Olá, pessoa que me lê! Hoje vou falar - e mostrar um pouco - sobre detalhes. Normalmente (nós amadoras) quando decoramos nossas casinhas, nem sempre conseguimos reproduzir o estilo que vemos em imagens pela internet e revistas. Não podemos deixar de levar em consideração que "fotografias de revista" são produzidas para tal e, portanto, na maioria das vezes, encontraremos nelas ambientes perfeitos, "arrumadinhos". Quem tem filhos, animais de estimação - ou ambos - sabe que manter a casa 100% arrumada é uma tarefa árdua (particularmente, casa arrumada, onde não tem nada fora do lugar, que não tem sinal de "uso", não é um lar: é um show room). Todavia, na minha singela opinião, não é a arrumação, nem objetos modernos/novos que dão um toque aconchegante nas decorações. Aquele "tchan" que torna um lar gostoso e acolhedor é, usualmente, um ambiente repleto de pequenos toques pessoais. Eles vão desde porta-retratos, mantinhas/almofadas, lembranças de viagens, flores, obras de arte (etc) até pequenos artesanatos produzidos pelas nossas mãos. Estes últimos são uma forma original de imprimir personalidade ao ambiente. O importante é que você goste e tenha a ver com você, com seu uso no cotidiano, que fale de você ou para você, que lhe traga recordações gostosas assim como o aroma de um bolo recém assado nos faz lembrar da casa de nossa avó...
Já li em diversos sites e revistas que o bacana é você olhar pra cada cantinho da sua casa e encontrar ali algo que te faça feliz, que tê prazer. Pois é, só que isso a gente não consegue fazer de uma hora pra outra. É uma atividade contínua - o que é ótimo - que deixa o lar da gente em constante metamorfose. Enjoou de alguma coisa, troca por outra; mudar os móveis de lugar de vez em quando pode revelar uma disposição mais prática ou bonita; mudar a cor de uma uma parede pode transformar completamente um espaço; um móvel ou objeto pode servir para um fim diferente; algum objeto quebrado pode ser reciclado e transformado num novo e por aí vai. Obviamente - e felizmente - nem todo mundo gosta das mesmas coisas que eu ou você. E é esta diversidade que inspira, que alegra, que surpreende! Eu adoro observar e aprender sobre as soluções que vejo por aí, que outras pessoas nos mostram. E você? Posso tentar lhe inspirar?
A Fabiana Tardochi, do blog "Reciclar e Decorar" é mestre na arte de transformar a casa. Muda móveis de lugar, pinta paredes, constrói móveis, faz texturas em paredes, dá dicas sobre reciclagem super bacanas, cria objetos decorativos... é um lar sempre em transformação, como é nossa vida! Veja a sala dela neste post aqui e neste aqui.
A Fabiana Tardochi, do blog "Reciclar e Decorar" é mestre na arte de transformar a casa. Muda móveis de lugar, pinta paredes, constrói móveis, faz texturas em paredes, dá dicas sobre reciclagem super bacanas, cria objetos decorativos... é um lar sempre em transformação, como é nossa vida! Veja a sala dela neste post aqui e neste aqui.
Aqui, numa brincadeira no apê do interior, mudei as garrafinhas de lugar pra ver onde ficariam melhor... aliás, foi uma série limitada de garrafinhas em aço de uma marca de cerveja que eu estava com muita vontade de ter. Estão vazias, mas seguem enfeitando, podendo ser utilizadas como vasinhos de flor também, porque não?!
Um utensílio em novo uso...
... parede da cozinha modificada com baixo custo...
... uma porta, somada aos cavaletes e que renderam um home office... ah, esta cadeira azul foi criada reciclando partes de vários móveis...
... artesanato e reciclagem juntas formando um quadro lousa...
... apenas artesanato em forma de quadrinhos usando retalhos de tecido..
... e mais quadrinhos e mini oratório...
... grampos de roupa em madeira transformados em imãs de geladeira (aproveite aqueles imãs que entulham nossas caixas de correspondência com telefones de delivery, etc)...
... um marcador de livros de feltro...
... chita e letrinhas...
... tinta na parede (na primeira imagem as paredes eram verdes e, na segunda imagem, a parede era branca)...
... um móvel reciclado (a mesinha de apoio já teve as perninhas de várias cores - agora é azul e veio pro apê do interior)...
... uma herança de família (este castiçal de madeira era dos meus sogros)...
... um móvel reformado...
... atrás da cadeira de balanço, um biombo amarelo confeccionado a partir de duas folhas de janelas que sobraram da reforma da casa, em duas fases: aqui e aqui.
Como você pode ver, entre projetos grandes e pequenos, conseguimos deixar um pouco de nós nos detalhes, no nosso jeito de cuidar da casinha, na forma de vê-la e usá-la. Assim também a Fabiana, como você pode ter conferido em seu blog - se não conhece o blog dela, corre lá e inspire-se - clique aqui!
Espero ter lhe inspirado a fazer o mesmo na sua casa. Procure por aquilo que gosta, por aquilo que identifica a sua origem e a da sua família, objetos e móveis que contam a sua história... Beijos e muita inspiração pra você!
P.s.: este post não é um publieditorial.
Oi, Luiza, é isso mesmo, é o envolvimento que torna os ambientes especiais. É um projeto que desenvolvemos, é o olhar nossa casa de outras maneiras, é explorar cada espaço. Pressa não ajuda em nada, não acredito que um dia uma casa esteja acabada, e a graça é essa, tratá-la como um organismo vivo. Beijo
ResponderExcluirGostei do comentários acima!
ResponderExcluirIsso, mudar e se sentir renovada e feliz!
Tento fazer isso depois do longo inverno aqui na Alemanha. Essa época do ano adoro tons de amarelo, tons do sol que traz energia e vida até a primavera chegar por aqui de verdade.
Adorei seus detalhes...
Beijos
LUiza, vc escreve muuuito bem, uma clareza, passa suas ideias de uma maneira super gostosa !!!
ResponderExcluirE sua casa é bem jeito de casa. Amo seus trabalhos e transformações em casa.
E que que nos faz feliz é ter tudo do nosso jeito. Acho que a casa também tem a ver com nosso amadurecimento. Qdo mais jovem eu sonhava com uma casa toda moderna, tudo novo, muito atual... e claro, nunca atingi este objetivo. Fiz um trabalho em gesso na minha sala anos atrás e as cortinas dela nunca chegaram.. sempre havia outras necessidades a frente dela e agora que vou me mudar ela vai continuar assim.
Outro dia mostrei casa de uma blogueira muito esforçada, ta refazendo tudo desde que comprou seu apê e compartilhei no face. Veio uma pessoas e falou que achava a casa feia . com jeito de loja. na hora eu curti respeitando sua opinião, mas repensando agora fui lá e ocultei o comentario tão severo com o sonho de uma amiga. Me assusta um pouco montar meu apê levando tão pouco do que tenho aqui em casa, porque é tudo diferente, nada se encaixa. tenho que fazer o novo ter identidade. Mas não sei como vai ser, e acredito que vou montar o essencial e o resto ai acontecer aos poucos.
bjo amiga, parabéns por seu lindo post.
QUanta criatividade!!! De vez em quando aqui em casa me dá um estalo e tento fazer alguma coisa. Sempre sou elogiada!!! E as suas estão lindas
ResponderExcluirbeijao
Oi vizinha querida, eu amei tua postagem, sempre babo hehe, o biombo feito a partir de 2 janelas é muito original e ficou lindoo, amei cada detalhe e história que encanta muito, o que são as letras feitas com chita? parabéns e vamos nos inspirando uma com as outras, isso que dá vida ao blog e às nossas casinhas, encantada, Luiza, obrigada pelas inspirações, bjo, uma linda semana prá ti.
ResponderExcluirQue maravilha Luiza!!! Idéias simples mas geniais .Você está prestando um grande serviço para um monte de gente ,pode crer . Parabéns pela qualidade da postagem . Bjsss
ResponderExcluirOi Luiza, concordo com tudo que vc falou e por isso não me frusto mais por não conseguir deixar minha casa impecável, as vezes consigo mas por algumas ou alguma hora, daqui a pouco vai ter algo fora do lugar com certeza, mas é assim minha casa recebe muitas visitas, eu cozinho todos os dias, tenho filha pequena, logo mais chegará as netas enfim, são muitas atribuições, eu amo o Reciclar Decorar, comecei meu blog inspirada nela, agora não tinha visto seu biombo de janela!! que coisa linda Luiza, e ainda mais que é amarelo, minha cor preferida, sua casa é um espetáculo e vc é tão inspiradora quanto a Fabiana.
ResponderExcluirHoje vim lhe fazer um convite, participar do sorteio la no blog.
bjs
http://www.euquefizouquaseisso.com/2014/02/pap-forminhas-de-doces-e-sorteio.html
Oi Luiza!
ResponderExcluirSempre tanto capricho e ideias maravilhosas...faz um bem danado a gente passar por aqui e ainda por cima sair inspirada! bjs
Oi Luiza,
ResponderExcluirQue delícia ver os detalhes de sua casa! Alguns eu já conhecia de vindas anteriores aqui, mas muitos são novidade para mim.
Eu gosto muito do blog da Fabi.
Bjs e um ótimo meio de semana para vc.
GOSTO DISTO!
Passando pra dar uma espiadinha, e perplexa com tantas inspirações...amei o post e sua casa é um charme...hehehe
ResponderExcluirBjks
Cáh
Adorei essas ideias.
ResponderExcluirLegal que te inspiraste no meu blog pra fazer um caderno de recordaçãopra tua filha.
Bom carnaval. Bj
Realmente as revistas e a internet no ajudam muito, e tudo o que você fez está lindo demais. São detalhes que fazem toda a diferença e mostram o carinho e o capricho que temos com a casa.
ResponderExcluirAh! Fiquei apaixonada pela cadeira de balanço, eu quero... kkkkkk.
Bjos, Mari.
Oi Luiza,adorei ler este seu artigo e concordo com você. Aqui em casa eu tenho de me controlar pois acredite que em todos os ambientes sempre tem algo enfeitando que eu fiz. Gosto muito de meu cantinho.
ResponderExcluirUm grande abraço, Fernanda
Sua casa é cheia de personalidade e cheia de vida.
ResponderExcluirÉ um lar de verdade, onde as pessoas tem vontades, mostra sentimentos, desnuda a alma.
Fiquei muito feliz em encontrar a minha casa e o meu blog nesse seu post que está maravilhoso.
Obrigada!
Um beijo Luiza querida e bom carnaval :)
Bom dia!
ResponderExcluirAmiga, ficou tudo lindooooooooooooo!!! Vestir a casa com toque de sustentabilidade e ainda ver a personalidade da gente impregnada nela é muito bom. Parabéns!
Tenha um ótimo fim de semana!
Bjãooooooooooo
Oi Lu!!
ResponderExcluirEu amo seus projetos, sejam os grandes como os pequenos. E os detalhes fazem toda a diferença!!
Hahaha!! É verdade, no post eu falo do Henrique e só mostro ele no final..rs.
Mas foi a pedido dos pais, para preservá-lo só postei uma fotinho. ;-)
Ahhh! E se você é boa de garfo, me avisa quando passar por Curitiba, podemos marcar umas comilanças...rsrsrs.
Beijos!!!
Tudo lindo!! Amei o biombo feito de janelas. Ficou SUPER!!!!! Os detalhes fazem a diferença mesmo! Bjus querida!!!
ResponderExcluirOi, Luiza!!!
ResponderExcluirRealmente, é muito bom imprimir nossa marca nos pequenos ou nos grandes detalhes de nossa casa. E, melhor ainda quando gastamos pouco ou quase nada para termos peças exclusivas, pois não são iguais às de ninguém. Acho isso um luxo!!! Adoro.
Parabéns pelas suas reciclagens e suas artes.
Abraços,
Maitê Rodrigues - www.ateliedamaite.blogspot.com