Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

terça-feira, 9 de julho de 2013

Porta lousa, nossos tesouros e matéria prima

Oi pessoas! Estava falando com Ana Kroetz e com sua filha, a Carol, sobre tinta lousa. Discutindo sobre usar preto ou verde, acabei revelando que fizemos uma porta lousa aqui na casinha e elas perguntaram: você já mostrou? Não, né? Mas tenho um bom motivo. Como a porta lousa também é uma mesa, e ela é pra ser usada junto com a outra mesa que foi feita de madeira de demolição - que mostrei aqui - e, vamos usar na garagem e, a garagem ainda não está pronta, fui guardando (nossa!! quantos "essss"). O painel de madeira fixado na parede - que mostramos aqui - é parte das reforminhas que estamos fazendo por lá. As mesas são pra quando a gente tiver uma turminha grande pra recepcionar. Mas quando não estiverem em uso, ficarão penduradas na parede em ganchos que marido já fixou. Acontece que, uma das mesas era uma porta e marido achou pouco que ela fosse só mesa. Deste modo, teve a ideia de pintar um lado com tinta lousa. E claro que ele fez uma gracinha - veja a mensagem que deixou pra gente, escrita na lousa... piada, tá? Não levem a sério!!


Alguns dos objetos que marido está fixando no painel de madeira da garagem. Consegue identificar algum? A plaquinha "oficina" é do tempo da infância do marido.



Aqui, outra porta que espera uma ideia. Por enquanto, suporta os guarda chuvas no improviso.


Matéria prima...



As orquídeas "olho de boneca" estão cheias de botões??


Essa daqui está sim, com botões lindos!



Alecrim...


Este vaso recolhi da rua. Ele está rachado, mas marido fez uma cinta de arame de forma a garantir que ele não quebre. Eu plantei duas mudinhas de cidró. Um chá que lembra cidreira, muuuito gostoso. Ganhei as mudinhas de uma vizinha.


Abaixo, a hera crescendo na gaiola - mostrei aqui quando plantei... as mudinhas estão "fugindo" já!


Aqui os futuros botões do jasmim no pergolado que fizemos. O pergolado foi feito bem rústico com sobras de madeira da casa, no início do ano, que mostramos aqui. O jasmim cresceu um montão e a época da floração é agora. Mas não esperei que fosse florir já. Pensei: vai se adaptar primeiro e no ano que vem teremos flores. Mas, querendo me contrariar, cresceu e encheu de botões - plantamos tem 6 meses.




Que tal? Mesmo no inverno, a natureza nos premia com belas imagens, não é verdade? 

E é desta hera abaixo que tirei as mudas pra gaiola e pra um muro lateral da casa (mostrarei o muro em outra oportunidade) - a "matriz" continua crescendo linda!


E abaixo, as orquídeas "olho de boneca" plantadas nos troncos da pitangueira, que foram fixados na grade com ganchos, que por sua vez está presa no muro por parafusos. Já enraizou bem... vamos esperar as flores!


Aproveitem o inverno pra dar aquele trato nas plantinhas, adubar, trocar de vaso... logo vem a primavera e elas irão retribuir o carinho... Era isso por hoje! Espero ter inspirado vocês... beijos!

21 comentários:

  1. Nossa, quanta coisa nova hein... fiquei doida pra ver as orquideas floridas.

    ResponderExcluir
  2. Minha orquidea está florescendo tb...u-hu!!!!

    ResponderExcluir
  3. Que ideias maravilhosas!!! Já estou copiando pra fazer também!
    Um abração!!!

    ResponderExcluir
  4. Colhendo os frutos de seu esforço, está tudo lindo. Ainda bem que seu marido gosta dessas coisas, assim vc pode delegar. rs

    Bjos

    Gláucia

    ResponderExcluir
  5. Luiza querida é tão bom cuidar das plantinhas não é!? Adorei a porta multi funções, essa ideia da lousa é muito útil...
    bjo grande

    ResponderExcluir
  6. Luiza querida como é bom cuidar das plantinhas não é?! Adorei a portão multi funções, e essa ideia da lousa é muito útil...
    bjo grande

    ResponderExcluir
  7. Oi, Luiza! Muito legal essa dupla função do tampo/lousa! Carol resolveu fazer em quadrinho, acho que vai ficar muito fofo...
    Você tem dedo verde mesmo... Tudo crescendo lindo e florescendo, parabéns!
    Vou aguardar as idéias para as coisinhas que estão guardadas...
    Seu chato é organizado, rsrs...
    Beijinhos procê!
    Ana

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu, tudo bem?
    Como eu quero ter alguma parede com essa tinta lousa. Não vejo a hora de ter a minha casa pra poder rabiscar recadinhos na parede...
    Adorei suas fotos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu,
    Essa tinta lousa é uma loucura, adoro, mas ainda não fiz esse investimento....kkkk
    Achei o máximo as suas matérias primas e o recado do marido. As plantinhas estão lindinhas mas quando florescerem ficarão lindonas!!!

    bjo

    ResponderExcluir
  10. Oi Lú, lousa é sempre legal ter, pra deixar um recado, um lembrete, um carinho... Suas plantinhas estão lindas e em breve muitas orquídeas, amo orquídeas, mamis me deu uma mudinha, mas ainda é bem novinha vai demorar a florir.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  11. Adorei as ideias, show de bola!!!
    Bjoks
    http://tesourapapeleoutrosamores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. A ideia da porta lousa achei ótima. Aliás, a melhor parte sempre são esses recadinhos...rs! Suas plantas estão indo bem, a gaiola está ganhando uma outra carinha. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Luiza, criatividade impera aí na sua casa... quanta coisa legal... suas flores estão lindas!
    Paz e Luz
    Bjcas
    Graça

    ResponderExcluir
  14. Lu querida, seus post sempre me inspiram demais!!!
    Ameiiiiiiiiii a porta lousa, e a parede cheia de maravilhas está ficando divina!!! To apaixonada nela! :)
    Quantas plantas fofas!!!
    Beijosssssssss
    Vero

    ResponderExcluir
  15. Oi! Vi seu blog lá no formaplural, vim conhecer e adorei! Suas ideias para uso de portas são o máximo!
    Já estou te seguindo no bloglovin!
    Beijos,
    Rosa
    Le Paquet

    ResponderExcluir
  16. Amiga,
    Tenho que confessar que ri muito no começo, não sou loira mas fiquei toda confusa...rsrs... era muita porta que era mesa... que ainda não é hahaha Foi quase como brincar de sudoku, foi difícil entender =D
    Mas no final tudo deu certo!
    Achei linda a lousa e tb prefiro verde.
    Suas plantinhas estão uma graça... adoro alecrim!
    Um bejim bem grande!

    ResponderExcluir
  17. O que me encantou mesmo foram suas plantas, por aqui andamos incentivando uma horta.
    abs
    Marquesa

    ResponderExcluir
  18. Hola Luiza hace tiempo veo su blog y me encanta , espero seguir compartiendo con usted
    Muchos cariños
    Angélica

    ResponderExcluir
  19. Luiza, vc disse aquela porta com os guarda chuvas espera uma ideia e que tem essa função por enquanto, no improviso... mas, menina, gostei tanto dela ssim, com os guarda chuvas pendurados! Gostei é pouco, amei!
    Abraço!


    ResponderExcluir
  20. Olá, qual a cor e marca da tinta utilizada para fazer a lousa? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angélica,

      qualquer tinta esmalte fosca em cor escura. Aqui usamos um verde bem escuro. Mas pode usar preto, azul, rôxo, enfim, a cor que você preferir ou mais combinar com o seu ambiente. A única ressalva é que seja tinta esmalte (pode ser base água) e seja fosca (não seja brilhante). Pra limpar, é só passar paninho ou esponja seca.
      Abs...

      Excluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!