Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Vidros coloridos...

Olá pessoas! Abrindo o facebook hoje dei de cara com uma fotinho do casamento da Gabi (do blog ScrapBi) - o blog é repleto de dicas e coisas lindas, destaque à aba sobre o casamento dela. Aí lembrei que vi um post dela sobre pintura em vidro; juntei com outras ideias a respeito que tinha guardado numa pastinha "to do" e vim compartilhar com vocês ideias e técnicas. 

Pra colorir vidro, existem formas das mais variadas. Contudo, a técnica que estou querendo usar por ora, é a que utiliza tinta. Vou deixar aqui pra vocês alguns links com PAPs de forma que possam testar aí também. A primeira, é a que usa tinta vitral. Eu achava que tinta vitral precisava de forno, e estava com 50% de razão! Tem um tipo que necessita forno, e outro não. A que usa forno, acredito que seja mais durável. Já a outra, não permite lavagem frequente. Isso porque a pintura é realizada no exterior do recipiente.



As duas imagens acima são do blog Casando sem Grana. O PAP está aqui e está bem explicadinho, recheado de dicas. 


Este vidrinho vermelhinho é da Gabi (ScrapBi). Veja aqui como ela fez e as dicas que disponibilizou no post. Sempre aprendemos com a experiência dos outros - aliás, o blog Casando sem Grana foi ela quem indicou. Nestas duas técnicas usadas com tinta vitral (das imagens acima) as garrafas são pintadas externamente. Isso facilita muito se você quer usá-las como vasinhos, podendo colocar água em seu interior sem comprometer a pintura.


Reparem na beleza destas garrafinhas azuis. Desconheço a técnica utilizada, contudo dá pra tentar um efeito igual ou semelhante. Estas estão no blog Fabiana Moura. O blog tem ideias lindíssimas pra decoração de festas.


Essas garrafas em tons degradê de azul estão no site da Martha Stewart e usam a mesma técnica das garrafas abaixo. A diferença desta técnica da anterior, está no tipo de tinta, na técnica em si e no resultado final obtido. Enquanto as primeiras ficam transparentes (como vitrais), nesta segunda elas ficam com aspecto interior leitoso e sem transparência.


Acho que já mostrei a imagem acima em algum outro post, mas finalmente encontrei a fonte e a forma de fazer. Tanto nas azuis como nas em tons de amarelo, laranja,  a tinta usada foi a acrílica. Desta vez o interior da garrafa é pintado.O aspecto das garrafinhas é brilhante e facilita a limpeza externa sem receio de estragar a pintura. Contudo, pra você colocar água dentro delas, o blog La Chica de La Casa de Caramelo (pode clicar sem medo) ensina um truque - porque a tinta acrílica é a base de água/solúvel em água. O PAP para estas garrafas está aqui

Uma sugestão para você que quer usar os vidros e garrafinhas como vasos e não quer preocupação de ter sua arte danificada, é usar tinta esmalte. Ela é durável e resistente à água. Basta que os vidros estejam bem secos na hora de pintar. Particularmente não gosto de tinta esmalte por conta do preço, do trabalho que dá na limpeza de pincéis e do cheiro forte dos solventes. Os problema com cheiro de solvente e limpeza difícil dos pincéis já tem solução: é a tinta esmalte a base de água. Usei aqui na casa nas partes em madeira e aberturas de porta em ferro. Não tem cheiro, é solúvel em água e os pincéis limpam facilmente - só o preço continua alto, hehehe. 

Fonte: Flickr

Outro blog pra conhecer é o Limão Flor, onde encontrei os PAPs com tinta acrílica. Tem um bocado de coisas interessantes por lá.


Quem não gosta de tinta, pode usar cola, entre outras opções. A Casa Abril dá 10 ideias para você decorar vidros.


Ou pode usar fitas coloridas. Ideia no blog Decoração e Invenção.  

Gostou? Espie os blogs citados e aprenda a pintar seus vidrinhos sem medo! Beijos e muita inspiração pra você!

36 comentários:

  1. Gosto muito de cor! Essas garrafas são um achado...Lindas!
    Beijinhos, Ana

    ResponderExcluir
  2. Somos apaixonadas por vasinhos com vidros coloridos, sempre dá para fazer uma ideia diferente! Além de ficarem super charmosos! ;)

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas.
    Deu até vontade de sair pintando, mas meu negocio não é tinta...hahaha
    Adoro tambem os vidrinhos coloridos sem nenhuma pintura.
    De qualquer forma, eu amei o post.
    Obrigada!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ola Luiza
    Eu amo vidros,sinto uma leveza neles....amei as tecnicas,mas as garrafinhas azuis são tão charmosas...querida,obrigada pela visita,seja sempre bem vinda a Ana é uma querida amiga,lindo dia,beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Luiza, esses vidrinhos ficam lindos. Já fiz alguns aqui pra casa, usando garrafinhas de refri com rótulo retrô. Pintei por dentro mesmo, pois só uso em dias de festa e sem água dentro. Qualquer dia desses testarei com tinta para vitral. Obrigada pelas dicas, beijo!

    ResponderExcluir
  6. Oi Luiza, adorei as dicas. Já cliquei nos links e vou correndo conferir, obrigada por compartilhar...
    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir
  7. Oi Luiza,
    Adorei saber que a tinta vitral não precisa de forno, pois as garrafinhas ficam fofas.
    Que vc tenha uma ótima terça-feira.
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  8. Oi Luiza,
    Eu gostaria de pintar uma porta de vidro, mas tenho medo de arriscar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Amei todas Lú!
    Estou mesmo buscando inspiração pra fazer umas que estão guardadas aqui.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  10. Luiza,

    Gostei das dicas!
    Fáceis e deixam as garrafinhas de vidro elegantes e bonitas, não é?
    Vou aprontar em algumas que tenho por aqui!
    Obrigada por compartilhar!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  11. Se tem uma coisa que gosto é de decorar com garrafas e vidrinhos. Já fiz várias técnicas de pintura e todas foram duráveis.
    Minha última invenção foram uns copos que fiz com verniz vitral. Coloquei um pouquinho dentro e fui fazendo desenhos com a tinta.
    Não dá para usar com água, mas ficaram lindos como objetos decorativos.


    Um beijo

    ResponderExcluir
  12. Oi Luiza, super bacana suas ideias. Acho que fica bonito demais colocar uns vidrinhos coloridos no décor. Beijos, Nanda

    ResponderExcluir
  13. Tanto gosto que também tenho alguns. Vou postar no meu blog depois pra vc ver também :)
    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Olá Luiza, eu tenho alguns vidros e garrafas guardados pra fazer essas técnicas. Já fiz encapado com barbante e linha e fica muito bonito também.
    bjs.

    ResponderExcluir
  15. Lindas, as idéias, adorei, Luiza!
    bjs :)
    Nati

    ResponderExcluir
  16. Lu! Quanta garrafa linda!
    Anos atrás eu tentei pintar um vidrinho, mas não ficou legal! Mas sei qual foi o problema, ao invés de comprar o verniz vitral eu comprei a tinta vitral... dá uma diferença... diferença essa que não gostei, kkk.
    Já a última dica eu tinha visto em algum lugar, mas morro de dó de usar minhas decotapes, hihi! Quem sabe faço um teste numa pequenininha!
    Ah, deixei um link lá nos comentários em que você perguntou o que é relevo a quente! Veja lá!
    O post está lindo, parabéns!
    Beijão!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Luiza, ficam lindas as garrafinhas coloridas. Qualquer dia vou fazer.
    beijos

    ResponderExcluir
  18. oi Luiza
    adoro umas garrafinhas
    sabe que fiz umas com tinta acrilica
    ficaram lindas
    mas nada praticas
    elas não aderem muito não
    fui tirar o cabo do dente de leão de pompom e arranhou todinha a garrafa por dentro
    dai que vi em uma loja de artesanato
    a tinta vitral não transparente
    se bem que eu adoro a vitral
    fica tudo lindo
    bjs
    lu

    ResponderExcluir
  19. Ahhhhhhhhhhh, quanta inspiração Lu !
    Sabe que eu tô guardando umas garrafas há alguns meses, prá inventar uma moda dessas. Mas no meu caso, eu me inspiro ou tenho alguma ideia e vou colocar em prática no próximo ano... é sempre assim no meio da correria... hahaha.
    Lembra dos grampos de roupa? Tô cheia de guardanapo, tecidos e comprei os grampinhos, mas cadê fazer? rsrsrs
    Mas quando fizer eu mostro!
    Bjsssssssss

    ResponderExcluir
  20. Oi Luiza, adorei os vidros da ate vontade de fazer todas as técnicas, as idéias são lindas sem falar que é menos vidro que se perde e fica um charme.
    Um bj gde!
    Ana Martins
    http://vidacacarecosereciclagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Aqui em casa tenho muitos vidros , marido ontem mesmo estava falando que ia jogar fora caso eu não desse uma finalidade para eles, o caso que ja comprei o verniz e tentei passar em um vidro e ficou ruim , por isso que não insisti para fazer em outro ..
    Gostei das inspirações !
    Bjus!!

    ResponderExcluir
  22. EU ADOOORO ESSE VIDRINHOS. VOU ESPIAR POR AÍ...
    BJSSSS

    ResponderExcluir
  23. Oi Luiza!
    Quantas dicas legais a gente aprende passando por aqui...haja tempo! voltei e estou adorando ter tempo para visitar meus blogs preferidos...beijos e bom dia!

    ResponderExcluir
  24. Oi Luiza.
    Gostei muito dessas ideias.
    Acho muito legal decoração com garrafas, elas coloridas são lindas.
    Bjs!

    http://simplesmentedecor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Luiza adorei as dicas, realmente as garrafinhas ficam lindas, e ainda estamos reaproveitando.
    Bjs.
    Silvia.

    ResponderExcluir
  26. Ficou demais esse post.

    Amei as dicas.

    Beijos e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  27. Luiza, que pesquisa mais completa e bacana. Super dicas. Afora nenhum vidrinho vai fora.
    Adorei a escala de laranjas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. QUE LINDOS ESSES VIDROS EU AMEI A IDEIA DE PINTA-LOS. BEIJUS

    ResponderExcluir
  29. Oi Luiza, acho essas ideias um encanto.
    Comprei tinta vitral uma vez só e não gostei do resultado porque manchou muito, talvez não tenha feito certinho, ou precisava de alguma diluição.

    bjokas, lindo fim de semana pra ti!

    ResponderExcluir
  30. Oi Luiza este tutorial é incrível né, eu ja fiz alguns em casa, mas confesso que por pura pressa não ficaram tão bonitinhos assim.

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  31. Luiza, que postagem bárbara! Sempre penso no que fazer com os vidros de azeite, palmito, alcaparra, sucos, etc... Essa postagem me deu inúmeras ideias. Até favoritei! Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  32. Oi Luiza ,tudo bem ?
    Muito interessante esse processo de pintura em vidro .A tinta que não vai no forno tem a vantagem de ser retirada com mais facilidade ,permitindo qeu você mude a cor da peça,quando queira .
    Bjss

    ResponderExcluir
  33. Adorei o blog, cheio de dicas importantes e muito interessantes na área de decor, está de parabéns! E obrigado pela visita no Hot Ticket's, você é sempre bem vinda! bjos

    http://hotticket.wordpress.com

    ResponderExcluir
  34. Uau, q post !!!! Recheado de vidros coloridos e eu adoooooro isso. E se não bastasse as idéias ainda dá dicas de como faze-las.Ameiiii !!!!


    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  35. Oi Bella!

    Amei as dicas e os links, excelente p/ aproveitamento das garrafas de vidros, tenho várias guardadas...
    Vou indicar seu site p/ uma amiga que trabalha direto com reciclagem.

    Bjãoooooooo

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!