Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

domingo, 5 de abril de 2015

Transformações...

Olá pessoas! Hoje é Domingo de Páscoa e, provavelmente, muitas famílias estão reunidas. Aqui, um dia chuvoso e fresquinho, propício pra invencionices (quando escrevo esta palavra lembro da querida Carmen Martins, do Blog Achados de Decoração), então, marido está lá fora entre pregos, martelo, tintas, madeiras, pincéis... e, como é Páscoa (e significa renovação) aproveitei o gancho pra fazer um post sobre transformações. Isso porque o nosso querido balcão amarelo está na minha vista, constantemente, e me alegra o resultado.

Primeiro, algumas transformações que já mostrei na fanpage do Decorar Sustentável. Todas elas pincei do site Apartment Therapy, que dá muitas dicas e ideias que você pode aproveitar na decoração do seu lar. Veja...











E agora, a transformação que fizemos num balcão, que decorou a casa dos sogros - que já mostrei aqui no blog - depois foi para o galpão e, recuperado, voltou pra dentro de casa outra vez.


Veja as etapas... estava assim, sujinho, repleto de cupins, com uma camada de tinta esmalte cinza que teve de ser toda removida, para depois lixar, cobrir imperfeições com massa especial para madeira (usamos F12), novamente lixado e pintado. A primeira coisa a fazer era tratar o móvel contra cupins - lá no final do post tem um link com dica sobre descupinização de uma especialista. Para que o veneno penetrasse bem na madeira, removi a tinta esmalte antes de aplicar veneno. E o móvel ficou mais de um mês parado, para deixar o veneno agir.



Aqui, depois da remoção da tinta esmalte cinza e do tratamento contra cupins - marido estava cobrindo as falhas/buracos dos cupins com massa para madeira (que seca, às vezes no mesmo dia, dependendo da umidade) e lixando.




Aqui, uma demão de fundo branco. O fundo claro ajuda a notar as imperfeições. De forma que corrigimos um pouco mais, como vocês podem ver nas manchas escuras (massa para madeira).




As portinhas nós não reaproveitamos. Removemos e deixamos as laterais abertas. Mandamos fazer duas prateleiras de vidro. Mantivemos as gavetas que já existiam na versão anterior porque foi possível recuperá-las. E a cor escolhida, um amarelo gema de ovo, bem alegre, para cobrir o móvel e alegrar a nossa casa.


A ideia da cor veio depois de encontrarmos estes puxadores de porcelana. São da Leroy.



Aqui, antes das prateleiras de vidro.




E aqui, já abarrotado das nossas coisinhas. Esta TV e os dois telefones ainda funcionam.





Claro que este móvel demandou muito mais trabalho devido às condições em que o encontramos. Na realidade, a intenção do marido era colocá-lo no lixo. Imaginávamos que seria impossível recuperá-lo principalmente pela infestação de cupins - aliás, se você quer aprender como tratar um móvel com cupins, vá no blog Madeira em Forma, da Sandra Guadagnin. Entretanto, nem sempre um móvel precisa de tudo isso pra ganhar ares de novo. Em algumas vezes, apenas uma cor diferente, uma arte, uma aplicação de um adesivo, ou na mais simples das ideias, num novo uso dentro de casa.

Use a criatividade e descubra novas formas de decorar sua casa sem gastar ou jogar fora móveis usados. Uma Feliz Páscoa a todos vocês, muita inspiração e uma excelente semana neste novo mês que inicia...


10 comentários:

  1. Que legal, adorei a transformação, ficou lindão!!!!
    E mais, tive uma TV igualzinha e o telefone laranja ainda tenho funcionando aqui no atelie!!!Bjo querida,
    jud-artes.

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida Luiza
    Feliz Páscoa!!!
    Tudo muito bonito por aqui...
    Bjm pascal

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Amo essas transformações, são demais!
    Mas quero hoje e te deseja uma páscoa abençoada!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Luiza, ficou maravilhoso, adoro uma reforma.
    Uma semana abençoada pra vc.
    Bjs, Rai

    ResponderExcluir
  5. Sempre delicioso ver as transformações! Ideias novas para móveis velhos, são inspiradoras...Amei!
    Beijinhos e uma linda semana,
    Ana

    ResponderExcluir
  6. Ficou muito lindo! Esse amarelo está sensacional!
    abraços

    ResponderExcluir
  7. Lu esse seu marido é caprichoso!
    Menina ele é um artista, faz cada coisa linda, essa transformação foi perfeita, amei a cor, amo amarelo. Pelos seus posts vejo que vocês dois pensam da mesma maneira em relação a sustentabilidade, isso é bom!
    Amo vir aqui porque sempre me inspira.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  8. Adorei a transformação. Estou com uns caixotes aqui e querendo transformá-los, quando o fizer te mostro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ficou maravilhoso. Amo amarelo.
    É minha primeira vez aqui no blog e já percebi que será minha salvação. Sou recém casada e quero decorar a casa nova de forma linda e sustentável, assim como você mostra.
    Parabéns pelos trabalhos.

    ResponderExcluir

  10. Gente que coisa mais linda!

    Amei o post, amei o blog!

    Parabéns!

    Vou seguir as dicas!

    Bjos

    www.alfaimoveis10.com.br

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!