Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Quadrinho/plaquinha com madeira de demolição...

Oi pessoas! Por estes dias o clima está delicioso aqui. Voltou a esfriar, uma barulheira que tinha aqui do lado deu uma trégua e a vontade de fazer arteirices com as minhas madeiras também voltou... Costumo guardar imagens que me inspiram quando navego por aí, pra um dia fazer. Vi algo em duas artes guardadas que adorei. Somei as duas ideias ao fazer este quadrinho e acrescentei um toque pessoal (talvez o toque pessoal não tenha sido boa ideia, né? hehehe). Obviamente minhas técnicas precisam ser aprimoradas, mas ainda assim, gostei! Ficou com carinha de outono, né?

Vamos ao material? Eu usei:
  • um pedaço de madeira;
  • tintas (acrílica, PVA e stain);
  • pincéis e rolinho de espuma;
  • pedacinhos de espuma/esponja;
  • lixa fina;
  • paninho;
  • lacre de latinha de refri ou cerveja;
  • preguinhos;
  • martelo;
  • trena;
  • lápis;
  • molde de papel;
Esse pedaço de madeira, na verdade, encontrei na rua - não é sobra da reforma da casa. Estava jogado na calçada, aqui no quarteirão. Foi irresistível a atração (rs) e trouxe junto comigo. Já estava pintado de branco. Então, pintei de azul (PVA) pra criar o céu, esperei secar e risquei os passarinhos do molde sobre a madeira.


Depois disso a imaginação e a arteirice rolaram soltas. Particularmente, neste cenário, os pássaros deveriam ser menores - coisas de perspectiva - diante da folhagem esmaecida. Mas vou melhorar, prometo. Ah, e o esmaecido, fiz com três cores diferentes, usando um pedacinho de esponja. Achei que era pouco e desenhei umas folhas em dois tons também, pra fazer parecer que eram de outono.


Quando a tinta secou, fixei na parte traseira o lacre de latinha, o que possibilita pendurar a plaquinha/quadrinho.



Pra finalizar, lixei levemente e dei duas demãos de stain. Este stain (aquele ganhei e que citei no post anterior) tem um pouco de cor, o que deu o aspecto final envelhecido, um pouco amarelado. O resultado você vê a seguir. Abaixo, na primeira imagem, a fotografia foi feita com luz artificial.


E na segunda, com luz do dia!


Minha intenção, neste projetinho, foi mostrar pra vocês que um rejeito tem potencial. Talvez minha intervenção não tenha valorizado suficientemente este pedacinho de madeira, que imagino, um dia, tenha sido uma bela árvore. Mas deixá-lo no chão, esperando pelo lixeiro, certamente não é a alternativa mais nobre. Não pra gente... 

Quero muito ter lhe inspirado a praticar um olhar carinhoso sobre materiais descartados. Até qualquer dia!


Obs.: este post não é patrocinado.

8 comentários:

  1. Oi Luiza!
    Ficou super graciosa a plaquinha.
    Parabéns!
    Bjssss

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito lindo Luiza!
    Nem pensar em perder a madeira, muito menos seu talento.
    Dia desses estava admirando seus quadrinhos aqui em casa.
    Você faz seu trabalho com muito carinho e podemos sentir isso só de olharmos para eles.
    Beijo minha amiga, ótimo final de semana!
    Ah! Fico feliz que o barulho tenha diminuído...rsrs

    ResponderExcluir
  3. Claro que inspirou, minha querida Luiza! Já trouxe madeirinha que achei no caminho de casa, rsrs...Ando guardando os lacres também, qualquer hora apronto, rsrs....
    Adorei sua arte, parabéns!
    Beijinhos e um lindo final de semana pra você!
    Ana

    ResponderExcluir
  4. Olá Luiza, creio que atitude como essa, não só inspiram mas contribuem para a conscientização de que reaproveitar, reciclar é necessário. Ficou maravilhoso seu trabalho. Ótimo domingo. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Um final muito digno, Luiza! Adorei o efeito esmaecido, deve dar um resultado muito interessante numa peça mobiliária tbém. Beijo e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, Luiza!! Linda, de super bom gosto sua placa! Amo reutilizar!

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!