Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Ambientes corporativos: luz e cor!

Oi querida(o)s! No post de ontem falei da luz do sol, suas tonalidades e seus efeitos sobre o nosso corpo. Hoje vou falar deste tema em ambientes corporativos. 

Uma decoração sustentável não privilegia apenas reaproveitamento - e também não só o nosso lar. Em casos onde não é possível reaproveitar materiais (contudo você verá exemplos de empresas que vão além disso), saber aproveitar a iluminação natural, usar a cor a seu favor e um mobiliário adequado também são formas de decorar sustentavelmente. 

É sabido que ambientes corporativos desejam produtividade! O que atualmente está sendo bem difundido é a relação entre ambientes propícios à produtividade e o bem estar do funcionário. Neste tema entram as questões de ergonomia, conforto, luz, cor e espaços de lazer dentro das empresas. Pra este post, neste momento, interessam luz e cor. 

A sensação que tínhamos ao entrar em determinadas empresas, que não comércio varejista, era de frieza, de desconforto. Pensando nisto, muitas empresas tem investido em iluminações adequadas, que não comprometam a visão, não causem fadiga, e que também tragam conforto. O resultado é uma iluminação indireta deixando-a mais confortável, muita luz natural, o uso de mobiliário que remeta à madeira e suas texturas - e que traga  um pouco de alegria e calor -, e a quebra de alguns paradigmas na decoração, a exemplo da empresa Google e de agências de publicidade & marketing (como exemplo, pois existem muitas outras empresas que se utilizam das mesmas ideias na decoração de seus escritórios) pioneiras no que diz respeito a inserção de objetos lúdicos e cores alegres.

Nas imagens abaixo, retiradas do Blog da Lopes, com texto de autoria da designer de interiores Maura Fritzen, dicas para quebrar um pouco a monotonia utilizando adesivos de parede - outra forma de transformar ambientes com baixo custo. Observem as cores do mobiliário, da iluminação e da entrada de luz natural (excelente opção para economizar energia e aproveitar melhor o que o sol nos dá de graça durante o dia: LUZ).







"No site da Portogente tem uma matéria interessante sobre a relação entre iluminação e saúde dos trabalhadores. Se quiser saber mais sobre o assunto, clique aqui."

Eis que surge então o Google, com cor, luz e objetos lúdicos que incentivam a criatividade, auxiliam na solução de problemas e trazem bem estar com alta produtividade. Se vocês trabalhassem aí, desejariam voltar pra casa ao final do expediente? Sonho de consumo de 10 entre 10 profissionais da área de TI, o modelo Google faz muito sucesso! Na seleção abaixo você verá utilização de luz natural, ambientes externos, muita cor e reaproveitamento... se quiser ver mais, vá no site fottus. São do escritório Google em Zurique.










Esta abaixo, de um escritótio Google no Brasil, provavelmente São Paulo, mas não sei ao certo. Encontrei no site da RGV Web.


Esta na revista Exame do escritório em São Paulo.


E esta do escritório na Austrália. Vi no site Referans Design Blog.


Agora uma seleção de ambientes em agências de publicidade & marketing. Esta é da agência de publicidade Neogama, São Paulo-SP. Encontrei no site Arco Web.


Esta é a agência de Publicidade Brandbase em Amsterdam. Encontrei no site Greenstyle do Greenvana. O mobiliário é todo feito a partir de paletes. Observe a iluminação natural nesta imagem e as cores claras nas paredes.


Mais uma da agência Neogama. Esta do site Soline Móveis.  O site traz uma lista das 10 agências mais criativas na decoração (e mais imagens para inspiração), e a Neogama é a primeira da lista. Observem luz e cor!


E então? Viram como a decoração sustentável pode se estender além das portas do nosso querido lar? 

Inspirem-se e tornem seu ambiente de trabalho mais confortável, produtivo e sustentável!

Beijos...

P.s.: não esqueça que está acontecendo um sorteio por aqui, ok! Se não se inscreveu, ainda dá tempo!!


29 comentários:

  1. Muito interessante, parabéns pelo blog e por tudo postado.

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiza!

    Passei para agradecer a visita e desejar um lindo dia para e já aceitei o convite estou ido visitar o blog de sua filha.

    Beijos...

    Fátima

    ResponderExcluir
  3. Olha eu de novo, amiga, não consegui acessar o blog da Anne.

    Veja com ela e avise para poder fazer uma visita.

    Bjus.

    Fátima.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Luiza. Realmente a idéia do momento é criar espaços de trabalho mais atraentes, confortáveis e saudáveis,respeitando contudo a diversidade de funções de cada setor, isso se estende não só à escritórios mas hospitais, escolas, indústrias com a intenção de resguardar o meio ambiente e a saúde física/emocional/produtiva do trabalhador.
    Bjos e bom final de semana.
    Sílvia

    ResponderExcluir
  5. Oi, Luiza!
    Cheguei aqui pelo blog da Fabiana Tardochi. Achei lindo o seu blog; a imagem de fundo é simplesmente maravilhosa. Já vou te seguir pra saber sempre das novidades. Tb sou adepta do consumo consciente e tdo q se refere à sustentabilidade. Se puder, vá lá no meu Ateliê da Maitê. Bjs. Maitê Rodrigues (www.ateliedamaite.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  6. Adorei os ambientes!!!Já quero um adesivo de parede beeem lindooo!!


    Beijos¨*

    ResponderExcluir
  7. Oi Luíza!!! Adorei este post! Muito raro realmente ver soluções de reaproveitamento em ambientes corporativos. Sua seleção de imagens demonstrou que é possível e com resultados espetaculares!! Grande abraço e um maravilhoso fim de semana para você!!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lu ... Tudo de bom esses ambientes, todos de muito bom gosto ... aodro adesivos, acho q complementam qualquer ambiente. Agora show mesmo é o colorido do escritório da Google ... bem a minha cara, dá até gosto trabalhar num lugar assim, onde a gente se sente em casa lietralmente ... bjsssss e bom final de semana pra vc !

    ResponderExcluir
  9. Amei! Achei super pertinente a abordagem, e a energia hoje no Brasil está nos custando muito caro, literalmente.

    Luiza seja sempre bem vinda na Jubiart, semana que vem teremos outros modelos de mensageiros trabalhados com lacres...

    Um ótimo fim de sexta p/ vc!

    Beijooooooooo

    ResponderExcluir
  10. Oi, Lu!!! Saudades demais!!!

    Meu treinamento já tá acabando e se Deus quiser logo compro um not pra voltar a ativa!rs

    Bjsssss!

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pela visita ao meu cantinho e por participar do sorteio. Boa sorte! Bj

    ResponderExcluir
  12. Oi Lu,
    Adorei o post, aliás as fotos que vc tirou no post anterior ficaram lindas!!
    Luz é tudo na nossa vida, seja ela natural ou artificial. O importante é que as empresas hoje em dia tem a preocupação em fazer com que os funcionários e visitantes se sintam bem nos seus ambientes!!

    bjos

    ResponderExcluir
  13. Luiza
    a luz, o sol ... sao tudo!!!
    Fico pensando porem nos paises escandinavos :/ onde a populaçao tem a luz solar por apenas metade do dia!
    Ruim ne?!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Cada dia mais as empresas se preocupam com o bem estar dos funcionários !!
    Graças a Deus, aqueles ambientes escuros e tenebrosos estão ficando para trás...quer dizer, menos nos órgãos públicos né, rrsrsr

    bjus 1000 querida

    ResponderExcluir
  15. Oieee,
    Adorei....dizem que o escritorio do Google tb e assim Conceito....o bem estar dos funcionarios reflete na produção.

    Bjus

    Paula Kasas

    ResponderExcluir
  16. Oi Lú! tudo bem ai amor?

    eu estou melhor sim Lú, eu estou tomando o Tandrilax 500 mg que me faz bem para a coluna ,mas acaba com meu estomago, mas eu prefiro a dor de estomago q a da coluna, Deus me livre é uma dor terrivel, mas hoje fui na academia e fechei um pacote semestral que inclui, Pilates, Hidrobaike,Hidroginastica,natacão e Yoga, olha que pacote sencacional!sabe o preço? 6x de 137.00, achei barato demais e a academia é gigante 3 andares 2 piscinas aquecidas enormes fechei sem pensar , sei que será bom pra minha coluna pois foi tudo o que o meu médico pediu a anos que venho procurando e agora que mudei aqui tem essa academia, coisas de Deus, antes teria que ficar pulando de academia pra academia aí eu acabava nao indo mais.
    agora comentando sobre sua postagem, amei Lú,muito educativa incentivando a sustentabilidade, a minha casa é assim luz natural estamos economizando muito e a noite eu mandei fazer cortinas com blecout para escurecer e tb moveis claros pois ajuda na iluminação.

    Lú, tem sorteio aqui? como assim eu nao vi kkk,vou participar tb!

    bjinhus linda, bom descanso!

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Lu! Parabéns pela postagem, esclarece, orienta, isso é muito bom. Fico muito feliz com suas visitas lá no re-inventos e quanto a mesa,foi dada uma demão de branco, depois risquei e pintei. Fizemos um mosaico em vidro. É impostante que os cacos tenham a mesma espessura. Deixei secar e apliquei rejunte p/ revestimento. Lixei as bordas com lixa ferro 120. Um lindo final de semana. bjs

    ResponderExcluir
  18. Olá Luiza,

    Tem tudo a ver sim...ambientes que estimulam o bom desempenho e criatividade, adoraria trabalhar em uma empresa assim....

    Feliz Sábado!!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  19. Oi Luiza, é a Vi, eu gosto muito da luz natural, de olhar janela, creio que trabalho melhor em locais assim.
    Esse ambiente da Google é super legal, trabalhar em uma empresa que valoriza os funcionários é tudo de bom.
    Muitos beijos,vi

    ResponderExcluir
  20. Oi Luiza,
    O lugar onde eu trabalho é tão feinho... Acho que vou copiar estas imagens e mandar por e-mail para o Secretário do Trabalho par ver se ele se inspira para melhorar o nosso ambiente de trabalho.
    :)))
    Beijos 1000 e um ótimo final de semana para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  21. Post sensacional, Luiza! Eu sou suspeita em falar de adesivos, sou super fã e tenho em 3 ambientes aqui de casa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. A iluminação e a funcionalidade tem que andar juntas para melhor desempenho e para a qualidade de vida no trabalho e em casa.
    Adorei o post.
    :)
    Bjo
    Re

    ResponderExcluir
  23. Thanks for your response Luiza!!
    Also, I was looking at your daughters blog. I like it!!
    XOXO

    ResponderExcluir
  24. Olá Luiza, vim conhecer o seu cantinho, através do blog da Susi, me encantei com o nome do seus blog e cá estou.Ja estou seguindo pois gostei muito !!Super bjs,

    Elo
    http://brasileirasimsenhor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. BOA TARDE!
    Estava passeando pela 'net' e encontrei seu cantiinho !
    Achei um encanto!

    Gosto muito de fazer 'amizades' para compartilhas dicas e sugestões craft e ainda pensamento e frases.

    Dá uma passadinha no meu ^^
    artesdejulia.blogspot.com

    Ficarei esperando sua visitinha !

    Bjs
    e BOA SEMANA !

    ResponderExcluir
  26. Adorei o post.
    Bjs Patrícia
    patriciajoge.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Trabalhar assim deve ser muito bom...
    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir
  28. oiii linda tudo bom imagens lindas tudo muito funcional e animado pra desestressar, assim até da vontade de ficar no trabalho

    ResponderExcluir
  29. Cada ambiente mais Top que o Outro.

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!