Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

sábado, 22 de março de 2014

Atualização - quadro lousa (editado)

Oi pessoas! Lembram que falei que os "quadros lousa" poderiam receber um plus com ganchinhos para torná-los porta-chaves? Pois é, fizemos isso e ei-los aqui.






E então, o porta-chaves feito pela minha cunhada Jane (as flores são compostas de pétalas moldadas em alumínio - ex-latinhas de cerveja e refri - forradas por tecido e a madeira é um pedaço de palete) migrou para o quarto da caçula, onde agora organiza colares. (Faltou colocar o link do post que explica como são feitas as flores deste suporte - clique aqui e veja em mais detalhes).


E mais dois cachepôs revestidos por tecido.





Admito que tricoline não foi uma boa escolha. A chita molda melhor nos contornos das peças. Contudo, era o retalho que eu tinha na mão e foi ele mesmo, meio enrrugadinho... hehehe! Acredito que uma malha velha de algodão (daquelas das quais são feitas as camisetas) também seria uma ótima opção. E como vocês podem ver, os potinhos de plástico não foram jogados no lixo e ainda dão um pouco de graça e alegria às violetas. Uma outra utilização para estas embalagens de mudinhas é servir, novamente, de base para mudas. Aqui estamos cultivando mudas da pitangueira (que é a coisa mais absurdamente fácil de fazer, basta jogar a semente na terra), mudas de hortelã (pra essa usei uma embalagem de sorvete), mudas de mini romã, mudas de tomateiro, salsinha, alecrim, melissa, cidró, samambaia bailarina, lírio... falando assim parece que a casa é uma selva, mas não. Ainda tem espaço pra muita plantinha.

Estive, esta semana, buscando argumentos e motivos que me convençam a consumir menos, a reciclar e reusar mais. A necessidade veio porque tentam me convencer que devo consumir para que as indústrias possam gerar empregos. Seguindo este pensamento certas "reciclagens" são desnecessárias. Contudo encontrei um vídeo do Social Fly que me emocionou, me fez pensar que estou tentando seguir a estrada certa. Cliquem aqui ( o link é seguro), assistam e reflitam. Somos todos culpados pela dor que causamos à natureza. E todos temos que buscar soluções, apontar saídas. Estou tentando fazer minha parte...

Obrigada pela sua atenção, pelo tempo precioso que dedica a este blog! Até a próxima!



11 comentários:

  1. Oi Lu! Nossa, vídeo é tão triste...me fez refletir tanto!!!! Não sou tãaaaaaao sustentável, mas tento sempre fazer algumas coisas. N aminha casa tem algumas coisas que eu fiz utilizando materiais recicláveis. Aqui em casa os suportes das flores são de vidros de perfumes, azeitonas...Guardo várias coisas na cozinha com potes recicláveisnão recebo faturas em papel, só por e-mail. Tento economizar água, luz...adubo minhas flores com cascas dos legumes! Acho que são poucas coisas mas são importantes. Mas sempre podemos fazer mais, e é isso que irei fazer.
    Muito obrigada pela inspiração!! E parabéns pelas suas atitudes...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Luiza, sempre que vejo esses potinhos plásticos recobertos com tecido, lindinhos como os seus, sinto-me culpada, porque sempre me prometo fazer e nunca faço. Mas eu os reutilizo para plantar mudinhas de suculentas e cactos que depois uso para presentear quem elogia meu jardim ;)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus... meu Deus! Eu não aguentei assistir até o fim do video... tudo que se refere à animais me abala demais... mas fica a mensagem em meu coração, que já é reciclador, mas sei que ainda é ouco... muito pouco.
    bjs tristessss

    ResponderExcluir
  4. Adoro lousas ...pintei uma parede da minha casa assim para eu e minhas sobrinahs ficarem rabiscando...

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Luiza, as invenções caminham a todo vapor por aqui, hein? Fiquei super curiosa com as flores de alumínio, são muito bonitas. A chita é muito mais fácil para trabalhar, absorve a cola e dá pra "moldar" muito melhor mesmo. Até para revestir móveis, quando uso um tecido um pouco mais encorpado, já é mais complicado. Beijo e ótima semana pra vc!

    ResponderExcluir
  6. Oi Luiza, seu trabalho é sempre maravilhoso! Assisti o vídeo e compartilhei. Não podemos comungar de atitudes que contribuem para isso, mas podemos com nossas atitudes no cotidiano e em nosso espaços virtuais, levantar a bandeira da sustentabilidade consciente. Bela atitude a sua. Ótima semana, bjs.

    ResponderExcluir
  7. Trabalho de formiguinha, esse de cuidar do planeta e seus habitantes...Todos os dias, vemos absurdos acontecendo, infelizmente :(
    Sempre muito fofos, seus projetinhos me encantam!
    Beijinhos e boa semana, prenda!
    Ana

    ResponderExcluir
  8. Adoreiii as lousas. fica um charme na decoração!
    Beijinhos
    www.decorarepreciso.com.br/blog

    ResponderExcluir
  9. Olá !!! mulher abençoada...

    seu espaço é lindo...e os mimos tbm..
    te seguindo e desejo ser aprovada....
    para retornar sempre aqui no seu cantinho.
    bom final de semana...

    beijokas.

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    que lindas tuas artes, sempre que venho aqui saio cheia de mil ideias e de maravilhosas inspirações. Adorei os vasinhos. E vou fazer.
    Bjos tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!