Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Algumas artes que fizemos em 2013

Olá pessoas! Me contem: como estão enfrentando este verão? Tá de lascar, não é, rs? Este calor tem atrasado meus posts (já que não me animo a sentar em frente a um monitor). Então resolvi fazer um post diferente pra iniciar 2014. Neste, quero mostrar um apanhado com algumas artes que fizemos em 2013 - e que já foram mostradas no blog. Até que a gente fez bastante coisa! Com a sempre presteza do marido, mais algumas ferramentas e ideias, o resultado foram estas peças que admiramos, inspiradas na consciência em preservar, nas lembranças, na vontade de fazer algo diferente, na necessidade... vejam comigo!

A primeira que quero mostrar é o balcão amarelo que recuperamos. Estava tomado por cupins. Neste link tem mais fotos dele. Na verdade, o trabalho vem desde 2012, mas a conclusão foi ano passado. Clique aqui e veja a condição em que o balcão estava antes da tinta (role a página até o final do post). Foi uma das artes que mais apreciamos fazer e que nos surpreendeu.


O espelho foi pro quarto da caçula. É destes de lojas populares que tem aquelas moldurinhas sem graça. Forrei com tecido e o resultado é este.


A cadeira foi renovada duas vezes. Uma vez ficou assim...


E depois, ficou assim...


Fizemos alguns grampinhos decorados, pra serem usados como imãs de geladeira.



De duas janelas envidraçadas, marido idealizou um biombo. E dá-lhe tinta amarela, hehehe... aqui tem parte do processo - role a página até o final.


A cabeceira da cama de meus falecidos sogros ganhou remédio contra cupins e tinta amarela, de novo! Neste link aqui, tem ela antes...


Os quadrinhos feitos pro sorteio de terceiro aniversário do blog.


As banquetas dos falecidos sogros, revitalizadas com tinta e tecido.


E as banquetas customizadas que foram pro apê no interior, mobiliando o lar que marido (e eu, mais ele do que eu) habita de segunda até sexta.



Mais uma cadeira que era de um conjunto dos sogros. Só restou esta uma e precisava de ajuda. Ficou assim, linda, combinando com o pufe (o pufe mandamos restaurar). Olha a caixa da pepsi ali, organizando minhas revistas de decoração... :D


Uma mesa feita com tábuas que foram removidas das paredes internas da casa. Depois de tratada (contra os cupins) foi lixada mostrando a madeira e as cores que a casa teve. Usamos ela, já, em várias ocasiões...




Carretéis que recolhemos do lixo (destes que as operadoras de TV a cabo usam) e transformamos em mini mesinhas de apoio. Junto deles, as cadeiras de madeira que receberam uma água suja de tinta. Estão desbotando naturalmente e tenho gostado delas cada vez mais...


Um móvel multiuso que construímos a partir de sobras de madeira. Serve de suporte no quarto do apê do marido.



Uma cadeira/sapateira apoio pra calçar sapatos e que foi pro apê do maridão, também. Foi feita de vários pedaços de madeira. O encosto é original de uma cadeira que recolhemos da rua. O assento é parte de outra cadeira que ganhamos de um vizinho. Os pés de sobras de madeira. A prateleira era, originalmente, do móvel amarelo que recuperamos.



E o banquinho/sapateira que fizemos aqui pra casinha. Outra das artes que apreciamos muito fazer e mais ainda, adoramos o resultado.


Tem mais artes no blog e se você quiser ver, basta navegar entres os posts de 2013. Algumas que fizemos, outras que mandamos fazer. Mas o importante é que foram atividades que nos deram imenso prazer e que tornaram nosso lar lindo, repleto de significado e lembranças boas! E isso, nenhum dinheiro ou cartão paga, né?


Sobre o calor... aqui em Porto Alegre está realmente muito quente. É meu terceiro verão na capital dos gaúchos e, admito, o calor está mais intenso e tem durado mais dias. Os "refrescos" que vinham sempre após as deliciosas chuvas de verão, desta vez estão tornando os dias mais insuportáveis - quando chove. Eu, que não gosto nada de calor, simplesmente me arrasto. Não sobra ânimo nem pras coisas mais agradáveis. Como as atividades de artesanato são realizadas ao ar livre, normalmente, estou meio paradinha pra não suar, hehehe. Estamos pitando a casinha, também, e está ficando uma belezinha! Aos poucos o verão vai passar e o calor amenizará. É meu consolo, rs.

Enquanto isso, estamos com algumas artes no "forno". Falta finalizar. Logo mostrarei. Por enquanto, fica meu desejo de que o pouco que fizemos inspire você a renovar, a criar, a reciclar e decorar sua casa com baixo consumo e muita criatividade! Beijos e até o próximo post...

Este post não é patrocinado.

12 comentários:

  1. Adoro ver suas artes! Amei relembrar algumas e conhecer outras que não pude acompanhar. Tomara que o verão amenize para você animar a fazer mais. =)
    Beijos e um maravilhoso 2014!

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiza!
    Por aqui também o calor está demais, vivo suando, coisa que não era comum para mim antes...adorei esta coletânea de tantos trabalhos lindos! aquela janela amarela que virou biombo ficou um show! amo este estilo retrô! sempre é muito bom passar por aqui, queria ter mais tempo, mas...tudo de bom e boa tarde!

    ResponderExcluir
  3. Casa cheia de personalidade e criatividade!
    Parabéns pelas ideias fantásticas , acompanhei algumas em 2013, bom re-ver !
    Bjkas!

    ResponderExcluir
  4. Ok, você é criativa e prendada e isso eu já sabia... Mas um marido assim disposto e arteiro é um tesouro. Parabéns aos dois!!

    ResponderExcluir
  5. Que você é criativa e prendada eu já sabia. Mas um marido disposto e arteiro assim é um tesouro!
    Parabéns aos dois!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Luiza, aqui em SP tá um calorzão também, mas confesso que adoro! Uma chuva cairia bem, está fazendo falta para esse clima super seco. Vc's ralaram bem em 2013, hein? De todas as peças, o balcão amarelo foi meu favorito, ficou lindíssimo!!! Ando meio devagar por aqui, apenas mudando as coisas de lugar e inserindo alguns acessórios. Beijo grande!

    ResponderExcluir
  7. Oi Luíza!

    Gostei de suas arteirices!
    A cadeira sapateira nunca tinha visto...
    Super prática, hein?
    É isso aí, amiga! Vamos decorar nosso lar fazendo uso da sustentabilidade!
    Você viu a Fofoqueira (mesa de telefone) que achei jogada fora?
    E eu que era louca por essa peça...
    Ainda bem que existe gente sem miolo, viu?
    Eles jogam e a gente cata...hehehe
    Lindo dia!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  8. Oi, Luiza! Ando atrasadinha pra visitas, por conta das arrumações que só consegui fazer agora...Você é uma inspiração! Andei bancando a Luiza por aqui, rsrs...Já saíram umas cadeiras transformadas e ainda vai ter mais ( assim que fecharem as bolhas da mão, rsrs).
    Um lindo e fresquinho final de semana, que sonhar não custa!
    Beijinhos, Ana

    ResponderExcluir
  9. Tudo muito fofo e interessante. Acredito na criatividade como ferramenta para reaproveitar as coisas e saber que a peça foi usada em outra função é muito bacana.

    ResponderExcluir
  10. Tudo muito fofo e interessante. Acredito na criatividade como ferramenta para reaproveitar as coisas e saber que a peça foi usada em outra função é muito bacana.

    ResponderExcluir
  11. Tudo muito fofo e interessante. Acredito na criatividade como ferramenta para reaproveitar as coisas e saber que a peça foi usada em outra função é muito bacana.

    ResponderExcluir
  12. É taaaaaanta coisa linda! Aquele banquinho/sapateira ganhou meu coração!!!!

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!