Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Montevideo/UY - parte 02

Oi pessoas! Continuando o que comecei neste post aqui, vou mostrar um pouco mais da Montevideo que vimos. Adianto: não visitamos tudo o que queríamos e pretendemos voltar em breve. Adoramos o clima da cidade, a simpatia do povo e que chimarrão não falta lá... então, nos sentimos quase em casa, rs!  Ah, uma coisa que esqueci de dizer foi que as fotos foram feitas em 2010. Alguma coisa pode ter mudado de lá pra cá.

No prédio abaixo, me encantei com as grades da janela.


Na imagem abaixo, o Edifício "Pablo Ferrando". Como era um domingo, estava fechado. Aí fui pesquisar na internet e encontrei um pouco da história do prédio. "Foi criado pelo arquiteto Leopoldo J. Tosi em 1917. Tem um estilo eclético, ligando-o formalmente com o "art nouveau" europeu. Enquanto a arquitetura de vidro e ferro relaciona-se com os modelos europeus do final do século XIX, os dois níveis superiores pertencem, em seu tratamento, ao classicismo francês do século XIX." Fonte: site institucional de Montevideo. Vale a visita ao site, que tem muito a respeito da cidade, sua arquitetura e história. O prédio tem ainda uma outra curiosidade: reparem que existem dois "relógios" na fachada.


Um registra a umidade relativa do ar.


E o outro, a temperatura.


A seguir, a catedral metropolitana de Montevideo. O estilo é neoclássico espanhol. Sua construção, que foi iniciada pelo engenheiro militar Custodio de Saá e Faría e finalizada por Tomás Toribio, foi realizada em várias etapas, partindo do projeto original de 1790. A Catedral levou 14 anos para ser construída, contudo sua fachada sofreu diversas alterações: a primeira em 1860, outra em meados do século 20. Em 1804, mesmo inacabada, os moradores de "San Felipe de Montevideo" assistiram à consagração de sua Igreja Matriz, La Iglesia de la Inmaculada Concepción.


Estava tendo um evento (não quis ser inconveniente) e fiz poucos registros do interior. Minha câmera velha,  quando sem flash em ambientes fechados, pede tripé ou que a fixe sobre uma superfície firme. Não lembrei disso e ficaram bem ruinzinhas as imagens. Restou esta, um pouco melhor, com meu querido...


Aqui, na entrada da Catedral, existe uma réplica do plano de urbanização de Montevideo datado de 1748.


Na lateral da catedral, meu "alvo" preferido: uma bela grade!!!


Este aqui recentemente reformado destaca as grades trabalhadas no primeiro andar e os detalhes mais simples (porém não menos belos) da fachada... o Uruguay, de um modo geral, é um país muito seguro, com baixíssimo índice de criminalidade. No canto esquerdo inferior desse prédio, se ampliar a imagem, você poderá ver uma câmera de segurança... a gente passeia tranquilamente pelas ruas, sem medo algum!


Uma vista do calçadão...


Esta construção a aseguir está em reformas. O tapume em frente ao prédio dá detalhes de como ficará após a conclusão. Mas as grades, ah, estas dispensam explicação!



Sou encantada por fotos em P&B. Tentei registrar um pouco de luz e sombra (com limitações de conhecimento e tecnologia que tenho) e seu efeito nos detalhes arquitetônicos, nas grades, em portas...


E aqui, a parte deliciosa: o Mercado del Puerto. O espaço é dividido entre restaurantes, lanchonetes e vários ateliês de artistas locais. Escolhemos uma mesinha, num cantinho e esperamos ser atendidos. Na mesa, as carnes são servidas numa espécie de panela (a parte superior é como uma grelha que mantém as carnes afastadas da brasa - as brasas ficam no fundo da parte inferior). Por isso a refeição fica quentinha até você finalizar. A cerveja é de uma marca uruguaia. Aqui no RS encontramos dela facilmente nos supermercados.


Artistas locais que tocam violão e cantam entre as mesas.


As duas imagens abaixo não são minhas. As únicas que ficaram boas meeeesmo, foram as que tirei do marido e a que ele tirou de mim, e que mostram um pouco mais dessa "praça de alimentação". Entretanto, estas imagens abaixo ilustram bem como é o interior do mercado. As pessoas podem sentar-se ao balcão para comer ou em mesinhas. Nós preferimos a mesinha por ser mais gostosa pra conversar e compartilhar uma refeição saborosa.

O edifício do mercado é uma estrutura de treliça e pilares de ferro fundido, projetado e executado em Liverpool, Inglaterra, e montado em Montevidéu. Viste o site institucional de Montevideo e conheça mais da sua história clicando aqui e aqui.


A imagem abaixo retirei daqui - no mesmo site tem mais informações sobre o Mercado do Porto.


E então? Já está ficando com vontade de conhecer mais nosso vizinho? É um passeio maravilhoso! Por hoje é só. Continuaremos num próximo post. Beijos...

15 comentários:

  1. Oii, Lu !!!

    Q post lindo....viajei junto.

    Bom findi

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luiza, sou fã de carteirinha dessas grades de ferro trabalhado. Hoje é super difícil encontrá-las, tem que bater muita perna. Tô querendo muito encarar uma viagem, mas acho que até o final do ano será meio impossível. Se tudo correr bem, encararei uma mudança dupla ( casa + escritório ), com direito à obra! Será uma doideira, mas tô bem animada, pelo menos renderão alguns posts....rs. Fico feliz que tenha gostado de aparecer lá no blog, tenho um carinho muito grande por seus posts e, claro, por vc. Beijo grande e ótima sexta!

    ResponderExcluir

  3. Tem muitas opções, muita informação e cada coisa mais fofa, quando quiser visite o meu também , várias idéias de decoração. Virei seguidora!

    http://http://decorarereutilizar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Fiquei com muita vontade mesmo Luiza, arquitetura linda , a cidade parece ser encantadora!

    bju grande e um ótimo findi pra ti!

    ResponderExcluir
  5. Me deu foi uma saudade que você nem imagina,rsrs...A cidade tem um encanto todo especial !
    Um fim de semana cheio de sol pra você!
    Beijinhos, Ana

    ResponderExcluir
  6. Olá Luiza, que delícia deve ter sido a viagem. Também gostei muito dessas janelas grandes e antigas. Beijos e bom final de semana, Nanda

    ResponderExcluir
  7. É tão bom viajar, conhecer novos lugares e cultura.As fotos estão ótimas.Atualmente eu moro em Recife mas já tive oportunidade de morar no RGS e aprendi a gostar de chimarrão.
    Um abraço e ótimo final de semana para você.

    ResponderExcluir
  8. Luiza,

    Amo viajar! Para mim, é uma oportunidade de conhecer lugares novos bem como outros povos, outras culturas.
    Pois então, o estilo Art Nouveau é a minha paixão também!
    Noto que é predominante na arquitetura da cidade de Montevideo.
    Qualquer dia postarei algumas imagens do Centro Velho de São Paulo onde predomina esse estilo tão bonito.
    Lindas imagens!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  9. Oi Luiza.
    Que lugar lindo e cheio de histórias, viajei com você, lindas fotos.
    Bjs.
    Silvia.

    ResponderExcluir
  10. te coloquei nos favoritos, brigda pela visita

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Que bom viajar! Estava precisando para relaxar um pouco, viajo aqui!
    Tudo de Bom!
    beijinhos
    Cristina

    ResponderExcluir
  12. Recentemente vi na tv uma matéria sobre o Uruguai e fiquei encantada,nem imaginava que fosse um país tão cheio de lugares aprazíveis,me surpreendi de verdade e adorei saber mais sobre ele!
    Passando por aqui parece que viajei,realmente é muito lindo!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Oi Luiza!!! este post veio em boa hora, pois um amigo voltou recentemente do Uruguai e me falou super bem da cidade. Fiquei pensando em planejar para o fim do ano, pois acho que pode ser mais interessante que Buenos Aires. Grande abraço!!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Luiza, tudo bem?

    Nunca estive no Uruguai, mas tenho alguns amigos de lá, e vendo e lendo sua postagem me deu vontade de visitar esse país.

    ps.: talvez você esteja molhando muito as suculentas, elas precisam so um pouco d'água, e precisam tbém do sol e calor. Meus vasinhos têm furinhos por isso plantei as suculentas neles e espero q elas gostem da nova morada.

    Beijos, e um ótimo final de semana pra você

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!