Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Diário da obra - parte 07

Oi pessoas queridas! Do post anterior, meu amigo Amauri (do Restaurações Dom Moleiro), resumiu perfeitamente: excessivamente cinematográfica! Falta nos ambientes da casa londrina aquele toque pessoal que só nós podemos dar aos espaços, e que os tornam um lar!

Na nossa casa, estamos andando um pouco mais rapidinho! Fui encarregada da pintura - e tenho obtido sucesso, porque ando bem pintadinha, hehehe - mas posso garantir que as paredes estão mais pintadas que eu (ainda)!! Parte da cozinha já está pintada. A cor é "areia da praia", da Renner (da Tumelero)! Adorei essa cor quando pintamos aqui no apartamento e tinha sobrado uma lata. Depois desta, virá branco em tudo - para ampliar visualmente os ambientes, trazer mais luminosidade e gastar menos energia. Compramos um latão de 20L da shervin-williams (na Leroy), anti-mofo para as paredes em alvenaria. E já estou pensando no que fazer com o latão depois que a tinta acabar, hehehe...





Está tudo empoeirado porque lixei as paredes! Um ar quase irrespirável! Abaixo, revestimento de lambri de pinus de reflorestamento nos quartos e na sala. Antes foi feito um isolamento termoacústico. A porta nova (a antiga teve de ser removida porque a metade superior estava comida por cupins, oca e frágil) é da Fuck SA de madeira de reflorestamento. Compramos na Leroy por um preço bem razoável. 


Esta foto aqui abaixo é da porta antiga! A madeira em azul que aparece na foto foi toda forrada e depois, como mostra a imagem acima, revestida por lambris de pinus. A madeira externa da casa foi mantida porque está bom estado, assim como o madeiramento do telhado. Só será necessário pintar. A tinta ajudará a conservar a madeira por mais alguns anos - a casa original (essa parede azul ali) é da década de 50.


Parte da parede que pintei ontem à noite, num dos quartos. Na foto a pintura ainda não está bem seca.


Outra parede abaixo, onde fica o quadro de luz, todo desenhado pelo marido com 12 circuitos, se não me falha a memória - assim nunca irá sobrecarregar a rede nem dispersar energia.



O sujinho, abaixo...


E a pintadinha... hahaha! Rolo de pelos faz um pouco de lambança... quando dominar a técnica, já terei pintado tudo - até eu.


Não é efeito não, é defeito mesmo, de técnica, de prática... rs! A pintura em paredes rústicas é bem chatinha de se fazer. Aquele esquema de pintar em "W" não funciona, porque a tinta não penetra entre os tijolos. É preciso "rolar o rolo" pelas paredes muuuitas vezes! Fui com boné, mas pintei até o cabelo onde o o boné não cobria... hehehe! Bem, um dos cuidados que se precisa ter nesses casos, além de trabalhar protegendo cabelos e mãos, é cobrir bem o piso. Neste caso não precisei porque ainda está no contrapiso - deixamos o laminado como último item a ser colocado. Mas na cozinha, que já está com o porcelanato, cobri com jornal e papelão de embalagens. Não que a tinta seja impossível de remover, mas o trabalho depois, os produtos que você vai gastar pra limpar e o tempo não compensam! Melhor gastar uns minutinhos cobrindo tudo com jornal antes, do que gastar horas, água, unhas e dinheiro depois... 

Por hoje é só. Me perdoem a(o)s amiga(o)s blogueira(o)s mas não sobra muito tempo pra visitar todas vocês por enquanto! Então, vou postando as novidades pra vocês saberem que estou, mesmo, ocupada... ora pintando, ora me limpando.. rs! Beijos...

13 comentários:

  1. Ô minha linda tenho certeza que daqui a uma semana vc ainda vai encontrar tinta nesse corpitcho! Sempre passa um pinguinho que agente não vê na hora do banho! kkkkkkk
    A obra está ficando um arraso Lu! E é muito bom poder participar ativamente dela não é?! Um trabalho gratificante demais! Parabéns!!! beijocas
    Cantinho da Galega

    ResponderExcluir
  2. Lu, que bom quando chega na hora da tinta!Eu fico super feliz com o cheiro de tinta aqui em casa, uso Lukscolor sempre porque tem perfume, preço e qualidade.
    Amiga, aqui também temos paredes de tijolos, o marido pinta as juntas com pincel e após passa(sempre na horizontal), a trincha larga nos tijolos, parece que fica mais fácil que com o rolo de lã.
    Bjos e bom trabalho para vocês.
    Sílvia

    ResponderExcluir
  3. Luiza , a casa está ficando bonita ,mas você parece que está se sujando demais .Existe um tipo de rolo para pintura que não respinga muito , e dá para pintar sem forrar o chão e sem pintar o rosto .Não sei qual a marca ,mas o que tenho em casa possui umas listas amarelas e a pelagem é mais curta .consulte o vendedor da Leroy e compre um .Você verá uma melhor performance no seu trabalho e uma maior economia de tintas.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  4. Chuvinha de tinta aí Luisa?? rsrsrs
    Adorei as fotos, aqueles azulejos coloridos são tudo de bom!!!!!
    Bjssssssss

    ResponderExcluir
  5. oi
    Luiza petit poá
    tu tá lida -
    a casa tá ficando linda
    adoro esas coisas
    de reformar e meter a mão
    e estes azulejos estão uma obra prima
    curiosa para ver tudo pronto
    bjs
    lu

    ResponderExcluir
  6. Adorei, Luiza, sua foto toda pintada. Cara de gente que coloca a mão na massa mesmo...hehe. Já perdi muitas meias pintando parede ( adoro usar meia! ). Nossa, sua casa tá ficando linda! Que delícia participar da forma como vc está fazendo. Terá lembranças eternas nessa casinha. Uma verdadeira casa com comprometimento! Bom trabalho pra vc e ótimo fim de semana, beijos!

    ResponderExcluir
  7. ✫. `⋎´ ✫❤✫..
    Olá hoje vim deixar, meu abraço de
    um bom final de semana.
    Agradecer todas as suas mensagens
    deixada no meu Cantinho
    Parabenizar pelas suas belas postagens, sendo elas do seu agrado
    me agrada também.
    Bjusss carinhosos
    Rita
    ✫. `⋎´ ✫❤✫..

    ResponderExcluir
  8. Oi Luiza,
    Tenho certeza que a sua casa vai ficar linda. Estou ficando curiosa para ver os "finalmentes".
    xoxo

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  9. hehehe sim Luisa, as fofoletes eram
    d+!
    Obrigada por comentar , um beijao pra voce e boa sorte na obra
    :*********

    ResponderExcluir
  10. Lukitaaaaaaa
    Voltei!!!
    Juro que pensei que era efeito da sua foto..ou mesmo que vc estava na neve...rsrsrs.
    Cuidado com suas roupas, heim menina?
    Bela reforma..to adorando!

    Beijokas
    PK

    ResponderExcluir
  11. Ver a casa tomado forma, recebendo tinta é uma maravilha.
    participar ativamente dessa transformação também.
    Não é fácil pintar nãoooooo rs, mas que acaba sendo uma terapia para a gente que gosta de estar sempre com a mão na massa, isso é!

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Lu,pintora sofre,mas depois de tudo pronto compensa o esforço.
    Dentro de 1 mês sai,num esquenta,é tinta ecológica?...kkkk
    Outro dia, sai com o braço imundo de tinta,toda linda,cheirosa e pintada.
    Uma aborígene quase,mico daqueles.
    Besitos e ótima semana

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!