Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Sustentabilidade no Design de Interiores - no dia do Meio Ambiente

Oi pessoas! Hoje vim fazer uma coisa diferente. Normalmente posto imagens, ideias de decoração ou feitos nossos, aqui na casinha. Contudo, a dica no dia do Meio Ambiente, é uma leitura. Não sou designer de interiores, mas é uma área que muito me atrai. Então, tenho estudado e lido, por conta, a respeito do assunto. E sempre buscando alternativas sustentáveis. Na verdade, ser absolutamente sustentável é impossível, exceto que vivêssemos apenas com o que temos e não fizéssemos nenhuma nova aquisição, alteração, renovação... mas mobílias e moradias se desgastam e a gente não resiste: quer algo novo! Então, na minha visão, para que a novidade seja o mais sustentabilidade possível, busco reaproveitamentos ou materiais que poluem o mínimo possível, com custos baixos. Claro que é muito mais fácil e, às vezes, até mais barato, comprar novo. Faz sentido quando o que você tem já não resiste mais, não tem conserto. Entretanto, nos muitos exemplos que tenho visto, entre alguns que compartilho com vocês, percebi que existem "N" possibilidades para mobiliário e ambientes sem que sejam necessário descarte ou alterações radicais, poluentes e caras. 

Sabendo disso, minha filhota do meio (aquela fotografa minhas artes de vez em quando, que estuda Moda e é minha fornecedora de retalhinhos) emprestou na biblioteca da Universidade um livro muito bacana. Tenho lido e absorvido cada nova ideia, cada dica, e buscado as referências citadas na internet. Aqui está ele...



Um mundo novo se abre a cada livro novo que lemos, não importa o tema. Mas se vocês estão interessado(a)s em Design de Interiores Sustentável, fica a dica. Aqui neste site - GG Brasil - tem um pouco mais sobre a obra. Recomendo a leitura!!

Beijos e muita inspiração!

13 comentários:

  1. Troca-se os móveis e cria uma tonelada de lixo ambiental...por que não reaproveitar, reconstruir ou transformar? Já estou lendo... adorei o incentivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este livro é bom porque vem com muitos gráficos ilustrando e embasando o texto. É bom pra se ter uma excelente base e fortalecer o pensamento verde!

      Beijos e ótima leitura.

      Luiza

      Excluir
  2. Se todos tivessem esse pensamento o mundo seria outro, mas o bom é que os blogs nos ensina muito a reciclar, compramos sim mas hoje com mais conciência.
    Bjs,
    Silvia.

    ResponderExcluir
  3. Bela dica Luiza . Obrigado.Vou procurar ,pois este assunto me interessa muito.
    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amauri,

      a leitura é agradável e bem informativa. Vc vai gostar!

      Abs,

      Luiza

      Excluir
  4. Oi Lu, que saudade do seu blog! Dei uma boa passeada, adorei as novidades!! Casa nova e linda, vcs estão de parabéns!
    Com relação a sustentabilidade, tento sempre reaproveitar, se não for viável, faço doações, aqui em casa nada vai para o lixo!
    Lu, adorei passar por aqui hoje!!
    Bjks e boa noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudinha, é essa consciência que devemos cultivar. Cada um faz um pouquinho e o pouquinho que faz já melhora a vida ao seu redor.

      Beijos,

      Luiza

      Excluir
  5. Oi, Luiza, com um pouco de criatividade e paciência, sempre dá pra reaproveitar. Na minha família, costumamos fazer trocas de itens que já não queremos mais ou que enjoamos e, o que ninguém mais quer, vai para a doação. Fiquei bem curiosa para conhecer esse livro. Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post Luiza. É para ler, refletir e colocar em prática.
    Bjosss
    http://tesourapapeleoutrosamores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. oi LU
    realmente ser 100% sustentável
    temos que procurar alternativas corretas
    este livro deve ser tudo de bom
    e ainda ganha retalhinhos de filhota
    bjs
    lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, filhota é um amor, Lúcia. Tá sempre vendo coisas pra mim, imagens, ideias, livros... já ano que vem não ganharei retalhinhos novos, pq essa cadeira ela já terminou na fac. Mas, quem sabe, eu encontre outra que queira me fornecer...

      Beijos,

      Luiza

      Excluir
  8. Luiza, seu blog é muito agradável, fonte de inspiração e informação. Vez em quando vou a Livrarias Curitiba e fico um tempão lá, folheando e pesquisando livros, enquanto os filhos se embrenham pelos mangás. Vou procurar este livro lá, é tudo o que gosto e admiro numa casa, o fato de ser sustentável. Valeu a dica.
    Beijos e ótimo fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara q vc goste deste, Sandrinha. Eu gostei muito e qdo gosto, recomendo. É importante a gente se informar sobre as coisas pra ter base e argumentação, e pra fazer com ciência e consciência!

      Beijos,

      Luiza

      Excluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!