Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

sábado, 15 de dezembro de 2012

Após a mudança...

... as comparações! Agora vem o "antes&depois" dos ambientes da casa, pessoal! Vamos começar pela cozinha, que já está quase pronta. Quase, porque faltam ainda pequenos detalhes, mas conforme os acréscimos acontecerem, vou atualizando aqui! No final do post, uma novidade na web pra gente curtir! Não deixem de ver...

Vamos comigo, então, ver a casa? Imagens de "antes", "durante" primeiro... 


Esta era a cozinha antes. Daquele balcão ao fundo, sobrou a pia de inox que foi para a churrasqueira.


Essa janela foi removida. À direita dela, tinha uma porta. Agora tem um vitrô. Nesta área que fica agora a mesa de refeições.


As paredes que vocês vêem ao lado do freezer (que ficavam entre a sala de refeições e a cozinha) foram removidas! Este piso escuro, também...



Na área de serviço ainda falta colocar o tanque. Estamos nos virando sem. Aliás, no apartamento passamos 2 anos sem tanque. Então, uns dias a mais sem, dá pra suportar tranquilamente!



Esta geladeira, quando pegamos a casa, já não funcionava mais. Ela será reformada! Mas com nova função... aguardem!




As três imagens acima são da parede da cozinha e de parte da área de serviço, onde ficam hoje os balcões da pia. E o radinho que alegrava nossos dias com música.


À direita, parte do banheiro, e à esquerda, parte da área de serviço, vistos da cozinha. Espia o desenho dos cupins na madeira.



No vidro dessa porta, agora removida, cortei meu braço, hehehe... 8 pontinhos! Mas não foi por isso que tiramos ela, tá? Nada de vingança, rs... Estava totalmente comida por cupins!


Aqui o início da saga dos azulejos...





A porta de correr utilizada no lugar daquela porta de madeira com vidro.



Agora, como está hoje, uma semana após a mudança...


Aqui, antes da colocação do tampo de granito. Aquele pote laranja em cima do freezer é um antigo balde de gelo, da marca "Eva" (quem lembra) de plástico laranja (super na moda, né?) Ganhei de uma amiga, a dna Araci... e o pote verde, decorado, ganhei da minha filha, que agora acondiciona a erva de chimarrão, viu Anne! O freezer estava com a carcaça enferrujada e problemas no funcionamento. Mandamos pintar e consertar. Tá novinho em folha!



Aqui já com o tampo e com marido, preparando uma caipirinha, digna de uma sexta-feira exaustiva!


Onde estão estas banquetas, faremos um tampo preso à parede, para refeições rápidas! Tínhamos imaginado fazer algo assim na mureta, ao lado da mesa de refeições. Mas as banquetas ficaram tão lindas ali, que mudamos de ideia. Como podem ver, ali tem uma parede de tijolinhos. Era uma porta (toda comida por cupins mostrada lá em cima), que foi retirada e o buraco fechado. Um pouco à direita está uma porta de correr, de aço. Esse relógio, pagamos R$ 12,00. Como estamos ficando idosos e ceguinhos, os números grandes são essenciais.. hahaha! Perdoem a falta de produção pras fotos. Mas já estava ansiosa pra mostrar os resultados...


Aqui um pedacinho da área de serviço...






Lembram do "home" que fiz revestido de chita? Colei com dupla face ali.... ficou bacaninha, né? As latinhas de chá, sobre a geladeira, a dourada, ganhei da minha querida amiga Maria Estela (SP). A bandeja, revesti tem uns anos já, com guardanapo. Mas vai ganhar roupa nova nova! As outras, são chinesas, de chá, ganhadas num evento.


Baleiro que era da sogra...


Em cima da geladeira, latinhas que ganhei da querida Luciana, do Babalu Artes. E um bowl que ganhei num sorteio da Lu (Calma que estou com pressa) com a Claudia (Claudia ao Extremo).


Aqui, dá pra ver como ficou sem as paredes que existiam separando a sala de refeições da cozinha. Ela ficava ao lado de onde está a geladeira agora. A escadinha que leva à área íntima, revestimos de porcelanato, como o restante da cozinha.


E a mesa de refeições, no canto oposto. Ali onde está este vitrô, era uma porta. Foi removida.



Do lado esquerdo desta imagem acima, na parede, tinha uma janela basculante.



Faltam uns quadrinhos pra alegrar as paredes. Estou providenciando...


E, se não mostrar a árvore de natal, fica o aquário de natal.. rs... um aquário que recheei com laços de fita vermelha e prata, umas correntinhas prateadas e luzinhas. Fica no chão da sala de tv, ao lado do rack. 

Até aqui, o que mostrei de decoração sustentável na casa hoje, foi o reaproveitamento completo dos móveis do apê anterior, que serviram na casa perfeitamente, como se tivessem sido feitos para ela. Mais sorte, impossível, né? Não fizemos nenhum móvel novo. Os anteriores tinham 2 anos de uso, portanto, novíssimos ainda!

Aliás, "mudando de saco pra mala" (mas falando de móveis ainda) dias atrás conversei com Paulo Cestari, da Caçambaria. E vejam que bela novidade! A proposta deles é justamente o que sempre falamos aqui no blog: aproveitar peças que a gente já tem e dar uma renovada no visual. Achei super bacana e recomendo uma bela olhada. Eles tem blog, o Caçamba Blog e estão no Facebook. Assim como outra(o)s colegas de blog e artesãos, estão fazendo sucesso e obtendo lucros com reciclagem e renovação de móveis e objetos de decoração! Fica a dica!!

Alguns dos produtos produzidos por eles...





Bacanas, né? Lembram o alegre mercado de Embu das Artes, em SP.


Bem, espero que tenha matado a curiosidade de vocês por enquanto. Daqui uns dias, mostro o restante! Um beijo e excelente semana, repleta de inspiração...


35 comentários:

  1. Adorei cada cantinho, cada detalhe! Trabalhar com música faz tudo parecer mais fácil...Vai juntando as fotos para o livro!
    Muitos bjnhos,Ana

    ResponderExcluir
  2. Menina, que bom gosto nos móveis! Parabéns. As cadeiras azuis são lindas, a mesa com as cadeiras cromadas também! Quanto ao aquário... Me encheu de inspirações aqui para casa! Beijos e parabéns pela criatividade e bom gosto! Paula

    ResponderExcluir
  3. Que mudança hein? Ficou tudo muito lindo!!!!Parabéns!!!!Bjks

    ResponderExcluir
  4. Caraca Luiza, vendo o "antes" deu pra ter uma noção melhor do quanto ralaram...Parabéns! Cara de cafofo feliz, aconchegante. A cozinha é linda, cheinha de detalhes feitos no capricho. Tô esperando pra ver o resto! Beijo e bom sábado aí, aqui tá uma chuva lascada...Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Esqueci de comentar: bem bacana esse site, adorei a proposta colorida das peças. Bom, móvel antigo eu adoro, né? beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Luíza!!
    Apesar do cansaço, é uma delícia mudar de casa, né? Melhor ainda é poder deixar com a cara da gente!!! Fico sonhando com a "minha", de fato, pois moro de aluguel! Adianto que está mais perto do que longe do meu sonho se tornar real! A tua casa está um mimo! agora quero ver as arteirices e miminhos que vais fazer!
    Beijinhos e um domingo lindo pra ti!
    http://pathyarteira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Tudo muito lindo!
    Essa parede com azulejos coloridinhos é um sonho!
    Imagino sua saga até chegar a esse resultado...
    Mas certamente vale muito a pena, e me dá esperança de um dia concluir minha casa!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Luiza, claro que vcs trabalharam muuuuuito,mas pra quem acompanhou do lado de cá parece que foi tudo tão rápido!!
    Muitos parabéns por tanta energia, tanta vontade de curtir a casa. A transformação esta incrível, super atualizada, super gostosa, bem aconchegante, ta tudo lindo!!!!!!
    vou conhecer a pagina que vc nos mostrou.

    bju, lindo domingo pra vcs!

    ResponderExcluir
  9. lindo,mais nada...
    simplesmente curta tudinho com muita saude e paz.
    pois vcs merecem.
    beijocas,fique bem.
    bela semana.

    ResponderExcluir
  10. OiI ADOREI SUA COZINHA. aQUELES AZULEJOS COLORIDOS SÃO LADRILHOS? dfICOU CLARA, ACONCHEGANTE, LINDA MESMO!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu, sabe que estava ansiosa para ver a parede de azulejo? Ficou linda! Parabéns, sei cada cantinhos foi planejado com carinho e isso é bom demais. Ah, recebi u email da Caçambaria, belíssimos trabalhos, né? Tudo que a gente gosta. b js

    ResponderExcluir
  12. Luiza, como a cozinha ficou linda, tudo muito iluminado, atual e aconchegante...parabéns para vocês!e que a casa nova proporcione muitas felicidades!
    Vou passar lá, conferir a tua dica de blog.
    Bjos e ótima semana.
    Sílvia

    ResponderExcluir
  13. OI LÚ, AMEI TUDO O QUE VI, PRINCIPALMENTE O DETALHE DOS AZULEJOS NA PAREDE, FICOU LINDO!
    VOCÊ DEVE ESTAR REALIZADA, NÉ AMIGA??
    ESTOU ANSIOSA PRA VER O RESTANTE, AH O JARDIM...
    BJOS E BOA SEMANA...

    ResponderExcluir
  14. Linda ficou sua cozinha!to indo ver o blog da caçambaria! bjo!

    ResponderExcluir
  15. Luiza querida. Estou adorando conhecer sua nova casinha. Que o menino Jesus derrame sobre seu lar todas as bençãos e as maiores dádivas neste Natal. Um abraço, querida.

    ResponderExcluir
  16. Luiza, sua casa é iluminada e clarinha, do jeitinho que eu adoro!rsrs
    Está linda minha amiga!
    Vocês estão de parabéns pelo trabalho!
    Os azulejos da cozinha deram um trabalho enorme, mas valeram a pena!
    Ficaram de uma delicadeza sem igual!
    Espero que você já esteja inteira pra aproveitar a casa como merece.
    Beijo grande, fique com Deus!

    ResponderExcluir
  17. Nossa ta ficando tudo muito lindo mesmo...Felicidades na nova casinha.

    Bjs Sandra

    ResponderExcluir
  18. Oi Luiza.
    aos poucos você transformou um espaço sem graça em algo de muito bom gosto, só analisando foto por foto vi as transformações lindas que ficaram e adorei o HOME em chita, ficou tudo muito lindo.
    Bjs.
    Silvia.

    ResponderExcluir
  19. Lú,

    Adorei o seu novo lar, muito aconchegante...desejo de coração que vocês sejam muito felizes.

    Parabéns!
    bjs *.*

    ResponderExcluir
  20. Oi Lu, a parede de azulejos ficou bacanerrima, sua casa está ficando uma graça. Parabens !!!

    ResponderExcluir
  21. Uau, ficou cute! Aliás ficou mais claro e iluminado também. E o que dizer dos azuleijos? UM SONHO!!!
    Parabéns!
    Aos poucos você vai transformando sua casinha em um lar :)
    bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi Luiza, sua casa está ficando linda...valeu o trabalhão, não foi?
    Parabéns!!
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Luiza sua cozinha ficou uma delícia, tudo claro e arejado. O trabalho valeu à pena, agora é só curtir a cozinha com muitas coisas gostosas e engordativas.


    Bjos


    Gláucia


    ResponderExcluir
  24. OI Lukita querida.
    Fiquei até emocionada com a sua casa.
    Muita bacana seu projeto de reforma, e as mudanças com certeza foram para muito melhor.
    A saga dos azulejos, valeu muito a pena.
    Deu toda a bossa da cuza e da área de serviço.
    Quanto ao seu aquario de nata, já estou copiando, ok???

    Beijokas natalinas com amor.

    ResponderExcluir
  25. Luiza querida!

    Estou voltando pra desejar a vc e sua família um lindo e abençoado natal!

    Bjo enorme amiga!!

    ResponderExcluir
  26. Lu vim hoje lhe trazer uma mensagem de Natal, beijos

    Que neste Natal você desfrute cada momento com imensa alegria e que seja formado um elo de Paz, Amizade e Amor. Feliz Natal e Boas festas !!!

    ResponderExcluir
  27. Luiza, que bela transformação! Acompanhei a saga dos azulejos e, menina, como valeu a pena! A retirada do piso escuro e daquelas paredinhas foram grandes sacadas. Gostei demais!
    Delícia passar o Natal na casa nova, né? Coisa boooaa!
    Feliz Natal para vcs e um ano novo cheio de mais histórias felizes!
    Com carinho,
    Jussara

    ResponderExcluir
  28. Lu queridaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa q cantinho lindo, quanto amor em cada lugarzinho ... tá ficando tudo lindo ... afinal, foi feito com muito amor e com as mãos da dona em cada cantinho ... te desejo muitas felicidades neste natal e sempre, q vc seja muito feliz no seu lar doce lar ... saudades, em janeiro em volto com carga total rsrs bjs bjs bjs

    ResponderExcluir
  29. Luiza minha querida, passei pra te desejar um Feliz e abençoado Natal!
    Grande beijo.
    Muita paz e luz!

    ResponderExcluir
  30. Oi Luiza...Adorei as transformações ...
    Desculpa a ausência ...correria de fim de Ano...Mas não poderia deixar de passar aqui para agradecer por mais um ano que juntas estivemos compartilhando momentos de alegria. Espero que possamos no ano que se aproxima prosseguir compartilhando este carinho e amizade.
    Desejo do fundo do meu coração Um Feliz Natal com muito Amor, Paz , Saúde e muita Esperança...
    Beijos!
    San...

    ResponderExcluir
  31. Que show estas imagens... Passando pra desejar que seu Natal seja repleto da presença de Jesus em sua vida. Felicidades

    ResponderExcluir
  32. Luiza, mas que super mudança!!! Eu adoro antes e depois e o de vocês superou qualquer expectativa! Ficou muito legal! Foi tudo você quem pensou?
    Adorei os azulejos da cozinha, o piso clarinho, a união dos ambientes... Ficou muito legal! Deve estar uma delícia a vida por aí, hehe!
    Um beijão e que 2013 seja um ano ainda melhor a vocês!

    ResponderExcluir
  33. Luiza, que delícia de cozinha a sua. Ficou maravilhosa, prática e original. Valeu a trabalheira toda. Os azulejos antigos fizeram toda a diferença. A parede de tijolinho pintada de branco. Uau! Li tudinho e apreciei cada imagem, até de como era antes.
    Quanto a Caçambaria, já conhecia o trabalho deles, é admirável o que criam, como interferem em detalhes e valorizam cada peça.
    É tão bom ver que tem muita gente valorizando mais os descartes, dando novo destino e tendo uma renda com isso.
    Grande abraço a você e a seu esposo que fizeram tudo com tanto capricho.

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!