Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Frio, sol, aconchego e desconto de IPTU - tudo a ver, né?

Oi pessoas! No Brasil estamos no começo do inverno que é mais sentido da região Sudeste para baixo. Temperaturas baixas, dias chuvosos, alguns parcos dias de sol - que costumam acontecer com menos frequência nos finais de semana - dias mais curtos, apetite deliciosamente tentado... O meu corpo e a minha mente adoram o inverno! Mas e daí? O que isso tem a ver com IPTU? Tudo a ver, eu explico depois de mostrar umas imagens deliciosas...

Salvei, tempos atrás, o blog da Priscila Peters. Queria passear nele com tempo. Normalmente faço isso quando vejo uma imagem linda - sei que ali vou encontrar um baú de ideias e inspirações! Então, vejam comigo o que separei pra compartilhar aqui! E se você é fã de tijolos aparentes, como eu, vai babar um pouquinho... uma sensação gostosa de calor, de lar, de "nossa casa" nestes dias frios!

No chão...

... na parede...

... na coluna...

.. na coluna e na parede...


Vi também móveis antigos (imagem acima), bem desgastados e essa mesinha de centro lindona - pés palito? A luminária na parede, mais um charme... brinquedo decorando mesinha de centro. Já me disseram que ambientes assim parecem frios, gelados. Mas a sensação que tenho é exatamente oposta: me traz aconchego, calor, conforto, como o abraço gostoso de uma pessoa querida...

Na cozinha acima, um jeito bonito e prático de guardar a louça do dia-a-dia. Eu ainda colocaria ganchinhos na parte de baixo do suporte/armário pra pendurar as xícaras ou canecas.


Um pequeno espaço pra organizar as correspondências e decorar...

Não é uma beleza de achado? Visitem também o blog da Priscila Peters e divirtam-se.

Continuando, vi uma gaiola lotada de suculentas - sei que muito(a)s de vocês adoram essas plantinhas - no All Things Plants, dentro de uma gaiola. Muito melhor que prender um passarinho né?


Pra quem gosta de pássaros no quintal, que tal construir casinhas bacanas como estas? É bem melhor que mantê-los presos em gaiolas, eu acho... do Dishfunctional Designs.


Fofa né? E pra apreciar a natureza, você senta numa cadeirinha como esta, no jardim - puro charme esse desgaste natural que ela possui. Também do blog da Priscila Peters.


E o IPTU! Explicando... ontem à noite, antes de dormir, assistia um noticiário na TV. Não lembro o canal, mas o assunto era "prefeituras verdes". Na hora me interessei...  do que se trata? Algumas prefeituras no Brasil já adotaram um desconto cumulativo de IPTU dentro de um limite máximo (que muda de acordo com o município - em Guarulhos é oferecido até 20% de desconto, segundo site Ciclo Vivo, e 45% em Valinhos/SP). Além de você economizar no imposto, pode economizar água, energia, preservar espécies de plantas nativas, contribuir para diminuir as enchentes nas grandes cidades... estes são apenas alguns dos benefícios. Exemplos dados no programa: na cidade de Lajeado/RS, existe um desconto no IPTU para quem preserva espécies de plantas nativas; em Curitiba/PR, este benefício também é aplicado, principalmente no caso das araucárias; em Guarulhos, solo permeável (grama, ao invés de calçadas e cimento), placas de captação de energia solar, captação de água da chuva, clarabóias, telhado verde entre mais de uma dezena de opções, são modos de se conseguir desconto no IPTU. A dica, então, é: verifique se sua cidade já tem alguma proposta semelhante, se é uma cidade que valoriza ações de proteção ao meio ambiente e se beneficia o cidadão que se adequar. E aproveite a próxima reforma para implementar as soluções que mais se ajustarem ao seu imóvel. 

Algumas cidades com descontos de IPTU/incentivo ambiental:

Tem poucas ainda e estas foram as que achei, rapidamente. Busque esta informação na Prefeitura Municipal de seu município e aproveite. Fará bem ao meio ambiente e ao seu bolso ao mesmo tempo! Viu? Tem tudo a ver uma casinha, plantinhas com IPTU! Afinal, quem tem casa paga... hehehe... forcei um pouquinho!

Beijos, muita inspiração e economia pra você!


17 comentários:

  1. Oi Lú, aconchegante é passear por aqui! Cada cantinho! Aquele suporte para pratos, babei!!
    Um lindo fim semana! bjs

    ResponderExcluir
  2. Este blog é muito mais que inspirador.
    É educador e incentivador.
    Me faz ter vontade de modificar, transformar e renovar com praticidade, com simplicidade e com baixo custo.
    Afinal, a vida não é só comprar !
    Investir em uma vida sustável é investir no futuro!
    Agradeço por suas postagens.
    Um grande abraço,
    Claudia

    ResponderExcluir
  3. Oi, Luiza, adoro o tijolinho e até agora não tive a oportunidade de viver numa casa com esse acabamento. Quem sabe não insira quando fizer alguma reforma...Linda a mesa de centro, alucino quando vejo esses pés! Tenho vários móveis que comprei justamente por conta disso, inclusive minha última aquisição encontrei porque vi só os pés: uma mesa bem antiga de máquina de costura, com três gavetas, que estava soterrada por TV's velhas ( velhas mesmo, não antigas! ). Restaurei uma parte, a outra revesti com tecidos e agora reina no quarto da filhota. Vou dar um toque para minha mãe sobre esse lance do IPTU, para verificar a área do sítio dela. Beijo e ótimo fim de semana pra vc!

    ResponderExcluir
  4. Ai Lu, meu sonho é uma parede de tijolos em casa...em qualquer lugar da casa eu adoraria ter...linda seleção de imagens! Beijo e bom fim de semana
    Cantinho da Galega

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post Amiga, cada foto linda e de pura inspiração.
    Amei tudo!!!
    Bjo grande e um ótimo fds :)
    http://tesourapapeleoutrosamores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Cada coisa charmosa! Adorei o porta pratos azul e sua ideia dos ganchinhos! Sempre gostei dos ditos tijolos em casa, dão um ar de rusticidade bem legal...Quando morava em casa, tinha uma araucária linda que era decorada com luzinhas no Natal, até que cresceu tanto, ficou impossível...
    Beijinhos com chuva,rsrs...Ana

    ResponderExcluir
  7. Oi Luiza querida
    Quanto tempo não tomamos café uma no blog da outra hein?
    Obrigada pela visita viu?
    Gosto de te visitar porque sei que por aqui tem sempre muita inspiração... amei a gaiolinha com as suculentas que são minha paixão...
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Luiza,

    Gosto muito de parede com tijolo aparente e também de móveis com aparência gasta, envelhecida!
    Aliás, quando repagino alguma peça sempre opto para pelo visual bem envelhecido, gasto. Acho tudo isso muito aconchegante, despretensioso.
    A gaiolinha com suculentas é uma graça!

    Òtimo finde!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da cozinha,da gaiola e da informação sobre as Prefeituras Verdes,bem interessante o incentivo!
    Um ótimo final de semana Luiza!!! Bjs

    ResponderExcluir
  10. Bom dia minha linda ,nem sei qual gostar
    mais todos muio bonito......bom gosto
    o seu....quanto ao IPTU vc mencionou minha cidade
    Araraquara SP ....a luta aqui foi é e continua sendo válida
    pq muitas coisas caras e a gente não aguenta
    Mas eu adore o post
    Abraços de bom domingo
    Bjuss
    Rita!!

    ResponderExcluir
  11. Ai Luiza, nem preciso dizer como adoro tudo que vc postou!!!
    demais, puro aconchego...
    Essa do IPTU eu não sabia e é uma iniciativa muito inteligente!

    bjinhos

    ResponderExcluir
  12. Oi Luiza
    Muito legal seu blog, já estou te seguindo! Adorei as fotos, e o mais legal que ajuda a natureza!
    Bjos.
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Lu, lindas as imagens, para inspirar nosso inverno. Também sou igual a você, para mim esses ambientes trazem aconchego.
    Aqui na minha pequena micro city não tem nada sobre desconto no IPTU. Se morasse em Curitiba, ia fazer de tudo para pagar menos.
    Adorei o post.
    Beijocas, boa semana.

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu,
    Pena que minha cidade não esteja na onda do IPTU verde.
    Amei as imagens de decoração, são lindas.
    Aproveite a semana!
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  15. Muito lindas todas as imagens, eu acho um charme parede com tijolos assim bem rústicos, também gosto de plantinhas e chás na janela como na imagem acima, realmente inspirações muito fofas e aconchegantes. Venha conhecer meu novo espaço. beijus
    www.gabisantos.com.br

    ResponderExcluir
  16. Que achado, lindas imagens!
    Bela iniciativa sobre o IPTU.
    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Lu

    Adivinha qual imagem me chamou a atenção...claro a da Gaiola com certeza futuramente quando esgotar as idéias de decorar a minha vou colocar em pratica essa das suculentas,,,adoro essa plantinha e muito fofa e tranquila de ser cultivada.

    Adorei!

    Bjs

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!