Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Diário da obra - Parte 10

Olá pessoas queridas! Feriadão, pra gente ultimamente, é sinônimo de trabalho! Este não foi diferente. As filhotas viajaram, recebemos visita, mas nem assim paramos! A casa já está toda forrada e estamos terminando a pintura interna pra assentar o laminado - aí não é preciso ficar forrando tudo né?! No domingo providenciamos a grama (grama esmeralda, de folha fininha e trama bem fechada nas raízes). Marido montou as leivas no pedacinho do quintal que já esperava por ela. Agora, os gatinhos da região só farão caquinhas nas britas (sim, cada dia junto 4 ou 5 "caquinhas" que eles fazem e tentam  enterrar por lá - e nós não temos bichanos... hehehe). Quem tem quintal se depara com esta situação comumente...



Compramos uma caixa de mudas de petúnias... no próximo post mostrarei o que fiz com elas. Tentarei executar hoje a ideia do post anterior, com garrafas PET.


E agora a situação da casa... uma vista da cozinha e uma pontinha da área de serviço, já forradas. Olha a porta ali já com vidros...


Já estou lavando as roupinhas por lá mesmo, porque tenho varal interno e externo, tudo instaladinho! Um aparte aqui - aquela máquina é uma lava & seca da samsung. Porque a escolha? O primeiro motivo para comprá-la era porque tínhamos um espaço muito reduzido aqui no apartamento e não dava para instalar um varal suspenso. O varal de chão não era suficiente e não tínhamos varal externo. A lava & seca quebrou o galho, principalmente no inverno, quando a roupa demora muito a secar. Mas ela tem outras vantagens... uma delas é que ela pesa a quantidade de roupas inserida no tambor antes de iniciar a lavagem. Isso permite economizar água e energia, reduzindo, também, o tempo de trabalho. Então, precisando comprar algum eletro novo, pense nestas vantagens também. Além de preservar os recursos hídricos e de energia, você gasta menos a longo prazo. Um motivo contra é com relação à secadora. Em quase dois anos de uso, foi preciso fazer uma higienização na autorizada para remover os pelinhos que se acumulam nos dutos de ar. Esse dutos entopem e superaquecem a máquina, desligando o sistema de secagem. Segundo os técnicos, a nossa até demorou um pouco para ter esse problema, que é comum acontecer após um ano de uso. Nossa sorte foi ter adquirido junto com a máquina, a garantia estendida (ou seguro), que cobriu as despesas de remoção e manutenção da máquina.


Aqui ficará a mesa de jantar depois. Mas me instalei e fiquei lendo revistas enquanto marido terminava de instalar umas lâmpadas no sótão. Tava muito fresquinho ao lado da janela. 

Aqui, quero compartilhar com vocês o que aprendemos com o isopor/EPS (sigla internacional de poliestireno expandido). Super recomendamos sua utilização como isolante térmico. O preço é pequeno e o resultado é maravilhoso! Tivemos dias quentes no feriado e quando chegávamos na casa ela estava fresquíssima, parecia ter condicionador de ar na casa inteira! 

Um pouco sobre ele... O isopor, na natureza, leva em torno de 150 anos pra se degradar. É um produto sintético proveniente do petróleo. Seu processo de fabricação consome pouca energia e deixa pouquíssimos resíduos.  Não contamina o solo, a água e o ar e é 100% reciclável e reaproveitável. É excelente como isolante térmico e igualmente para isolamento acústico. O uso do isopor pode contribuir para diminuição do aquecimento global, uma vez que auxilia na economia de energia, reduz a emissão de gases poluentes e de gases responsáveis pelo efeito estufa. É leve e também é utilizado na construção civil, em grandes edifícios, para redução do peso de estruturas de concreto (lajes) além do isolamento acústico entre andares - contribui na redução de custos (redução de até 20% nos custos da fundação, de até 50% de ferragem usada na laje e de até 35%  no consumo de concreto) e tempo de construção. É seguro e não gera combustão, evitando a propagação de chamas. Pode se deteriorar em contato com solventes químicos. A baixa absorção de água impede que embolore ou propague fungos. Economia na mão-de-obra. Como não é alimento de nenhum organismo, não abriga nenhum tipo de praga. É perigoso se jogado no ambiente, porque não é biodegradável - alguns animais (como tartarugas e peixes) que podem confundi-lo com alimento e morrer em consequência do consumo.

No nosso caso, o forro é todo de PVC e não podíamos usar nada pesado. Uma ideia era usar mantas que são fixadas abaixo do telhado, no madeiramento. Normalmente elas tem uma ou duas faces espelhadas. Mas o custo era alto demais e impedia trabalhar nas telhas através do sótão (teria que subir pelo lado externo). Como o isopor é leve, foi possível apenas apoiá-lo sobre o forro de PVC. Qualquer necessidade de reforma ou acesso, basta deslocar as leves placas de isopor para o lado. Nas paredes de madeira também utilizamos isopor. Elas são duplas e possuem recheio de placas de isopor entre elas. Reduzem a entrada de ruídos externos e impedem a propagação de ruídos internos. Precisa de mais motivos?


Da cozinha olhando pra sala, porta da frente!


Aqui, carregamos o laminado (que estava num dos quartos) agora pra cozinha, que está prontinha. Assim não nos atrapalha durante sua colocação. No varal, minha roupa "de combate"! Empilhamos direitinho, sobre tábuas de madeira, evitando contado direto com o piso. Assim, caso tenha algum vazamento de água, o laminado estará a salvo. Aproveitamos pra remover um pouco do pó que as caixas pegaram durante a reforma, porque faz um tempão que compramos e foram testemunhas oculares das transformações.


Banheiro. O assento é antigo - estava na outra privada que removemos - mas tá limpinho. Contudo está quebrado e manchado e o mantivemos durante a reforma. Assim que mudarmos, vou colocar um novinho, que não belisca o bumbum.. hehehe. A caixa de descarga é aquela que permite duas quantidades de fluxo: 3 e 6 litros, da Celite.


Quarto da caçula. Falta pintar a veneziana, que precisamos remover pra ficar mais fácil.


Pedacinho do nosso quarto, último a ser forrado. Não contratamos a instalação e, em todo processo, perdemos apenas duas lâminas. Foram 5 peças forradas. Duas (a cozinha e as salas integradas) foram um desafio pela extensão. As lâminas tinham 8 e 9 metros de comprimento. O processo de subir e descer de escadas/andaime - para encaixar cada lâmina e grampeá-la na estrutura de madeira preparada para sustentar o forro -  foi uma academia (gym) e tanto... As pernocas estão durinhas e as costas quebradas... Como marido é muuuuito prefeccionista, fica vendo defeitinho em tudo que é canto. E tento fazê-lo ver a dimensão do trabalho que encaramos, sozinhos, com a cara e a coragem. Foi economia e aprendizado! E aprendizado, ninguém tira da gente né? Mas dinheiro, ah, esse sim, sem dó nem piedade! :D


Sala de TV e cozinha vistas da porta de entrada.


E a tão esperada grama! Estávamos procurando a grama esmeralda tem semanas. Alguns não vendiam em quantidades pequenas, mesmo que fôssemos buscar. Outras não tinham. Até que marido encontrou na internet a Blumengarten, entre outras, e que tinha a grama em estoque na quantidade que desejávamos. Mesmo sendo domingo, encontramos a loja aberta (coisa que tem se tornado mais comum aqui em Porto Alegre - estava acostumada com SP, que tem de tudo aberto a qualquer dia da semana ou hora) e rumamos pra lá. A loja é um espetáculo. O terreno é amplo e tem mudas de todos os tipos de plantinhas que você imaginar... queria eu trabalhar ali!! Agora que a terra recebeu a grama, os gatinhos só poderão fazer caquinhas nas britas (pedrinhas) o que ainda não me agrada muito, pois atrai moscas e o cheiro, bah, é forte... porém, tá ficando bonitinho nosso cantinho, né? 

Uma outra coisa bacana que fizemos: trocamos sobra de material da obra. Erramos uns cálculos e sobraram peças de material e acessórios elétricos que devolvemos à loja que trocamos por outros produtos que precisávamos. Como estavam nas embalagens e tínhamos as NFs (embora nem precisasse, pois marido sempre fornece CPF nas compras daquela loja, e a relação dos itens comprados estava toda no cadastro dele) foi muito rápido e fácil de trocar. Essa troca foi na loja Cassol Center Lar.

Por hoje só. Que nossa empreitada inspire você! Beijos e ótima semana!

ps1.: as lojas citadas não nos pagaram nada pela menção aqui. Citamos porque gostamos e tivemos uma boa experiência com elas.
ps2.: informação sobre o isopor - fonte Mundo Vestibular e Met@lica.

9 comentários:

  1. Esta valendo a pena a reforma, pois está ficando lindo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Delícia de reforma, dá trabalho mas vale à pena. Sua casinha está chegando naquele momento que mais gosto, a decoração e o jardim. Tudo clarinho e ventilado como eu gosto. Um gostoso início de semana pra vc.

    Bjim

    Gláucia

    ResponderExcluir
  3. Oi Luiza,
    muito bom post, cheio de informaçoes uteis, bem detalhado e com bom humor! (os gatinhos sao danadinhos porque adoram demarcar territori alheio hehehe). Parabèns pelo excelente TRABALHO que vcs decidiram encarar com determinaçao e os resultados estao ficando evidentemente posito.
    Boa sorte e uma otima semana.
    Regine
    http://redpompom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Luiza!!! Admiro demais sua simplicidade na maneira de encarar essa reforma. Sua casa está ficando espetacular, tô gostando de tudo. Não vejo a hora de vê-la todinha mobiliada e com um montão de plantas. Bom, acho que vc também está esperando muito por esse momento, né? Beijo grande

    ResponderExcluir
  5. Suuuper bacana este post! Quanta coisa não sabia...Que sirva de incentivo aos que se aventuram numa reforma, pois o conhecimento adquirido e o dimdim economizado valem muito!
    Bom trabalho prá vcs, está ficando lindo!
    Bjnhos,Ana

    ResponderExcluir
  6. Adoro passar por aqui para ver as novidades da casa Luiza!
    Agora falta pouco minha amiga!
    Sua casa vai ficar uma delícia e os vasinhos que você publicou são muito lindos!Não vejo a hora de ver os seus!
    Vou ver como ficaram e inventar moda por aqui também...rsrs
    Beijo grande minha querida, linda semana e bom trabalho!

    ResponderExcluir
  7. Lu, adoro vir aqui e encontrar tanta novidade boa...obrigada pela dica da máquina, estou pensando em comprar uma lava&seca porque meu pequeno pátio, que era ensolarado, está na sombra por conta dos edifícios construídos no entorno.
    Nosso feriadão também foi de trabalho, marido e filho repintando as portas e janelas e eu colocando ordem em armários, gavetas e afins...eu gosto, dá uma ótima sensação!
    Bjos e uma ótima semana para vocês.
    Sílvia

    ResponderExcluir
  8. Oi Luiza, tudo bem?
    Que bom encontrar tanta novidade por aqui. Sabe uma coisa que estou amando na sua casa nova? os azulejos da cozinha, depois de pronto então, vão ficar lindos com a cozinha toda decorada.
    Onde tem a grama é um pequeno quintal ou é só a frente da casa?
    Bjos e ótima semana pra vc.

    ResponderExcluir
  9. OI Luiza! Encontrei seu blog em outro blog, pois vc comentou sobre uma lava e seca da SAMSUNG. Você ainda tem a sua lava e seca? Além do problema do filtro de secagem, você teve + algum problema sério? Estou muuuuito em dúvida se pego a SAMSUNG ou LG. Obrigada!

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!