Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Um pequeno jardim de ervas dentro de casa...


Oi pessoas! Passeando pela internet em busca de ideias aqui pra casinha encontrei o site DIY Enthusiasts, repleto de sugestões. E me apaixonei pelo jardim de ervas. É perfeitinho pra quem tem pouco espaço ou mora em apartamento. Já pensou? Poder fazer seu chá com folhinhas do seu jardim?



Do que você irá precisar:
  • 01 vaso de boca larga (este tem 50cm de diâmetro na boca por 20cm de profundidade, com furo para drenar a água;
  • 06 mudinhas variadas de ervas;
  • seixos de argila expandida;
  • terra adubada;
  • aparas finas de madeira;
  • seixos brancos para decorar;
  • malha fina ou manta de bidim;
  • ferramentas de jardim...



O primeiro passo é forrar o vaso com seixos de argila expandida. Eles auxiliam a manter o vaso drenado porém úmido. Logo após, cubra com a manta plástica fina ou manta de bidim - o objetivo desta é evitar que a terra saia do vaso após as regas.


Em seguida, complete o vaso com terra até 5cm abaixo da borda. 


Arranje as mudas dentro do vaso antes de plantá-las para criar um "paisagismo" deixando as mudas mais altas na parte de trás do vaso. 


Remova a embalagem das mudas e transplante-as no vaso conforme plano anterior.


Complete com terra até 01cm abaixo da borda do vaso. Remova as folhas velhas das mudas para que cresçam mais exuberantes.



E finalize espalhando aparas finas de madeira (que tem o objetivo de manter o solo úmido na superfície) e os seixos brancos que farão o acabamento e irão realçar o verde das ervinhas.



Lembre que as ervas necessitam de 2h diárias de sol, então precisam ficar numa área que receba sol e muita luz natural. Teste o solo e sempre que estiver seco, regue - preferencialmente cedo de manhã ou no final da tarde. Pode-se alternar a rega com regador e com spray de água.


Seguindo estas dicas, seu jardim de ervas deve durar muito tempo. As mudinhas usadas aqui são as seguintes:

  • capim cidreira - digestivo, calmante e diurético;
  • melissa ou erva cidreira - combate a depressão, ansiedade e mau humor;
  • hortelã pimenta - melhora função cerebral, é expectorante e combate a febre;
  • boldo - digestivo e bom para doenças do fígado;
  • poejo - digestivo, diminui cólicas intestinais e menstruais, gases, intestino preso, expectorante, combate  sintomas de gripes e resfriados, cicatrizante;
  • erva doce - usado no tratamento de doenças digestivas e para combater cólicas.

Escolha as suas ervas. O importante é que você pode cultivar esse pequeno jardim em qualquer pequeno espaço. A mesma ideia você aplicar usando mudas de temperinhos, como: alecrim, orégano, manjericão, tomilho, cebolinha, salsa... Inspirou você? Então mãos à obra! Beijos...

Este post não é patrocinado.

7 comentários:

  1. Que graça esse vaso, Luiza, por coincidência tenho um bem parecido, que ainda não tinha ideia do que plantar. O capim cidreira ainda não tenho por aqui e achei a ideia ótima, principalmente nesses dias bem frios. Beijo e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiza, ótima dica e fica super lindo. Adorei o passo a passo.
    Bom fim de semana!
    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir
  3. Oi Luisa
    Simplesmente adorei! já estou até imaginando como fazer meu mini jardim de ervas...
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Oi Luiza, é a Vi, preciso dar mais atenção para minhas plantinhas..kkkk
    Gostei da dica, tenho um vaso assim com boldo.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
  5. Oi, Luiza,

    Realmente, agora ninguém pode alegar que não tem espaço para um jardim ou hortinha, rsrs.

    Beijoca e boa tarde!

    ResponderExcluir
  6. oiii
    adorei a ideia, amo usar temperos frescos. Vi que você aconselhou fazer as regas de manhã ou no fim da tarde, aprendi o mesmo com minha mãe, mas essa semana participei de uma reunião sobre horta com o pessoal da EPAGRI e eles falaram que o fim da tarde não era bom, que as plantas precisavam de um tempo pra absorver a água e não "dormir molhadas"....
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida! Faz sentido a dica da Epagri. Por outro lado, em locais de clima mais seco (região centroeste, algumas partes de Minas e de São Paulo), acredito não existir esse problema, pois durante o dia a água evapora mais rapidamente. Fazer a rega nestes locais, à tardinha, faz com que a planta tenha possibilidade de absorver melhor a água. Mas aqui em POA sempre reguei gramados à tardinha/noitinha no verão. Orientaram a não molhar de manhã (a não ser q o fizesse muito cedo) para que grama não "cozinhasse", uma vez que o sol aquece muito rapidamente. Acredito que essas orientações variem muito de local p local. No caso desta hortinha, como ela é pra interior, a sua ideia é super bem-vinda! Beijão e obrigada! :D

      Excluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!