Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

domingo, 1 de março de 2015

Mais um banquinho...

Oi pessoas! Bah, reconheço, sumi durante o mês de fevereiro. Um pouco canseira de tudo, o calor do verão que em nada me agrada, uma lavação de carros mega barulhenta (que cansa ao ponto de parecer loucura pra quem não gosta de barulho como eu, hehehe) ao lado de casa, mas também por surpresas ótimas que demandaram um pouco mais de tempo e da minha dedicação. Por isso dei um tempinho aqui no blog - mas o facebook tem postagens diárias (https://www.facebook.com/decorarsustentavel) e você pode nos seguir por lá também, ok - e voltei hoje com um novo banquinho que marido e eu fizemos.

Este banquinho - novamente usando sobras de madeira da reforma da casa - foi feito para dar apoio no banheiro. Na reforma da casa ampliamos o banheiro original e trouxemos uma mobília que já tínhamos num apartamento e que se resumia a um armário suspenso, um espelho e um balcão onde a cuba está apoiada. Colocamos na parede um suporte para pendurar roupas e toalhas mas ainda faltava um banco para ajudar na hora de vestir e, quem sabe, guardar algumas das coisinhas que facilitam os cuidados com a higiene do corpo. E então, marido "projetou e construiu". 


O material usado foi:
- sobras de madeira;
- ripinhas de madeira (para prateleira);
- serra circular;
- pregos;
- martelo;
- esquadro;
- lápis de marceneiro;
- massa F12 para calafetar madeira;
- tintas PVA em duas cores;
- lixadeira;
- lixa fina e lixa grossa;
- cera incolor;
- paninhos;
- esponja;
- feltro autoadesivo.


O pequeno banco não tem mistério na execução. O que ajuda é ter ferramentas que facilitam o corte e o acabamento da madeira. Para as laterais, usamos sobras de madeira que eram das paredes da casa. No tampo/assento usamos a antiga tábua de lavar roupas da minha sogra - era lisa e forte! Aquele acabamento na parte traseira, que sobe como uma testeira, era um batente de porta. E as ripinhas que fazem a prateleira, estas compramos. Marido mediu e serrou as peças. Depois as pregou. Em alguns lugares, para disfarçar espaços e os pregos, marido usou massa F12. 





Olha que tava bacana assim já. Mas não resisto.. sempre tenho que passar um pouco de tinta. Então, marido passou uma lixa para nivelar a madeira e tirar pequenas farpas, e pintei neste tom "azul petróleo". Fiz esta cor usando corante, então não temos referência dela caso você queira comprar - talvez você nem tenha gostado da cor, né, hahaha...


E depois, uma demão de tinta branca. Daí marido lixou e passou cera em pasta incolor (não envernizamos) e colou feltros autoadesivos debaixo das laterais, que são os pés do banquinho. E ficou assim no banheiro, por enquanto... ;)




O "por enquanto" é porque ainda não decidi o que exatamente colocarei na prateleira abaixo do banco. Mas acho que as toalhas podem ficar bem acomodadas ali, né? Em cima, uma roupa dobradinha pra usar após o banho ou livros e revistas...?

Gostou? Inspire-se e invente alguma coisa aí na sua casa também!! Beijos e até o próximo...

11 comentários:

  1. Bom dia Luiza querida!
    Adorei o seu banco,ficou lindo!!!
    Linda semana pra ti <3
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Oi minha querida,
    Adorei o banquinho, amo esse projetos,, pois quando e feito por nós fica com mais personalidade.
    Ficou lindo,parabéns!
    Bjs e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  3. Oi, Luiza! Já vim me inspirar, ando com vontade de fazer alguma arte, quem sabe sai logo, rsrs...Parabéns pelo banquinho, ficou muito fofo e super útil!
    Beijinhos e ótima semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  4. Adorei quando estava em azul mas em branco tb ficou lindo!
    Coisa boa, estamos mais próximos do outono, não é? Esse calorão realmente tira a vontade da gente, Luiza.
    Bjão e aqui torcendo para que esse barulho acabe!
    Sílvia

    ResponderExcluir
  5. Muito legal! Adoro fazer as coisas também!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu,
    Qto tempo!!! Tava com saudades!!! Adorei o banquinho, ficou lindo!!
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Lindo o banco, gostei de todos os jeitos. Menina essa falta de tempo está demais. Ando perdida também não consigo mais ir com tanta frequência no blog.
    Bjos, tenha uma ótimo dia.

    ResponderExcluir
  8. Um belo exemplar, Luiza! Incrível como vc's estão criando tanta peça bacana a partir de materiais aparentemente sem uso. Estão de parabéns! Beijo e ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  9. Olá

    Estou a adorar o teu blog.
    Gosto muito deste tipo de trabalhos e os teus PAP estão tão bem que tudo parece fácil.
    Beijinhos
    Helena

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!