Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Pequenos prazeres

Oi gente querida!! Todos nós temos pequenos prazeres e alegrias no dia-a-dia! Existem aqueles momentos em que a dor, o sofrimento e problemas diversos afogam nosso ânimo e não vemos prazer em nada! Em dias assim, nada melhor que sair um pouco da rotina, olhar pela janela e apreciar o sol (mesmo q seja de 40°), uma árvore, nuvens no céu, o cachorro do vizinho deitado de costas com as perninhas esticadinhas, o gato no telhado de zinco quente, tomar uma chuveirada fria, fazer um suco beeem gelado (vale até de pacotinho), ou então um chocolate quentinho, admirar o trabalho árduo de uma formiguinha (e perceber que  ela está viva porque ninguém pisou nela - olha a adrenalina que é a vida da formiguinhaaaa, gente!!), observar as moscas (sim, as nojentas moscas também possuem beleza) voando em círculos num balé interminável (ainda bem que guardei a comida, hehehe)... são tantas coisas bobas, pequenas, mas que nos tiram do foco triste e nos fazem ver os fatos de outras perspectivas! Vale a pena! O problema não some, a tristeza talvez diminua, o sofrimento, quem sabe, também. Entretanto, a gente consegue perceber que existe mais vida além da vida da gente, que existem mais dificuldades, maiores ou menores dependendo de quem as vê! 

O meu prazer particular é o chimarrão. Mesmo quando estou sozinha, tomo. Marido diz que a cuia costuma criar teias de aranha na minha mão, porque esqueço de passar adiante. O ritual prega que devemos encher a cuia com a água quente, beber até o fim (e não só um gole como os paulistas acham que se toma, rs...), até "roncar", encher de novo e passar adiante. Mas como acostumei tomar sozinha, acontece de eu esquecer que tem mais gente esperando sua vez... 

Gaúcho que se preza leva a cuia e a garrafa térmica pra qualquer lugar. Pra praia, no carro durante uma viagem (não posso mais fazer isso porque a minha bexiga é nervosa, rs),  ao lado da churrasqueira enquanto espera uma linguicinha ficar pronta, no trabalho, no parque, enquanto passeia com dog pela rua, no supermercado (sim, eu já vi), ainda não vi no cinema mas não duvido, no shopping (o Barra Sul aqui em Porto Alegre tem chimarródromo com água quente e local para descartar a erva usada), na escola, na rodinha com amigo(a)s... e o chimarrão também é o meu pequeno prazer diário, um ritual, pra passar a manhã, a tarde, o entardecer. Mais que isso, não durmo! É como café com cafeína, o chimarrão tem a teofilina que mantém a gente um pouco acesa, acordadinha...

Fiz o meu pela manhã e vou continuar tomando depois do almoço (é digestivo). O enfeitinho foi minha mana que me deu de presente. Comprou em Horizontina (sim, a Gisele Bündchen nasceu lá, mas antes dela nascer, eu já tinha nascido e ia muito pra lá, rs). Muitos amigos, muita história... e meu irmão, cunhada e sobrinho fizeram sua vida na simpática cidadezinha! A erva mate, compro no Mercado Público, no centro de Porto Alegre. Adoro passear por lá!! Agora estão realizando a feira de material escolar.


E como marido adora um cafezinho (pra não sucumbir ao soninho que dá depois do almoço), passei um antes de limpar o fogão! 


Pra ele, na xícara...


Pra mim, no copinho de louça Mini Bel's da Oxford!


"O prazer em pequenas porções..."


Bonitinho, né? Uma coisa tão bobinha, mas tão gostosa de se fazer em casa, num feriado morno! Aliás, as nuvens estão se aglomerando e, quem sabe, - né Eva e Sílvia e Lu Gastal - quem sabe chova!! As três são gaúchas (são mesmo, ou foram importadas?) e moram pertinho de mim. No Blog da Eva sempre tem coisas lindíssimas pra se inspirar! Na Sílvia, dicas preciosas de arquitetura e decoração. Na Lu Gastal, mimos maravilhosos feitos em tecido e outros artesanatos - e um PAP pra aprender a fazer chimarrão, hehehe! E enquanto a gente aqui passa calor, a Susi e a Regina andam revezando maus bocados com o frio intenso! Uma hora nos EUA, outra na Itália, as nevascas deixaram o inverno delas muito mais gelado. Mas a amizade e a troca de conhecimento permitido pelos blogs leva muito calor humano pra elas! As duas são especialistas em achar novos usos para móveis e objetos de decoração em geral, artesanato, coisas bacanas pra se fazer com os pequenos em casa! Visite-as!

Aqui no blog, não deixe de participar do sorteio, tá? O prazo é até 17/02, 23:59h. Dia 18/02 faço sorteio!! Boa sorte!

Beijos!

P.s.: gente, no fim da tarde eu já estou assim.. só na água gelada.. rs!

14 comentários:

  1. Oi Lu !
    Que post delicioso para mim!!! Eu amo chimarrão, minha família é toda gaúcha, mas eu, como "raspa do tacho", fui cair aqui nessa cidade, que diga-se de passagem, não curte muito esses pequenos prazeres (pelo menos a maioria!).
    Adoro fazer chimarrão, colocar ervinhas, inventar ele doce, de tudo! O hábito se foi depois que meu pai morreu, mas sempre que avisto uma rara turminha do chima, entro na roda !! rs
    Beijão e bom chimarrão !

    ResponderExcluir
  2. Luiza, adorei o texto, crônica da nossa cidade...muito bela.
    Obrigada por me incluir, também estou aqui nesse calorão, marido pintando algumas paredes e eu esperando para colocar tudo no lugar novamente.
    Bjo grande e bom feriado.
    Sílvia

    ResponderExcluir
  3. Ahhh adorei!
    Tudo, o texto e as fotos, coisa mais fofa!!

    Beijos
    http://www.malditabeleza.com
    @malditabeleza

    ResponderExcluir
  4. Nossa Luíza que post MARAVILHOSOOOO!! Amei sua reflexão. Sabe que me deu vontade de ir para cozinha fazer um agradinho para meu marido e filhos? Beijinhos Jú

    ResponderExcluir
  5. Ei Luiza, obrigada pela visita em meu blog e o recado carinhoso.
    Adorei o seu, sustentabilidade é o caminho. Sou sua nova seguidora.
    GRande abraço
    Lella
    www.ballelas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Luiza

    Realmente, os pequenos prazeres fazem muito bem pra vida da gente. Apesar de gaúcha, dispenso o chimarrão e aceito o cafezinho (mesmo no maior calor) e dispenso o churrasco (sou vegetariana e como a saladinha, o arroz e o feijão com muito prazer. Adoro a simplicidade desses momentos...
    Muito obrigada pela dica da pintura, tenho me divertido muito inventando moda, vou postando aos poucos, nos meus planos ainda está pintar a casa antes de terminar as ferias...rsrsrs!!!
    Um abração!!!

    ResponderExcluir
  7. oi Luiza, obrigada pelo carinho, estou melhor querida, tomando remédio claro pois esses convenios médicos demoram tanto para atender que se fosse por eles a gente morre de tanto esperar, só vou começar o tratamento no final desse mes, por enquanto apenas os remédios me fazem bem, mas estou indo.

    bjionhus e uma linda noite para vc!

    ResponderExcluir
  8. Pequenos prazeres = pequenas felicidades...

    Adoro!!

    Beijoquinhas :*

    Boa Sexta-feira \º/

    ResponderExcluir
  9. OI MINHA FLOR, PASEI PARA CONHECER SEU BLOG E DESCUBRI QUE TAMBEM ES GAUCHA, EU SOU DE URUGUAIANA , MAS MORO EM PASO DE LOS LIBRES ARGENTINA, TENHO MINHA ERVA MATE BRASILEIRA , TAMBEM TOMO SOZINHA PORQUE A DAQUI E DIFERENTE, IGUAL TOMO...
    AMEI SEU BLOG, VENHA VISITAR O MEU ....
    BEIJOS DE FRESIAS E LAVANDAS****
    REGINA IARA

    ResponderExcluir
  10. Experimentei chimarrão somente uma vez. Há muito tempo... Meu cunhado foi passear no Rio Grande do Sul (que eu ainda não conheço) e trouxe pra nós. Gostei, mas ainda prefiro um cafezinho... sou mineira, uai.

    Um lindo final de semana pra você querida Luiza.

    ResponderExcluir
  11. Oh my goodness! I adore your stove!
    I want one like this.
    XOXO

    ResponderExcluir
  12. Luiza morei na cidade de Rio Grande lá pertinho do Chui por 3 anos. Sabe que não me acostumei a tomar chimarrão?
    Meu filho que e carioca, hoje mora em Porto Alegre esta bem acostumado e gosta.
    Amei teu post, sempre digo em meu blog, não precisamos de muito para ser feliz...
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Ô de casa!Tem gente? Posso entrar?
    Tarde pra responder, já entrei.heheheh
    Bom! Pra começar uma amizade parte do principio que devemos falar a verdade, eu já deveria ter respondido mas eu não consegui, pois estou aqui a 3 dias embebida em seus textos e penso neste vou comentar(vou ler só mais um pouquinho...)como um livro que não se consegue largar,ah! mas o chimarrão foi decisivo.
    Cut beijos e aproveite a trégua do calor

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!