Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

terça-feira, 15 de julho de 2014

Plaquinha com madeira de demolição

Oi pessoas!! Faz tempo que estou com um projeto "engavetado" (de muitos, hehehe). Tivemos muitas sobras de madeira - entre as que foram removidas da casa durante a reforma - e eu queria reaproveitá-las em algumas artes. Sobraram porque marido não jogou tudo fora: serrou diligentemente as partes comprometidas por cupins e guardou as boas. Daí que neste fim de semana ele andou limpando a garagem (jogando coisa fora e organizando a bagunça) e eu revi uns pedaços que tinha previamente separado. Este em especial, do projeto, queria muito porque a tábua foi "rasgada" com pé de cabra na hora da demolição. Olhei os veios da madeira e vi neles muita beleza...

Neste projetinho usei duas técnicas simples: transferi uma imagem de um coração que foi base pra arte linear e, transferi a palavra "Lar" numa fonte que achei bonitinha, para pintar com tinta de artesanato. O restante escrevi à mão livre. Ficou assim...


Aqui, a lista de material que você vai precisar pra fazer a sua plaquinha:
  • pedaço de madeira de demolição;
  • lixas;
  • tinta acrílica para artesanato;
  • linha/fio (usei fio de algodão tingido);
  • pregos;
  • martelo;
  • régua;
  • tesoura;
  • caneta;
  • lápis;
  • moldes de papel com o motivo que você quer transferir à placa;
  • papel carbono (opcional);
  • verniz spray (eu usei fosco).

Primeiro, lixei bem o pedaço de madeira para não ficar nenhuma farpa nem tinta descascando. A tinta que se vê na placa é das cores que a casa teve antigamente. Depois de lixar a madeira, recortei os motivos previamente impressos. Comecei pelo coração, que posicionei e prendi com dois preguinhos ao centro (você pode transferir tanto a imagem quanto palavras e letras usando papel carbono - eu fiquei com receio de manchar e fiz da forma que estou descrevendo). Feito isso, medi e marquei a posição dos preguinhos que desenhariam a forma do coração. Deixei espaço de 01 centímetro entre cada prego. Em seguida, firmei os preguinhos em suas posições e a forma se revelou.


Olha que fofo o coração! 


A próxima etapa foi distribuir a linha pelos preguinhos preenchendo a forma. Como usei fio de algodão e ele é grosso, fiz desse jeitinho aí. Esta técnica é chamada "arte linear". Ok, eu sei, a minha está com cara de primeiro ano do ensino fundamental, hahahaha!


Veio, então, o momento de transferir as palavras para a madeira. Recortei a palavrinha "Lar", posicionei na placa e delineei-a com lápis. Com tinta acrílica azul turquesa preenchi a palavra. O restante da frase escrevi com pincel à mão livre.





Finalizei com verniz spray fosco e ficou assim...



Gostou? Faz a sua também... aproveite qualquer matéria prima que encontrar. Quem me inspirou a fazer a minha plaquinha foi o blog O Tacho da Pepa. A Pepa e a Vi fizeram e fazem muitas placas e todas elas mega fofas... espie lá e inspire-se também! Beijos
Este post não é patrocinado.

9 comentários:

  1. amei! Adorei a combinação das técnicas!! Uma graça!!!! bjus!

    ResponderExcluir
  2. Ficou um amor mesmo Luiza.
    Estes apliques com linhas é bem anos 70 e estão de volta.
    Adorei saber como vc escreveu na placa!

    bjus, boa noite

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA LUIZA,
    EU TAMBÉM Jà FIZ ALGUMAS PLAQUINHAS, MAS NUNCA MOSTREI NO BLOG, PORQUE NÃO FICARAM PERFEITAS COMO A SUA RS

    BACI

    ResponderExcluir
  4. Lindo, lindo, lindo!!!! Amei a frase!!! Amei a técnica
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Ficou linda parabéns beijos Eliane Lima

    ResponderExcluir
  6. Luiza, estou louca por plaquinhas faz tempo, mas ainda não fiz nenhuma, sabe que fiz esta mesma técnica do coração no meu quarto direto na parede e quando estava finalizando alguns pregos não entraram, pois era a coluna do quarto rsrs tive que passar massa corrida lixar tudo de novo srrsrs.

    Amei a sua plaquinha pq juntou logo duas arteirices.

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Ain que linda amiga.
    Ótima dica, adorei!!!!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Que lindo trabalho, Luiza, cheinho de textura. Parabéns, adorei! Beijo

    ResponderExcluir
  9. Acabei de chegar aqui e já to simplesmente amando tudo. ...parabéns. ..vc é muito criativa.

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!