Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Viagem e Paula Kasas

Oi pessoas queridas! Saudadona daqui, de vocês!

O post de hoje já tinha prometido alguns dias atrás. Não o fiz porque precisava escrever um pouquinho! Bem, tem a ver com construção civil, reformas e decoração! Vocês já viram olarias e sabem como elas funcionam? Vocês certamente devem saber que para se fazer alguns tipos de tijolos e telhas queima-se muita madeira/lenha. Numa região do sul do Brasil, mais precisamente em Santa Catarina, à beira da BR 101, próximo à cidade de Criciúma, fotografei algumas olarias e fábricas de pisos/porcelanatos, de longe. E depois fiquei pensando sobre tijolos, pisos, e nos processos de produção, de como podem ser nocivos ao meio ambiente. Como eu posso ajudar? Acredito que todos nós podemos contribuir adotando soluções duradouras e pouco poluentes, conhecendo a origem dos produtos que compramos e a forma como são feitos. Deixo pra vocês, assim como pra mim, o desafio! E na minha busca por soluções, vou compartilhar todas as descobertas com vocês!

Agora as fotinhos que tirei na viagem, com celular... na fabricação de tijolos e telhas, fumaça e madeira sendo queimada.







E algumas fábricas de pisos, porcelanatos, revestimentos... essas são para a Paula Kasas que em sua loja  (em São Carlos/SP) representa marcas com preocupação ambiental e social! Perdi de fotografar a Portobello em Tijucas/SC porque meu cel travou na hora de abrir a câmera.  Aliás, a Eliane e a Cerâmicas Portobello estão em processo de junção. São também ótimas escolhas caso esteja pensando em adquirir seus produtos. Acesse seus sites e conheça suas ações na área social e ambiental.

Abaixo a Itagres. Ótima empresa também. Visite o site.


"No ano de 1981, na cidade de Araranguá, em Santa Catarina, foi inaugurada a CEPASA - Cerâmica Pagé S/A, uma empresa que superou obstáculos, conquistou o mercado e, 19 anos mais tarde, em setembro de 2000, se tornou a Angelgres Revestimentos Cerâmicos Ltda., nome inspirado no grande mestre italiano Michelangelo." Faltou a empresa salientar em seu site se possui preocupação social e com meio ambiente nos processos de produção.


"A Poligress é uma empresa líder na prestação de serviços técnicos de retífica e polimento de revestimentos cerâmicos, atendendo as principais indústrias cerâmicas do Brasil." Desconheço processo de produção e ações sociais e ambientais dos produtos importados pela Poligress.


Queridos, não estou recebendo nenhuma remuneração ou benefício pelo post de hoje! Abraços, beijos e muita inspiração pra nós em 2012.



25 comentários:

  1. Oi Luíza!! Muito importante este tipo de post, onde podemos lembrar das formas de produção dos materiais que utilizamos. Certamente nos dias de hoje a preocupação com o meio ambiente tem que ser considerada no momento da compra com importância semelhante à qualidade do produto. Quanto ao post que vc viu lá no blog a grade que está sobre o sofá eu comprei em um antiquário no pelourinho há uns 15 anos, era uma antiga bandeira de porta acredita? Minha mãe um dia quase mandou lixar e pintar...kkkk . Eu salvei por pouco!!!
    Grande abraço!!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir
  2. Legal sua viagem e sua conciência ambiental... acho que o mínimo que podemos fazer é consumir apenas de empresas que tbm tem a mesma preocupação... e essas mesmas devem tbm se preocupar em tornar esses produtos acessíveis e com preços competitivos.
    bjks

    www.cadecamila.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. oi Luiza

    O fim de ano foi ótimo, apesar do tempo chuvoso. O filhote tá sendo muito mimado, rs, como a tua filhota deve estar também..hehehe
    Ah, SC deve ser a maior produtora do Brasil, sempre passo em frente a portobello, não sabia que estvam em processo com a Eliane. Qdo fiz faculdade de Serviço Social estive num passeio com aturma na fabrica grandiosa daa Eliane, mas faz mais de 20 anos.
    Acho que em Tijucas as fabricas pequenas estão diminuindo muito, não creio que elas tenham futuro.

    bju amiga!!!
    feliz 2012 pra tua família!

    ResponderExcluir
  4. Luiza, a gente vê tanto desperdício de tudo na construção civil. Aqui em Curitiba são produzidos tantos resíduos que daria para erguer outra cidade. Que triste, essa ganância desmedida. E o mais triste é que tem muita gente que tem pavor de reciclagem, se comporta como se não fizesse parte desta história, não se toca que produz muito mais lixo do que o necessário. Nossas esperanças estão nas crianças de hoje, elas farão diferença, mas depende muito de nós, da paciência e dos bons exemplos que damos hoje.
    Ufaa, descambei a falar. Mas quando encontro alguém assim, mas preocupada com a realidade, me animo mesmo. E o mais triste de tudo é que a gente é que é chata quando se preocupa demais, né?!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Luíza, me envie um e-mail para conversarmos sobre suas portas e janelas, que quer remover a tinta:
    madeiraemforma2006@hotmail.com
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga querida, que bom que voltou cheia de boas novas, ano novo é assim, ar de tudo novo e cheio de energia, sinto uma alegria muito grande nesse início do ano, forças se renovaram, com certeza, no astral, amei o post, a consciência ecológica é um fator super importante e piso é a minha paixão, obrigada por compartilhar, seja bem vinda ao mundo blogueiro de 2012, bombando hehe, olha vou querer tomar esse chimas, mesmo, já anotei, hehe, bjinhos. Feliz Ano Novo, Luiza querida.

    ResponderExcluir
  7. Oi Lukita querida!
    Antes de mais nada MUITO OBRIGADA!!!!!
    Adorei o mote que voce colocou no post com preocupação ambiental.A gente tem mesmo que pensar nosso futuro e não dar atenção para empresas que só pensam em seus lucros, desconsiderando que somos seres compartilhantes da mesma terra.
    Quem não entrar nessa, logo estará fora do mercado, pois as crianças de hoje já estão sendo educadas a olharem com outros olhos para nossa agua, nossas árvores, nossos irmãos.
    Um beijo na bochecha!!!

    Paula Kasas
    Acabamentos e Complementos

    ResponderExcluir
  8. que passeio hein
    bom ano para vc também um beijooo
    Monica
    coisasdaminhacasa

    ResponderExcluir
  9. Olá Luiza! Muito obrigado pelo seu comentário no meu blog! Sempre legal conhecer pessoas e blogs novos! Também te desejo um ótimo 2012!! Seja bem vinda! Abraço!

    www.disegnoamilanesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Vi um coment seu no blog da RE e vim conhecer seu cantinho, amei pq amo o meio ambiente, reciclo oq consigo mas sou leiga demais nesse assunto nunca tinha parado pra pensar como que os pisos são feitos rs! mas agora não desgrudo do seu blog pra poder sempre ta aprendendo como cuidar do nosso planeta lindo
    bjinhosssssssss!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi querida, adorei o post!
    Vim retribuir sua simpatia!
    Feliz 2012, muita saúde e alegrias!
    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  12. Oi querida,
    Estou passando rapidinho só para desejar a vc um Feliz Ano Novo e que todos os seus sonhos se realizem em 2012.
    Beijos 1000 e uma noite maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Lu!!!Saudades muita de vc, da blogosfera em geral!!!

    Primeiramente quero desejar tudo de bom neste novo ano pra vc e sua família! Saúde e muito amor!!!

    Ainda estou entrando nos eixos na vida nova, tá loucura!rs Mas acredito que volto logo,rs.

    Beijos!!!!!!!!!!! E não me abandone!rsrs

    Ah! Ficou linda a guirlanda e espero que tenha curtido muito a viagem, aprender já vi que aprendeu demais e ainda tá dividindo, o que é melhor pra nós leitores, hehe!rs

    ResponderExcluir
  14. Olá!!!

    Obrigada pelo carinho!!!

    Que 2012 seja maravilhoso para vc.

    Bjks

    ResponderExcluir
  15. Muito bom sua postagem Luiza, e muito bem escrita. Pessoas assim como você é que fazem a diferença em um país como o Brasil que ainda tem q lidar com a mediocridade dos políticos e da ganância de muitos. Não sei quando, mas acredito que como tudo muda, um dia, o Brasil também será um país com uma maior conscientização ambiental.

    ResponderExcluir
  16. Luiza, bela viagem!
    Querida, aproveito pra reforçar os votos de um bom Ano. Saúde, paz e sucesso.
    beijo grande

    ResponderExcluir
  17. Thank you for your beautiful message on my blog! Happy New Year! :0)

    Love your travel photos too!
    XOXO

    ResponderExcluir
  18. Obrigada por postar importantes temas.
    A sustentabilidade deveria estar presente na mente e no dia a dia de todos e quem sabe, até em matéria de escola.

    Bjo
    :)
    Re

    ResponderExcluir
  19. LUIZA, CONHEÇO ALGUMAS DESSAS INDÚSTRIAS: JÁ VISITEI A ITAGRES COM OS MEUS ALUNOS. VISITEI A CECRISA , TBÉM INDÚSTRIA DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS, QUE FICA EM TUBARÃO, MINHA CIDADE. O QUE DIZER??? NA VISITA, NOSSA PREOCUPAÇÃO FOI PURAMENTE COM O MEIO AMBIENTE. SEGUNDO O DIRETOR DAS DUAS, ELES TEM FILTROS, REAPROVEITAM A ÁGUA... TBÉM FOMOS NA TRACTEBEL, QUE GERA ENERGIA PARA NOSSA CIDADE. A CONVERSA FOI A MESMA, INCLUSIVE ELES TÊM UM HORTO, QUE NÓS TBÉM VISITAMOS... EU QUERO ACREDITAR QUE TODOS FAZEM O QUE PROPAGAM. QUERO MUUUITO!!!
    BEIJOS NO CORAÇÃO DE MAIS UMA PESSOA LINDA QUE SE PREOCUPA COM A NOSSA CASINHA: A TERRA!!! APLAUSOS PRA VC!!!

    ResponderExcluir
  20. Já vi uma fábrica de tijolos de adobe, em Minas, mais precisamente em Bichinho-Tiradentes.
    Beleza de pesquisa, bom dia, beijo grande.

    ResponderExcluir
  21. OI, Luiza !!!
    Vim te conhecer e agradecer por estar seguindo meu bloguito !! Obrigada, viu querida !!
    Já estou te seguindo e queria ver contigo se posso linkar seu blog lá no meu, posso?
    Amiga, também aproveito pra te desejar um maravilhoso ano de 2012 cheiinho das bênçãos de Deus na sua vida !!
    Um beijão com carinho!
    Helena
    www.diaadiacorridinho.com.br

    ResponderExcluir
  22. Muy bonitas las fotos Luisa,
    feliz comienzo del año.
    un abrazo.

    ResponderExcluir
  23. Oi Luiza, infelizmente essas fábricas são poluentes e agridem sim o meio ambiente. Por outro lado, não há como voltar ao passado e secar tijolos e telhas à sombra...
    De qualquer modo quem sabe ainda encontrem soluções menos agressivas. O planeta vai agradecer de joelhos nénão?
    bj feliz ano novo
    yvone

    ResponderExcluir
  24. Luiza, muito importante tuas considerações, parabéns...é só assim, educando/concientizando/alertando, que temos chance de respeitar/cuidar/valorizar o meio ambiente.
    Bjos, amiga querida.
    Sílvia

    ResponderExcluir
  25. Olá, muito bom saber que ganhei mais uma amiga com essa preocupação ambiental. Infelizmente as indústrias são necessárias, mas extremamente poluentes. Espero realmente que as que mostram preocupações ambientais mais sérias consigam contagiar as demais, bjs.

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!