Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Banquetas sob medida e customizadas (editado)

(Editado... pessoas, aqui foto que marido tirou no apê com as banquetas na cozinha.)



Oi pessoas! Demorei mas vim... hoje trouxe pra vocês umas banquetas de madeira que customizei. A história é assim... marido está trabalhando noutra cidade (pra onde pretendemos mudar em definitivo). De segunda à sexta, ele ficava hospedado num hotel. Mas sabe como é: hotel tem um certo conforto, mas nunca é a casa da gente. Então, estávamos procurando por um imóvel pra alugar. Achamos um apê coisa mais querida, tem um ano de construído, pertinho do trabalho dele (aliás, tudo é perto do trabalho dele, porque a cidade é pequenina), praticamente ao lado de um supermercado, rua tranquila e silenciosa, arejado... enfim, delicioso. Mas dai vieram outros problemas, né? Agora temos mais uma "casa" pra mobiliar e manter. Pensamos em como fazer, nas coisas que já iríamos comprar mesmo que não mudássemos, e investimos mais nisso (a cama/colchão, por exemplo). O restante dos móveis pensamos em como seriam úteis após a mudança e compramos apenas o básico pra ele ( e pra mim, nos dias que fico lá com ele) ter algum conforto. Decidido isso, optamos, primeiro, por uma cozinha compacta, destas vendidas no comércio, e que pode ser útil numa futura área de lazer ou lavanderia. Esta cozinha tem uma bancada que era pra ser o cooktop  (fogão de bancada). Mas como a ideia é não cozinhar só pra nós dois, pois há excelentes restaurantes onde podemos fazer uma "marmitinha", resolvemos usar este espaço pra refeições rápidas. A altura desta bancada é superior às medidas de uma mesa, e inferior às medidas da altura de um bar, por exemplo. O desafio era encontrar um assento que desse conforto às refeições - nem alto, nem baixo demais. O que há pra vender no comércio, além de caro, não se encaixava nas nossas necessidades. O que fizemos? Adaptamos duas banquetas de madeira para bar cortando seus pés. Aproveitei pra enfeitar um pouquinho... eram assim!


Sobrou um tantooo assim de tinta acrílica da reforma da casa. Pra não gastar muito mandando fazer as cores pras minhas arteirices, tempos atrás comprei pigmentos em várias cores. Daí, faço minhas misturinhas e descobertas! É tããão legal que me sinto quase artista... rs.


Misturei aqueles pigmentos ali com tinta branca e deu o que está nos potinhos plásticos.


O chão da garagem já é uma obra prima de deixar Jackson Pollock morrrrreeeendo de inveja (mas não, hehehe). Primeiro, passei tinta branca como fundo.


Daí, cor...


Paninhos pro assento. Aliás, falando em paninhos, eu tinha visto no facebook uma banqueta linda que alguma amiga querida publicou. Ela era branca com flores coloridas decalcadas. Amei a ideia. Mas lá onde essas banquetas irão morar, a terra é vermelha e encarde os móveis, objetos brancos, pezinhos e mãozinhas muito facilmente. Tive que mudar os planos e lascar cor nas bonitinhas. Outra coisa: os paninhos, quem os vê, acha que manipulei a tinta pra chegar nas cores das estampas. O fato é que tenho taaaaantos retalhos de tantas cores e tipos que foi relativamente (são muitas caixas e sacolas pra vasculhar) fácil encontrar algo que se adequasse à cor das banquetas.


Cola nas banquetas, cola sobre o pano e ficaram a noite secando.


Espia o detalhe no apoio para os pés da banqueta das meninas... meninas, sim! Uma é num tom "róseo" (pras meninas) e outra num tom "turquesa" (pros meninos). Hehehe...


E, depois que a cola secou, aquele truque com a lixa pra cortar o tecido bem na bordinha do assento. Ficaram assim..





Ah, no assento, esta estampa aí acima tem uma emenda. Tem que olhar bem de pertinho pra perceber... uma vantagem das estampas miúdas!



O segundo tecido é de fundo marrom escuro e poás azuis. Na foto, parecem brancos, mas são azuis! Deve ser o reflexo da cola branca seca com o sol que deu o efeito.




E tem mais dentro de alguns dias. Vou lá terminar de pintar uma outra peça pra marido lixar depois. Lixar eu passo pro marido porque minha alergia do pó é terrível. Bem, relembrando: compramos as banquetas de madeira (R$ 27,00 cada uma - as mais baratas no comércio e que podem ser customizadas incansavelmente e de forma bem fácil e barata), serramos os pés, pintamos com tinta acrílica (os tons fiz usando pigmento) que sobrou da reforma, cobri o assento (das duas) e o apoio dos pés (de uma) com retalhos de tecido que ganhei e cola branca (comprei um tubão, misturada com um pouco de água rende um monte - usei bem pouquinho) e este foi o resultado. Parece trabalhoso, mas não é. Dois dias: para fazer o intervalo da secagem da tinta e, depois, da cola. Ainda quero envernizá-la. Filha do meio trouxe um tubo de verniz spray que estou procurando (sabe lá onde guardei :O) e fazer o acabamento. Senão encontrar, usarei cera em pasta incolor.

Gostou? Inspire-se, renove ou decore com baixo custo. Beijos... Este post não é um publieditorial!

14 comentários:

  1. Amei!
    E já me inspirei Luiza!
    Ficaram lindas as banquetas!
    Adorei as cores e os tecidos!
    Beijo e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Luiza eu amo tuas idéias, vc se supera sempre né vizinha, e o marido acompanha, que lindo, parabéns!
    bjos!

    ResponderExcluir
  3. Luiza, que coisa linda! Amei as cores e os tecidos, tudo combinandinho...
    Que o seu findi seja abençoado!
    Beijos, Ana

    ResponderExcluir
  4. Então vou te contar uma coisa: você já é uma artista! Ficou lindo!!
    BJô

    ResponderExcluir
  5. Olá, Luiza! Ficaram lindas suas banquetas, adoro a parceria de tecido e tinta, acho que rendem excelentes produções. Tenho um montão de tecidos por aqui também e ultimamente tenho apelado muito pra eles, afinal num instantinho a gente dá um tapa num móvel caído. Sobre essas peças encontradas no comércio, acho ótimas, pois são vendidas a preços acessíveis e nada que um talento não resolva, como vc fez. Beijo grande e boa sorte aí pra vc's!

    ResponderExcluir
  6. Nooossa ficou liiindo, já vi essa técnica várias vezes , mas seu bom gosto na composição e escolha das cores foi fundamental para esse projeto, parabénssssssssssssssss, bjus

    ResponderExcluir
  7. Uma verdadeira arte! Me apaixono por madeiras tecidos e vc misturou tudo e com cores ótimas!!! Muito bom! E foram de um bom preço! Beijos Lu, bom domingo proC
    Cantinho da Galega

    ResponderExcluir
  8. Lindos, criativos e muito bom gosto. Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Ameiiiiiii...lindo demais...
    parabéns...perfect...
    beijinho

    Francine

    ResponderExcluir
  10. Maria Estela Bicudo30 de outubro de 2013 15:29

    Amei!!!!! Ficou fofo e único, como uma certa amiga gaúcha que tenho....

    ResponderExcluir
  11. Minha "arteira" preferida! gostei dos banquinhos e mais ainda do teu jeito de contar a história deles, amiga!rsrs Bjos.
    Sílvia

    ResponderExcluir
  12. Oi Luíza, entrei aqui de curiosidade e acabei ficando horas, esqueci ate de tomar banho, remédio, lanchar, esqueci tudooooo, amei o seu blog, não vi nem a hora passar. Estou seguindo, seus trabalhos são lindos, um bj no seu coração.

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!