Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

sábado, 1 de março de 2014

Reaproveitando cordão de luz natalino...

Oi pessoas! Faz algum tempo já que minha caçula pediu um cordão de luz personalizado pra decorar o quartinho dela. Já tinha o material mas ficava adiando. Esta semana, com tempo de sobra, acompanhando marido no interior, resolvi colocar mãos à obra. A inspiração já vem de longa data, através do blog argentino "iluminadas". Nesta postagem mais antigas no blog vocês verão vários cordões com as luzinhas envoltas em tecido (normalmente voal colorido), com mini lanternas orientais, com forminha de cup cake, com TNT, com flores artificiais... 

O material que usei foi este:

  • tesoura para tecido;
  • tecido na sua cor preferida (usei retalhos de musselina em duas cores);
  • cordão de luz (aqueles que se usa pra decorar árvore de natal) de led.
 

É só isso, mesmo! O trabalho é simples e fácil de fazer. A princípio tinha pensado em fazer pequenas flores, costurando-as em cada lâmpada. Contudo, encontrei uma forma mais tranquila ainda: intercalei nós de tecido com laços - nas cem lâmpadas - com as tirinhas de tecido. Para isso, cortei os retalhos de musselina em tiras de dois tamanhos - musselina é fácil de cortar, basta dar um pique com a tesoura e depois rasgar. A tira maior foi transformada em laço e a menor, em nó. A musselina (descobri tarde demais) é um pouco chata de trabalhar porque desfia, como vocês podem ver na imagem acima. Se a ideia não lhe atrai, procure por tecidos como o voal ou o TNT (que são encorpados e não desfiam). A chita também é uma opção barata e mega colorida. No detalhe, repare os fiapos do tecido...



O efeito da minha ficou suave e romântico, como a caçula gosta. Ela elegeu a janela pra receber o enfeite, apoiando no varão da cortina.




Os cordões de luz tem sido cada vez mais usados na decoração e são ótimos pra customizar! Cansando de um estilo, basta trocá-lo por outro, por outras cores e o ambiente se renova com criatividade e baixo custo. As luzes de led são super brilhantes e mais econômicas e a iluminação com o cordão fica suave por conta do tecido.

Normalmente encontramos esses cordões de luz para venda apenas na época que antecede o natal. Se você não tem uma, procure em lojas populares que mantém esses produtos nas prateleiras o ano todo. Costumam ser mais em conta, todavia perdem em qualidade. Vale lembrar luminárias/luzes devem permanecer desligadas se não tiver ninguém utilizando ambiente.

Um beijo e muita inspiração pra você!

8 comentários:

  1. Adorei a ideia!!!!
    Ficou super fofo e romântico.
    Um ótimo carnaval para você.
    Beijosss
    http://tesourapapeleoutrosamores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Curti muito a ideia!
    Muito interessante dá um toque muito charmoso!

    http://www.powerinred.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que lindo, Luiza! Adoro esses cordões, aqui em casa também fiz um para enfeitar a janela, só que usei flores de tecido para cobrir as lâmpadas. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Que lindinho!!! já vi muitas ideias parecidas, mas sempre tive medo que esses cordões de luz pegassem fogo, já tenho medo de deixar eles muito tempo ligado no natal que dirá com alguma coisa em volta...kkkk. Mas amei o resultado, quem sabe um dia eu deixe essa besteira de lado e faça um igual.
    bjo grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cariana,

      eu também tenho medo de deixar as luzinhas acesas por muito tempo. Nunca deixo. E desligo sempre que saio do ambiente: mesmo as de natal, quando não estou em casa, dentro de casa, não ligo. Esse cordão comprei da Taschibra, marca nacional e um pouco mais cara, contudo fabricada com controle de qualidade e materiais bons. Tem muitos cordões de marcas desconhecidas e q eu não compro. Pode ser barato, mas o risco de acontecer algum problema aumenta porque você vê que fios, lâmpadas e flecha não são de boa qualidade. Mas mesmo assim, saindo do ambiente, desligue!

      Beijos e obrigada pelo carinho,

      Luiza Mallmann

      Excluir
  5. Essa combina no quarto da minha pequena! Linda!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Luiza, amei as luzinhas. A casa fica tão aconchegante. A janela por s´s só já é um charme e coma cortina e luzinhas, ah, amei!
    Beijos e agradeço o carinho lá no face.

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!