Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

domingo, 12 de agosto de 2012

Projetinho...

Olá pessoas! Dá série "encontre o chocolate" - e eu encontrei, hehehe! Fiz um bolo de cenoura com recheio de chocolate meio amargo, derretido, dentro! Ficou bem gostoso... filhota levou metade pras crianças do lar que o grupo de voluntariado da escola visita, pra alegria da criançada - no resto tinha mais chocolate, tá! A receita peguei lá no blog da Vinni, do Amehlia Digital. A Vinni colocou pedacinhos de chocolate e usou forminhas de cupcake. Eu fiz na forma de furo no meio e derreti o chocolate, dica da Fernanda Reali (derreter o chocolate). Visitem os blogs e conheçam estas duas mocinhas!



Fim de semana foi na casinha, marido limpando o quintal, juntando entulho... e começamos a remoção da tinta no móvel que falei pra vocês nuns posts atrás. Ele está judiado meeeesmo! Vai ser um desafio! Mas é uma forma bacana de marido lembrar dos tempos de infância! Afinal objetos, cheiros, sons sempre evocam lembranças, não é?

Esta peça era um louceiro (guarda-louças). Era composta de uma parte que ficava fixa acima do balcão e que se perdeu. Sobrou a parte inferior onde pretendemos montar o bar. Esquecido por todoss no galpão que tem nos fundos da casa, foi deveras comprometido pelos cupins! Não fotografamos as gavetas, mas aparentemente estão boas. Só vamos precisar remover a tinta antiga, tratar a madeira contra os cupins e repintá-las. Já o balcão... Ontem e hoje: remoção de tinta e ainda não saiu tudo. Tiramos algumas fotos para que vocês entendam a dimensão da coragem... hehehe! Primeiro o "antes".





O louceiro era parte de um conjunto - uma antiga sala de jantar, com mesa e quatro cadeiras! Sobrou apenas uma cadeira. A mesa e as outras não sabemos que fim levaram. Olha a cadeira aí...


O assento da cadeira e as portas do louceiro tem este xadrez estofado neles. Vamos ter que trocar isso também! Agora, o "durante" no balcão...




Viu a luvinha roxinha? Tem que usar, tá? Nada de trabalhar com tintas, veneno pra cupim, removedor de tintas sem proteção! Uma máscara também é recomendável!

A gente aqui tem um longo caminho pela frente! Daqui uns dias mais umas fotinhos do durante! Buscamos auxílio com pessoas experientes no assunto. O Amauri do blog Restaurações Dom Moleiro tem nos dado dicas, por exemplo, sobre a remoção da tinta, preenchimento dos buracos feitos pelos cupins... Uma outra dica, também crucial para recuperação do móvel, veio da Sandra, do blog Madeira em Forma. Ela costuma tratar a madeira contra os cupins deixando as peças em quarentena, debaixo de uma lona plástica, bem vedada, durante um mês - aplica o veneno, cobre, etiqueta e deixa repousando.  Só depois disso vem a restauração da madeira, pintura e etcs... E se vocês também estão tentando recuperar peças de madeira, visitem o blog destas duas feras que citei acima!

A, e a pitangueira já está com flores de novo! Admirem...



Um beijo pra vocês, uma semana ótima e muita inspiração!

32 comentários:

  1. Que final de semana gostoso! As peças são muitos bonitas, vale o investimento. Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiza! adoro passar por aqui e o bolo ficou demais...junto com o prato, um show de imagem...tuas ideias são sensacionais...beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Muita coragem encarar aquele móvel. O gostinho que fica depois que estiver pronto será mais gostoso, tipo o chocolate no bolo, só um pouquinho, mas é boooom.

    Bjos


    Gláucia

    ResponderExcluir
  4. Luiza,
    imagino que o trabalho será grande. Mas imagino também que será compensador!
    Aguardo, curiosa, o resultado.

    Uma semana feliz para você! :)

    Beijinhos,
    Carol
    Um blog simples
    Facebook
    Lojinha

    ResponderExcluir
  5. Luiza,

    Nossa esse louceiro e esta cadeira são simplesmente maravilhosos, vou ficar acompanhando o trabalho pois será árduo , mas com o seu bom gosto com certeza valerá a pena, estou sentada logo na frente na primeira arquibancada de boca aberta torcendo para ver o final.
    Um gde bj!
    Ana Martins

    ResponderExcluir
  6. Gostei de ver a coragem Luíza!!!! Eu confesso que só de pensar o quanto você vai ter que lixar eu já fico com preguiça!!! Mas vai com tudo pois estou doida para ver o resultado!!!
    Grande abraço!!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Luíza, é a Vi, já estou curiosa para ver pronto, mas tirar tinta, lixar dá um trabalho muito grande.
    Nossa pitangueira também esta florida, se não tiver ventania, vamos ter uma ótima colheita.
    Beijos,Vi

    ResponderExcluir
  8. Adorei, você achou... Que maravilha de louceiro!
    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir
  9. Oi Luiza .Em primeiro lugar obrigado pelo "fera" .Compre ,se ainda não tiver , uma lixadeira orbital ,que vai te ajudar muito no lixamento e deixará o acabamento da madeira melhor.Mas compre se possível um Makita ou Black & Decker que são ótimas Use lixas n° 60m para desbastar e n°320 para deixar a madeira bem lisinha .Vocês vão gostar muito do resultado .Se tiver dúvidas mande um e-mail.Bjsss



    ResponderExcluir
  10. Oi, Luiza!!!
    Boa sorte com o desafio!!! Ele não é pequeno!!! Mas, acho que valerá a pena restaurar o móvel que evoca tantas lembranças, né? Bjs. Maitê Rodrigues - www.ateliedamaite.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Lukita,
    Voce é corajosa menina...mas acho que vai ficar lindo, porque a estrutura dele é bacanérrima.
    Vai dar um trabalhinho sim, mas ve-lo pronto deve ser um prazer e tanto...

    Beijokas
    Paula Kasas

    ResponderExcluir
  12. Estou restaurando uma penteadeira,vamos ver no que vai dar ,vou por no blog,abraço.

    ResponderExcluir
  13. Olá, minha filha adora bolo de cenoura, ela faz minha vizinha fazer esse bolo pra ela. Onde consegues essas maravilhas de moveis antigos. Eu estou a procura de uma cadeira antiga para meu escritório. Vou ter que garimpar alguns brigues. Bjos e tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  14. Que bom que vc já conhece outros
    países agradeço a visita, vc é uma amiga sempre presente.
    Ah esse bolo huummmm, bom tudo aqui
    está maravilhoso, adorei
    Bjuss
    Rita!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Luíza,
    O bolo de cenoura e o meu preferido!!
    Quanto a restauração, vai ficar maravilhoso depois de pronto, pois o móvel possui um design interessante.
    bjim

    ResponderExcluir
  16. Que peça linda!!!
    Tenho certeza que vai ficar show.
    Da trabalho , mas o resultado é sempre surpreendente.
    bjs.... tô de olho.

    ResponderExcluir
  17. Luiza,

    O bolo deu água na boca...amanhã tem uma receitinha de pavê de morango bem fácil.

    Adorei as dicas para restaurar a peça, vou ficar de olho para ver o resultado final que com certeza será lindo.

    bjs

    ResponderExcluir
  18. Eita que delicia, adorO, vou começar meu criado agora vc me incentivou hehe...criado que marido encontro la na esquina de casa, agora voltando aos seus moveis vão ficar lindooos, nao vejo a hora de ver tudo prontinho LÙ.

    um bjãozão amada.

    ResponderExcluir
  19. Oi Luiza!
    O feriado aqui é de Assunção de Nossa Senhora (Padroeira da cidade) e devido a um projeto que estou participando tive que vir... rsrsrs
    de qualquer forma está bom né??
    Bjos e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  20. Luiza essa peça é linda, vai valer a pena o esforço!
    Bjss
    Mel

    ResponderExcluir
  21. OI Luiza,
    Quero uito ver como vai ficar este móvel e esta cadeira. Eles tem um formato lindo e podem ficar muito interessantes!
    xoxo

    Gosto disto!

    ResponderExcluir
  22. Oi Luiza!! Que delícia de bolo heim? Nossa que trabalheira vc terá!!! Boa sorte tenho certeza que ficará lindo!!!
    bjs
    Cimara

    ResponderExcluir
  23. Oi Lu!
    Já ouvi falar da versão em desenho, vou ver!! Adoro!
    E esse balcão hein? Quero ver pronto!
    Bjssss

    ResponderExcluir
  24. Oi Luiza, respondendo a sua pergunta, sim comprei as letrinhas na loja Linna, obrigada pela visita.
    Agora esta móvel que vc tá restaurando é muito bonito, vai ficar lindo depois de pronto, quero ver, bjs.

    ResponderExcluir
  25. Ola vim passar no seu blog , porque vi um comentário seu em outro blog por isso decidi ver seu blog e dar uma opinião sobre ele, sinceramente gostei muito mas muito do seu blog, e queria fazer um convite para voce visitar o meu para ler meus poemas http://assombrado-mc.blogspot.com faza bom proveito

    ResponderExcluir
  26. Oi Luíza, só hoje encontrei teu email pedindo o nome do meu blog.
    Peço desculpas e agradeço muito o carinho.

    Blog: piteisdadinha.blogspot.com.br

    Bjssssssssssss.

    ResponderExcluir
  27. Oi Luíza, foi muito bom te encontrar no meu blog, pretendo estar sempre por aqui, então até breve.

    Obrigada pelo carinho.
    Bjsssss e um bom final de semana.

    ResponderExcluir
  28. Luiza, querida, como não sou tão corajosa quanto vc (rs) contratei um rapaz para pintar minha cama. Eu sonhava com uma cama de ferro, mas depois da pintura descobri que o que eu queria mesmo era uma cama branca... estou in love com meu quarto! ;) Bom, comecei a contar isso para dizer que mesmo usando máscara o rapaz ficou com os olhos inchados por causa da tinta. Faz bem em se proteger. Vou ficar aqui ansiosa aguardando o "depois" do louceiro...
    Delícia de bolo, menina! E a delicadeza dessa flor de pitanga? Tudo de bom!
    Bjo&Carinho,
    Jussara

    ResponderExcluir
  29. Nossa Luiza!
    Esse móvel tem um potencial enorme para ficar lindíssimo! Estou louca para ver como vai ficar!
    beijos pra vc e bom fds! :)

    ResponderExcluir
  30. Tudo muito bom
    Bonito
    Fofo
    adorei
    Bjuss
    Rita

    Um final de semana cheio de brilho!!!

    ResponderExcluir
  31. Eu tô louca pra ver o resultado final desse móvel.
    Um abração!!!

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!