Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

sábado, 24 de agosto de 2013

Antes & Depois (cômoda transformada em banco "mudroom")

Oi pessoas! Chovendo muito por aí? Aqui, sábado de frio e chuva ininterrupta por 24hs já... E a previsão pra cá é mais chuva e mais frio. O jeito foi ficar dentro de casa e navegar na internet ao lado do marido - cada um no seu note, compartilhando descobertas! Coisas da modernidade... Aproveitando o tempo na rede, fui buscar novidades pro blog. Encontrei este "banco mudroom" (já falei neste post aqui sobre isso) que a moradora fez a partir de uma cômoda encontrada na estrada, no blog Remodelaholic (onde você poderá ver o PAP). O que é este móvel e pra que serve? Veja...


É comum vermos este móvel nos blogues estrangeiros, que é uma mistura de cabide, banco, armário, sapateira e o que quer que você precise na entrada de sua casa.  É aquele móvel multiuso que serve pra você trocar seus calçados (tirando o sujo que vem da rua e calçando limpos pra andar dentro de casa), pendurar seu casaco, sua bolsa, largar suas chaves, sua carteira, a correspondência, dar uma última olhada no espelho pra conferir o look antes de sair, etc... o banquinho confortável oferece apoio e ainda decora o espaço. Particularmente, adoro esta ideia! Veja como foi feito...


Esta é a cômoda aguardando a inspiração da Karen (autora do projeto e reponsável pelo blog "The Weekend Country Girl"). Em seguida, depois de desmancharem a peça pra descobrir o que poderia ser aproveitado dela, restou a parte abaixo, que é a base do móvel (o banco).


Juntou-se à base um espelho que Karen já possuía...


... fizeram os ajustes necessários, tinta e tiveram o seu tão desejado banco mudroom.



Lindo, né? Pensar que uma cômoda que estava na beira da estrada, considerada lixo, tornou-se uma peça útil e decorativa tão linda nem sempre é uma coisa imaginável. Contudo, super possível, né? Coisas bacanas assim nos fazem esquecer um pouco os problemas, fazem a mente viajar e descansar. 

Esta semana, depois de vivenciar alguns episódios que me fizeram mal, precisava muito ver cosias belas. Cada um de nós, nas suas particularidades, tem sofrimentos... aos olhos dos outros podem parecer ridículos e, talvez, com um certo distanciamento, poderíamos afirmar o mesmo. No meu caso, costumo deixar acumular aquilo que incomoda, não falando quando deveria, não reclamando, aceitando e acreditando que é assim mesmo. Marido sempre diz que não entende como suporto as coisas que me incomodam calada, como me conformo. Daí que acumula e, quando estoura, é sempre por causa daquela 'pequena gota d'água', não é verdade? Aprender a se conhecer é aprender a reconhecer o que nos faz feliz e o que nos faz tristes. É conhecer nossos medos, saber nossos limites, saber dizer sim e não na hora certa. Aprender a lidar com o bom ou o ruim de uma forma que tudo se transforme em bem. Não posso pensar ou remoer que as coisas só pioram! Minha forma de fazer o que é ruim ficar bom é buscar inspiração, fazer artesanato, ler, orar, meditar tentando esvaziar a mente, compartilhar descobertas com reciclagem, cuidar da casinha e, sobrando dindin (coisa rara, rs), viajar... Num momento em que tudo conspira contra, mesmo que você faça o seu melhor, às vezes é interessante parar e esperar um pouco.  E você? O que lhe faz feliz? Como lida com aquelas situações que fogem ao seu controle e lhe deixam triste?

Um beijo enorme, muita inspiração e alegria pra você...

Ps.: este post não é um publieditorial.

35 comentários:

  1. Oi tudo bem, menina num dia assim agente fica dentro de casa só comendo e não queima as calorias a mais. Adorei esse móvel, uma bela sugestão para colocar na entrada do nossa galpão. Não guarde mágoas isso faz muito mal, perdoe e viva a vida bem e feliz e vamos fazer muito artesanato, eu estou aqui fazendo crochê.
    Bjos e tenha um ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  2. Luiza, adorei a ideia... vou guardar quem sabe uma hora marido faz... ela esta pintando nossa casa e vai demorar um tempinho ainda, minha casa é grande e ainda tivemos algumas reformas...
    Um lindo final de tarde pra vc e familiares...
    Paz e Luz
    Bj
    Graça

    ResponderExcluir
  3. Luiza, amei esse post, gosto de coisas assim multifunção e de reciclagens muito mais. Também adoro navegr e pesquisar, fico encantada com tanta criatividade e também generosidade de quem divide o que sabe. Eu quando passo por situações assim, me calo, e me afundo na arte, leituras e músicas, é assim que eu me curo daquilo que me fere, além de me dedicar a minha família, cozinhar e brincar com meus filhos. Beijos ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu! O móvel é maravilhoso e melhor ainda quando feito por nós. Qualquer peça em casa feita pelas nossas mãos tem uma beleza a mais.
    Pois é, às vezes coisas aconteces que nos fazem balançar...em alguns momentos parece que todos os problemas parecem subir à cabeça de uma única vez, nos deixando sem ar, sem chão, confusos. Difícil mas nós conseguinos nos reerguer. Eu oro, vou passear em algum lugar com marido e filho(o que muito me satizfaz, mesmo que num lugar simples), costuro, cozinho, vai do dia rsrsrs Beijo grande, aproveite o frio(aqui continhua quente aff) Beijo grande e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  5. Oi querida! Não conhecia esse tipo de móvel. É a primeira vez que vejo e realmente, par quem tem espaço na entrada, é uma peça linda e muito útil! Sobre seu questionamento no final do post, eu adoro ficar em casa perto dos que amo. Confio no meu Deus e rezo. Saio de casa e dou uma volto com meu cachorro. Deixei de ser exigente com as pessoas e comigo mesma. Vivo muito melhor! Bjus!

    ResponderExcluir
  6. Que coisa mais fofa e prática! amei...a cor estão, fantástica! parabéns pela postagem...beijos e bom sábado!

    ResponderExcluir
  7. Oi Luiza, nossa como eu te entendo, ultimamente tenho tentado exercitar o habito de desabafar e não ficar guardando tudo, as vezes tenho sucesso outras não, ai de repente, "estoura a represa"...pra relaxar gosto de mexer na terra cuidar das plantinhas, qualquer outra coisa acaba me irritando, fazer faxina também resolve....hehee
    Lindo esse móvel, adorei a cor!
    Bjo grande
    http://costurinhaseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Lindo, não conhecia esse modelo de móvel. Com os sentimentos nunca sei como lidar mas geralmente guardo e explodo na menor situação, a gota d'agua como vc disse, choro é meu desabafo, que chato ter esses episodios né. bJÔ lindo domingo

    ResponderExcluir
  9. Olá Lu! Ficou incrível a mudança do móvel e a cor que vc usou deixou muito chic! Amei!
    Sou muito parecida com vc e não gosto de remoer o que aconteceu ou falar sobre algo ruim...transformo! Vejo um outro lado e busco a alegria e a inspiração, parabéns!!!
    Beijos
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  10. Nada de chuva por aqui. Ficou lindo o móvel.
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Luiza, sou bem estourada, pavio curto, do tipo que não leva desaforo pra casa...rs. Mas também gosto de me fechar no meu "mundinho" quando estou triste, seja pintando um móvel, cuidando das plantas ou mimando meus filhotes. Lindo esse móvel, uma repaginada super bem executada. Recentemente transformei minha cômoda velhinha, coloquei uma estampa bem alegre, agora ela ficou adolescente outra vez...rs. Beijo e tenha um ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  12. Oi Lú, amei, mas pra falar a verdade eu prefiro o seu banquinho sapateira, mas este ficou bem legal.
    Bom domingo.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  13. Linda peça .Mas a sua reflexão é mais bonita ainda . Parabéns .Bjsss

    ResponderExcluir
  14. Oi Luiza,
    Adorei a peça! Há pouco tempo publiquei sobre chapeleiras antigas e nos blogs internacionais encontrei muitas peças parecidas com esta.
    Aproveite a semana!
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  15. Querida Luiza, cada um tem maneiras diferentes de enfrentar as tristezas...Tenho procurado encerrar cada dia, deixando para trás o que me incomoda. Penso que é certo dar mais valor ao que gosto, ao que faz bem...
    Pena que esse lindo mudroom, não caiba no meu cantinho,rsrs...
    Beijinhos e uma ótima semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  16. Oi Luiza!

    Que peça linda e super criativa também!
    Mas gostei de suas reflexões também.
    Tristeza...
    Desafio para que possamos refinar nosso espírito, porém são momentos difíceis pelos quais experimentamos sensações que não estamos tão preparados, não é?
    Olha, sou de personalidade forte, falo o que penso, mas sou rancorosa.
    E isto não é bom... Mas tô aprendendo a não ser tanto quanto antigamente...
    O que me deixa feliz?
    A simplicidade das coisas: o afago de minha cachorrinha, o carinho dos gatos de minha filha e do gato de rua que alimento todos os dias, observar e fotografar a Natureza, viajar por aí, não importa aonde, escrever , fazer arteirices, cuidar das plantas, estar com a minha família, enfim, gosto de mim também!
    Uma vez ouvi de uma reumatologista o seguinte: Nunca deixe ninguém lhe ferir, porque é você quem sentirá as dores.
    Fica na Paz!
    Desejo-lhe muita luz nos seus caminhos!

    Linda semana!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  17. oi Luiza td bem ? adorei os moveis, adoro essa reutilização.

    beijo boa semana
    Grasi

    ResponderExcluir
  18. Luiza querida, que frio e chuva né? Estou na cama, visitando as amigas hehe. Ja tomei minha sopa, e de-lhe sopa, só assim, heheh. Flor, sou como vc,deixo passar vou brincando com as coisas, só que tens dias que não consigo deixar passar, aí fico triste e me atiro a fazer reformas e inventar decoraçoes hehe, é uma forma de transformar as coisas a nossa volta e vc transforma de jeitos lindos, nos ensinando a reaproveitar sempre, bjos flor, tudo de bom e que chegue a primavera logo né, quero sollll.

    ResponderExcluir
  19. Olá Luiza!!
    Que preciosidade essa peça, sou apaixonada por transformações e essa me encantou!
    Lembra chapeleira não é??? Tô me programando pra fazer uma, porém, com uma porta, vi no google e fiquei encantada, agora só falta, um marceneiro e eu ter tempo rsrs!!
    Também sou um pouco assim, quando me decepciono ou me chateio por algo que me sinto injustiçada, sofro calada e choro, choro muito até passar aí me envolvo com "minhas artes" e ajudar a família que tanto amo!!
    Parabéns, linda postagem, seu blog realmente é um encanto!!
    Bjus e feliz semana!!

    ResponderExcluir
  20. Oi Luiza , gostei do post, vim dar uma olhada nas novidades e parei para um oizinho...
    boa semana !

    ResponderExcluir
  21. Oi lindona!
    EU gostaria de ter um móvel parecido assim na entrada de casa, mas falta espaço.
    Sou assim como vc. Vou guardando tudo calada, mas quando estoura, é uma tormenta que demora a passar. Prefiro ficar quieta até encontrar minha paz e meu centro novamente.
    Para isso pesquiso, invento, faço meus testes. Nas épocas mais turbulentas é que sou mais criativa...doido isso não.

    Um beijo e boa semana

    ResponderExcluir
  22. Olá Luiza!
    Ficou um móvel lindo, adorei a cor clara que escolheu, deixa o ambiente leve e muito charmoso.
    Bjss

    ResponderExcluir
  23. Ficou lindo o movel... Luiza, foi como vc disse lá "em casa", a vantagem de reciclar é que é barato e qd a gte enjoa não dá dó de mudar... #Amooo

    ResponderExcluir
  24. A ideia da Karen ficou maravilhosa, esse banco-cabide-espelho-armário deve ser super prático.
    Luiza, você somatiza tudo. Já eu, sou explosiva. Esperneio, viro criança, choro, rio junto. Fico emburrada mas logo esqueço tudo. Quando fico muito triste, corro para minhas lixas e me afundo em ideias de mudar o mundo, acredito que o restauro me ajuda no auto conhecimento.
    Ainda bem que ninguém é igual, alguém tem de se controlar enquanto eu esperneio, por exemplo. rsrss...
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Eu adorei esse móvel! Acho lindo quando as pessoas tem criatividade para transformar algo que ninguém quer mais em um objeto lindo! Fora que esse móvel parece ser muito útil!

    Bjs
    http://casavslar.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  26. Muito lindo! Sem mais palavras, porque a boca ficou aberta...rs
    Um gde bj!
    Ana Martins.

    ResponderExcluir
  27. Ola vi seu blog no Jeito de casa e vim conhecer vem me fazer uma visita tbm de espero bjs.
    http://drea-amigos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Luuuuuu...
    Só agora que vi este post menina...que móvel lindo! Uma relíquia!!!
    Bjo e saudades.
    Re

    ResponderExcluir
  29. Luiza adorei a transformação, e que achado maravilhoso, não deixaria escapar por nada.
    As tuas reflexões fazem a gente pensar nas tristezas e nas alegrias, passamos tantos momentos difíceis, sou mais ou menos como você, vou guardando e enchendo, quando extravasa faz aquela meleca. Mas vamos levando e aprendendo com a vida e com os erros e acertos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Oi Luiza!!! Adorei o móvel e adoraria ter um para chamar de meu, afinal ter este espaço na entrda da casa para tirar os sapatos e pendurar a bolsa é tudo de bom, acho de primeira necessidade!!!
    Grande abraço!!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir
  31. Luiza, que móvel lindo, aqui em casa não cabe um assim, minha entrada é muito estreita.
    Mas guardei a inspiração.
    Sobre o outro tema é típico de mulheres, somos emocionais, eu engulo sapo, engulo e depois coloco o brejo inteiro prá fora, não tem jeito.
    Estou tentando melhorar, mas leva tempo.
    Besitos

    ResponderExcluir
  32. Luiza, faz tempo que não passava por aqui (muito trabalho), tem tanta novidade linda...vou me atualizar!
    Sou daquelas que vão guardando tudo, um belo dia(ou feio?!) por qualquer motivo bobo, coloco tudo a perder...sinto que deveria manter sempre o equilíbrio e as mágoas guardadas, no entanto, não consigo ter esse controle...talvez um dia eu consiga ser como gostaria.
    Bjos e ótimo feriado!
    Sílvia

    ResponderExcluir
  33. A-DO-RO! O resultado final ficou lindo e super prático. Quem não gostaria de ter um móvel igualzinho ao da foto a decorar a sala ou a entrada da casa? E realmente vendo o móvel antes de todo o trabalho de remodelação ninguém dava nada por ele :) Ótima dica!

    ResponderExcluir
  34. Acho que este post eu não tinha visto Luiza. Grande ideia né? acho que usam tanto este tipo de móvel por causa do frio pra largar casacos, calçados mais pesados. Muito lindo, bju

    ResponderExcluir
  35. Oi Aninha, na verdade a gente vê muito este móvel (ou um armário do tipo closet) na entrada das casas e apartamentos tanto na Europa quanto nos EUA/Canadá. A intenção é deixar ali casacos pesados, cachecóis, calçados, guarda-chuva, bolsa, sacolas e todo o mais q vc leva e traz da rua. A intenção é ter um local próprio para estas peças de forma que o ambiente fique organizado e os objetos não fiquem jogados pela casa. Entre os orientais, o hábito é semelhante mas o objetivo é de não deixar entrar a sujeira da rua para dentro de casa, onde o lar é considerado um santuário. Na minha casa, a intenção é não sujar e bagunçar a casa. Desta forma, assim q entramos em casa já tem um calçado limpo pra ser usado dentro e o q estava em nossos pés, fica no móvel para serem limpos.
    É interessante assimilar certos hábitos e adaptar às nossas necessidades!

    Beijão e obrigada pelo carinho,

    Luiza Mallmann

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!