bjus querida.

    Paula Kasas

    ResponderExcluir
  5. Olá, Luiza
    Obrigada pelo teu comentário carinhoso no blog Sm.
    Todas estas ideias de decoração de paredes são inspiradoras e originais.
    Parabéns pela criatividade no quarta da tua filha! Gostei imenso.
    Bom final de semana.
    Ficas sempre com Deus,
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. oi Luiza, então suas filhas pegaram 2 dias de sol por aqui, o que estva difícil de acontecer, pois estava mudando o tempo varias vezes ao dia!!!
    agora falando da postagem. Eu sou louca por paredes de tijolos. Só não pode ficar ao lado do fogão, porque a gordura entranha!!!
    mas fiquei enlouquecida com a foto doa zulejos mravilhosos, ou adesivos, aquelas cores estão DIVINAS. A foto que fica embaixo da parede da tua filha. Gostei de saber que vc colocou a mão na obra e pintou!

    bjus, boas reformas! e um ótimo findi

    ResponderExcluir
  7. qt coisa linda heim, amei aquele suporte para plantas tb posso fazer na cobertura ,aquele quadro gigante tb lindo demais há se eu visse um assim para comprar eu nao pensaria duas veses maridão nao gosta que fura paredes só as dos quadros mesmo ,mas eu quero mais quadros kkk,

    amei tudo post maravilhoso cheio de boas intençoes , adorei!

    bju bju

    ResponderExcluir
  8. São tantas opções lindas que a gente não consegue escolher a mais bela...mais a parede com tijolos aparente está um charme!
    Então..quanto ao meu post de hoje...eu pensei muito antes de fazer, mais como eu não consigo me calar diante de certas situações eu resolvi fazer...agora colocarei uma pedra sobre esse assunto...e bola pra frente.

    bjuss e um lindo findi

    Vânia Pinho

    ResponderExcluir
  9. Luiza, sou como você, gosto é do frio. Tenho pavor de calor. Quando morei em Mato Grosso andava me arrastando naquele sol escaldante. Gosto é do clima daqui de Curitiba mesmo, friosinho de dormir com edredon.
    Ahh, uma idéia mais linda que a outra. Os tijolos aparentes são lindos. Dias atrás juntei alguns azulejos antigos, onde demoliram uma casa, vieram com um monte de cimento grudado, mas não me intimido, já dou um jeito.
    Legal que estão com todo o pique para terminar a casa. Um dia vai!
    Agradeço a passadinha na minha cozinha. Que bom que gostou. Estava meio sem graça de mostrar, me parece tão pelada ainda. hehehe... Essa minha tendência ao exagero em tudo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. La decoración queda preciosa.
    que tengas un feliz fin de semana.
    un abrazo.

    ResponderExcluir
  11. Adoro tijolinhos!E vc passa anos convivendo com eles e não enjoa...Quando enjoar, pinta de outra cor,rsrs...
    Gosto também de bancos de madeira, acho que deixam o ambiente mais acolhedor...
    Bjs,Ana

    ResponderExcluir
  12. Que lindo Luiza, amei as fotos mais rústicas, a primeira e a segunda, são belissimas,estou contente com a chuva, o calor estava demais, um bom final de semana. bjos.

    ResponderExcluir
  13. Ameiiii esse mosaico o melhor é que facilita muitooo o trabalho e fica lindooo
    bjbjbj
    Monica
    coisasdaminhacasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Luiza!!
    Estou retomando as visitas nos blogs e tive a grata surpresa de ler seus comentários no meu blog.
    Então passei prá retribuir e olha isso! Outra grata surpresa em percorrer seu cantinho cheio de idéias e com uma proposta tão importante. Realmente, ao prestarmos atenção nas possibilidades de reaproveitamento nossa mente se abre e aí com criatividade e muita vontade saem coisas lindas!!
    Adorei tudo por aqui e já estou te seguindo.
    Um beijo !!

    ResponderExcluir
  15. Luiza,
    adorei a primeira parede, com retalhos de caixas e também sou fã de tijolos aparentes, especialmente aqueles escuros e meio desiguais.
    Lindo post.
    Tenha um ótimo final de semana.
    Beijos
    Tereza

    ResponderExcluir
  16. Oi querida lindas imagens, gostei muito da parede q você fez para su filhota !!!
    Tnha um lindo domingo, bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Luiza,
    Adorei as sugestões, estou usando tijolo aparente lá na minha construção, mas, na cozinha e banheiros as paredes serão revestidas com cerâmica e no quarto e closet os tijolos serão pintados de branco.
    Ótima semana pra você...bjs

    ResponderExcluir
  18. Ei Luiza querida!

    Amei as listras do quarto da sua filha. sexta passada fizemos no quarto da minha irmã caçula que está viajando e estamos preparando uma surpresa pra ela quando voltar. Depois mostro no blog o resultado.
    Bjokas!!!

    ResponderExcluir
  19. Nossa, quanta inspiração, Luiza!! Dá vontade de mudar tudo lá em casa!! Quem sabe mais para o final do ano eu possa fazer alguma coisa... Daí te conto!

    bjs!

    ResponderExcluir
  20. Pena que a gente não tem fotos dos quartos de SP.

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!