Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Jardins em áreas externas...

Olá pessoas queridas! Hoje é dia do Professor!! Desejo um dia feliz, uma carreira abençoada e muitos bons frutos a estes profissionais pouco valorizados neste país. É uma profissão linda e muito, muito importante para nossas vidas e carreiras profissionais! Parabéns pra vocês! Aliás, uma curiosidade: vocês sabiam que a única pessoa a quem o imperador do Japão faz reverência é para o professor? Da cultura oriental temos muito a aprender. O respeito à natureza, ao silêncio, à privacidade das pessoas, aos idosos são algumas das que me recordo agora. Aqui no blogosfera conheci uma colega blogueira que é professora (se tiver mais alguém aí, acuse-se, por favor) chamada Regina Bolico (do blog Ambiente de Luz), super adepta do consumo consciente e da reciclagem! Espiem e prestigiem o trabalho dedicado dela clicando no nome do blog!

Buenas, o tema do dia é jardins em áreas externas! Já publiquei alguma coisa em outras postagens, mas como estamos chegando no jardim (lá na reforma da casa), comecei uma nova busca frenética de soluções e ideias. Um corredor lateral já tem seu destinho traçado: o chão já está revestido de pedras (britas) que sobraram na reforma e o paredão (enorme) será caiado e receberá umas telas (lembram daquelas telas de galinheiro? Só que esta tem os intervalos um pouco maiores) que encontramos debaixo da casa durante a reforma. Nelas prenderei orquídeas e outras plantinhas! E agora tem o jardim dos fundos da casa. A área é bastante úmida. Tínhamos pensado em grama, contudo, por causa da umidade, na parte onde queremos curtir uma sombrinha e sentar, cogitamos colocação de paletes sobre britas. Captei duas imagens no facebook mas esqueci de anotar a origem, pois não tencionava mostrá-las aqui no blog (besteira pura, porque sempre acabo postando aqui também). Então, se alguém souber a origem, por favor, digam-me para que possa dar os devidos créditos - porque postar a ideia sem o crédito é pra lá de errado.



Fonte: as duas imagens acima Casa & Jardim.

Fonte: ClicRBS.


Fonte:as duas imagens acima de Casa & Cia.

Fonte: Encantes.

Fonte: Casa & Jardim.


Fonte: as duas imagens acima do blog Miscelânea da Carlinha.


Fonte: as duas imagens acima do blog Meus Pontinhos.


Fonte: as duas imagens acima da Vila do Artesão.






Fonte: as seis imagens acima do site I-Decoração.

Nas imagens acima tem pergolados, fonte, bancos, chaise feitas de paletes, brita, madeira, vasos, jardim zen, jardim com feng shui, tijolinho aparente... é pra se esbaldar, né? E agora, as duas imagens que foram minha primeira inspiração e que não guardei a fonte.



A nossa ideia, independente da inspiração, é reaproveitar os materiais da casa e da obra. Até as plantinhas que já estavam na casa estão sendo aproveitadas - a exemplo do lírio do amazonas, da orquídea, do outro lírio que abriu semana passada, da árvore de pitanga que foram plantados pela minha sogra. Quando serramos madeira (que foi utilizada no revestimento interno das paredes e para a sustentação do forro), separamos a serragem (resíduo de madeira). Este material vai para o quintal, para vasos de flores, como substrato para as orquídeas... sobraram portas parcialmente danificadas, janelas e muita madeira. Pra quem faz artesanato, é ouro puro!! Já tenho planos pra muitas coisas!

Ah, queria também fazer um pedido de desculpas. Não tem sobrado muito tempo para visitar os blogs amigos. Estou diariamente na casa agora, porque estamos na fase final! Então, não se zanguem. Logo tudo volta ao normal, e, à noite, enquanto marido espia e-mails dele, farei minha visita aos vossos blogs - é porque adoro mostrar pra ele as coisas bonitas que vocês fazem, as coisas que compartilham, então sentamos lado a lado pra curtir a companhia um do outro enquanto navegamos! Beijos e muita inspiração pra vocês!!

31 comentários:

  1. Apesar de não ser adepta de flores e plantas (não levo jeito pra cuidar) acho lindo um jardim assim! Queria fazer um espacinho assim na minha casa, mas é tudo tão pequeno! :~

    beeijo
    www.misssainha.com

    ResponderExcluir
  2. Dicas preciosas de jardins, podemos inventar cada cantinho especial com plantas e um banquinho. Obrigada sou professora, mas já faz 3 anos que estou licenciada, as vezes sinto saudade, mas o que mais compensa nesta profissão é o amor que as crianças tem por nós.
    Bjos e um maravilhoso início de semana.

    ResponderExcluir
  3. Tenho certeza que ficará lindo, as inspirações que vc pegou são lindas, roubarei algumas pra mim, quem sabe não me animo. Tenho um corredor lateral horroroso aqui em casa.

    Beijos


    Gláucia

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu, para os que amam o reaproveitamento, o última imagem está perfeita, não é? Sem desprerzar as outras, estão todas maravilhosas, amei!!! bjs

    ResponderExcluir
  5. LUIZA,
    TEM UM PRÊMIO PARA VC LÁ NO BLOG...PRÊMIO DARDOS! PASSA LÁ PARA VER E CASO ACEITAR, OK?
    BJS,
    FERNANDA

    ResponderExcluir
  6. Oi, Luiza, devo muito aos professores que tive na minha vida. Tive uma sorte e tanto em cruzar com grandes figuras! Sobre os jardins, adorei sua seleção. Gosto demais de espaços externos com essa pegada mais rústica, pra curtir mesmo o pé mais no chão. Adorei que fará caiação na sua parede, acho o efeito lindo demais, super barato e, infelizmente, muito pouco usado. Depois mostre pra gente. Beijo grande!

    ResponderExcluir
  7. Lindo e inspirador post, Luiza.
    Bj e ótima semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  8. Yo adoro todo lo autosustentable y el reciclaje
    saludos desde Cile

    ResponderExcluir
  9. Um canto mais charmoso que o outro!
    Difícil escolher o mais agradável, ainda mais perto de tantas plantinhas e natureza.
    Abração.

    ResponderExcluir
  10. great pics!!! ;)
    kisses
    http://blogcashmeremafia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, Luiza! Concedi o Premio Dardos a seu blog. Dê uma passadinha lá pra conferir! Beijos, Helka

    ResponderExcluir
  12. Nossa como o professor é importante...pena que em nosso país isso nbão aconteça...Amei suas opções de jardim...um mais lindo que o outro,o de pallets vermelho está genial.....Estou aqui escrevendo ,e lá fora um vendaval...moro Em paranapanema ao lado de Holambra....tem flores e plantas de enlouquecer....mas aqui aonde moro é muito alto...venta demais,ainda não sei como farei a varanda.....
    obrigada pela visita (se tiver alguma coisa escrita errado é o blog ...não enxergo as letras.....)
    bjjs
    meu cachixó

    ResponderExcluir
  13. Olá querida que lindos, todos amei bom gosto linda semana bjs Leila

    ResponderExcluir
  14. Um Jardim sempre é bem vindo!!! adorei a parede turquesa dá um ar inovador ao jardim!!!
    bjs
    Cimara

    ResponderExcluir
  15. Oi Luíza!!! Lindas imagens de jardins e ambientes de lazer!! sou uma apaixonada por fontes então fiquei encantada com a fonte da segunda imagem, super discreta... deve ser uma delicia ouvir o barulho da água...rsss

    Aproveitando a visita quero te convidar para um sorteio super legal no blog com direito a uma vale presente de até R$ 100,00 na loja Boutique de Achados. As inscrições vão até o dia 22/10, não perca tá? O link do Sorteio:
    http://www.arquitrecos.com/2012/10/sorteio-arquitrecos-e-boutique-de.html

    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  16. Morando em apartamento, fiquei aqui a desejar um jardinzinho, qualquer jardinzinho....
    BJô

    ResponderExcluir
  17. Oi Luiza!
    Quantas imagens inspiradoras! Um cantinho de jardim com uma pequena fonte é um sonho que quero concretizar!!! Adorei as imagens, vou guardar para aproveitar as dicas!!!
    Bjsss e uma linda semana!

    ResponderExcluir
  18. Oi Luiza,
    As ideias são lindas e eu gostaria muito de fazer um jardim vertical na parede do corredor, mas preciso conversar seriamente com meus gatos para ver se eles concordam, pois andam destruindo tudo!
    Beijos 1000!

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  19. Ai que lindo, nessas horas q me arrependo de morar em apartamento rss bjao flor

    Aninha
    www.coisasdaaninha.com.br

    ResponderExcluir
  20. Adorei o blog e ja toseguindo beijinhos... se puder retribuir
    http://psempremulher.blogspot.com.br/2012/10/sorteio.html

    ResponderExcluir
  21. Luiza obrigada pela visitinha em meu blog. Amei esse seu post, adoro jardim e suas fotos estão divinas!! Bjs Jú

    ResponderExcluir
  22. Oi querida, obrigada pela visita lá no blog. Aqui também já estou na reta final, só falta mesmo a instalação do piso. Sua casinha vai ficar linda, depois mostra pra nós.
    Bjosss no coração.
    Kerlei

    ResponderExcluir
  23. Oi Luiza, tudo bem querida.
    Desculpe a demora em responder sobre a tinta.
    O catalisador tem cheiro forte sim, mas nada que nós mulheres fortes não aguentamos.
    Adorei as imagens os jardins.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Luiza imagino como vai ficar sua casa depois de tudo prontinho, com jardim, etc.. com seu bom gosto e tantas idéias, vai ficar bem bacana não tenho dúvida. Um jardim rusticão é tudo de bom, bjs

    ResponderExcluir
  25. Ah quanta inspiração!
    A área externa da minha casa está bem sem graça, vou ver com mais atenção suas imagens e levar algumas para executar por aqui.
    Ideia linda é o que não falta!
    Talvez você se interesse pelo post que acabo de publicar.
    É sobre a reforma de uma casa e mostra várias ideias de jardim.
    Beijo grande minha amiga e linda quinta-feira!

    ResponderExcluir
  26. Ei Luíza!! Adorei seu espacinho aqui!! muito gostoso!! já estou seguindo!!
    um beijo!!

    www.emporioarte.com.br

    ResponderExcluir
  27. Aiiiii, quanta coisa linda, um dia terei uma casa com jardim... Lú os que mais gostei foram a 4, 7 e última imagem, sei que o seu ficará lindo, uma vez vi na TV um jardim todo feito de reciclagem e essa ideia nunca saiu da minha cabeça, ansiosa pra ver o seu.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  28. Olá Luiza!! Passando para conhecer seu blog e já gostando do título- Decorar Sustentável..ótimo post sobre áreas externas. Adoro!! Parabéns pelo seu blog e já estou te seguindo. Abraços. Sandra

    ResponderExcluir
  29. Querida Luiza! como é bom passar por aqui...sempre com ideias maravilhosas...vou visitar o blog que indica-se, fiquei curiosa. Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  30. Adoro seu cantinho. E essas imagens me encantaram. Tem selinho pra ti la no meu blog. Bjss
    http://dettynha-trocando-ideias.blogspot.com.br/2012/10/selinho-recebido-premio-dardos.html

    ResponderExcluir
  31. oi Luiza, entao vc ficou sabendo que sou irmã da Ana....legal.....


    vim rapidinho te agradecer a visita no Adoro Lilas, adorei e seja bem vinda....depois passo com mais tempo.

    essas areas externas estao bonitas, a Ana que é louca por areas externas rs

    beijo
    Grasi
    adoroolilas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!