Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Pendente de garrafas

Olá! Como passou o natal? Já está bolando as férias em família com a criançada solta em casa, o calor, o relax...? Se você não for viajar aproveita pra colocar aquela sua ideia em prática, de fazer uma arte, reciclar algum móvel... Por aqui, marido estava motivado a usar suas garrafas e resolveu fazer mais um pendente (veja aqui o outro que fizemos a quatro mãos). Este agora, pra uma área externa nossa.



Material utilizado:
- garrafas de vidro transparentes;
- kits com fio, soquete e acabamento (tem em qualquer home center ou loja de material elétrico);
- fita isolante;
- estilete;
- tesoura;
- parafusos (pra fixar os pendentes no teto);
- chaves de fenda ou philips/parafusadeira;
- furadeira (caso necessite furar o teto pra fixar o pendente);
- cortador de garrafas;
- lixa fina pra metal.

É necessário, primeiro, cortar o fundo das garrafas. Em seguida, lixe bem para tirar o fio do vidro e evitar acidentes. Depois, pegue o fio com o soquete e passe por dentro da garrafa, pelo acabamento e dê um nó nos fios, como a seta mostra na imagem abaixo.


Antes de ligar os fios com a rede elétrica, desligue o disjuntor - segurança em primeiro lugar. (Se você reparar bem, notará que eram quatro garrafas. Uma quebrou e vou explicar mais adiante porque e a nossa solução.)



Marido juntou os fios (azul com azul, branco com branco) e estes com a rede elétrica.



Mas aí, quando ligadas, as lâmpadas aqueceram e o peso de uma das garrafas de vidro fez o fio da conexão desenrolar e se soltar. Então, marido bolou uma solução... veja na terceira imagem abaixo.





A solução foi uma arruela lisa presa ao fio elétrico com um lacre de nylon e que trava no gargalo da garrafa. Desta forma, a arruela suporta o peso sem forçar a conexão dos fios. Este detalhe só se vê quando se observa de perto.



Que tal? Espero ter inspirado você! Até o próximo post!
Obs.: este post não é patrocinado.


5 comentários:

  1. Adorei este lustre com garrafas...ficou bem legal!!
    Venho tb te desejar um 2015 cheio de DIYs na sua vida!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Feliz 2015, Luiza! Já estão a todo vapor...Muito bacana essa ideia, as garrafas customizadas também devem ficar bem interessantes. Beijo grande

    ResponderExcluir
  3. Ficou muito lindo, uma ótima ideia.

    www.alecrimdouradosc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu ameeeei esses pendentes. Ficou muito bom!!! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Luiza, adoro essas ideias com garrafas. A luminária de vocês ficou charmosíssima. Adorei! O vidro cristal (transparente) é neutro e dá um efeito que me agrada muito.
    Beijos e parabéns pela obra à quatro mãos.

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!