Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Uma janela azul...

"Entre muitas outras coisas, tu eras para mim uma janela através da qual podia ver as ruas. Sozinho não o podia fazer". (Franz Kafka) Mas agora, você é um espelho... dependendo do ângulo, um novo olhar, uma nova cena, um novo reflexo. Quer descobrir como foi feita a "mágica"? Venha ver as imagens comigo.

"Eu era branquinha. Um homem, suavemente, removeu camadas de pele enrugada, camadas de anos que vivi. Mas não apagou as histórias que assisti, nem os muros que vi subir ocultando a paisagem da rua. Fiquei um pouco nua, quase crua... quase! Resisti!"

"A dona que me queria é fascinada por azul. Achou que eu ficaria bem assim, na cor do céu, da cor de alguns mares, na cor da serenidade. Ela pintou uma vez. Não satisfeita, pintou novamente, sempre de azul. No desvario da tinta pintou também um querido suporte de plantas, esquecido no tempo. Ficamos, nós, ele e eu, azuis, brilhantes."

"Ganhei olhos... a minha alma, antes vazia, agora reflete. Reflete o feio e o bonito. Reflete o dia, a noite, a luz, a escuridão, as flores, o sol, a lua... ganhou mais vida."

"E assim, com tinta azul e reflexos, fui levada para longe, outra cidade, outra casa, mas também um lar. Mudei de sexo, até: antes feminina, agora sou menino. Mas no íntimo, continuo feita da mesma fibra, mantenho o mesmo caráter, sou a mesma... antes janela, agora espelho!" Eis a "mágica" de dar vida nova para uma peça velha!

Quarto?

 Ou sala?






Material utilizado neste projeto:
  • uma folha de janela usada/demolição;
  • lixa para madeira;
  • solvente para tinta;
  • estopa;
  • tinta esmalte "azul mergulho", base d'água;
  • pincel, rolo de espuma;
  • água (para limpeza de pincel e rolo);
  • pregos (pequeninos) para fixar vidros em janela de madeira;
  • espelhos nas medidas desejadas.
Passo a passo:
Primeiro, marido e removeu os vidros antigos da janela. Depois, lixou para tirar a tinta antiga e imperfeições. Para não deixar resíduos de pó, molhou a estopa em solvente e com ela limpou bem a madeira. Esperamos uns dias, até o cheiro do solvente dissipar. Chegou a minha vez. Com tinta esmalte "azul mergulho" (base d'água") dei duas demãos. Depois de bem seco (uns dois dias depois), marido passou outra lixa fina dando um leve desagaste na madeira e fixou os espelhos (com preguinho para fixar vidros em janelas de madeira). E, cá está a janela que foi transformada em espelho!

Gostou? Espero que tenha inspirado você! Beijos e muita inspiração pra você!

18 comentários:

  1. Lindo lindo lindo Luiza, sabe quanto tempo eu estou com uma aliás uma não duas janelas la em casa, só tem dois anos!! ja passei o pintof e dei uma leve lixada que foi a parte mais dificil, agora só falta pintar, no meu caso eu vou usar como quadro para fotos, mas eita procrastinação essa minha viu rsrs, este tom de azul é meu preferido arrasou, aliás vc é craque né, se eu não me engano foi aqui que eu vi um biombo feito de janela né?

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi Gélia. Tem mais 3 folhas de janelas. Uma vai virar mais um espelho e as outras duas serão mais um biombo! :D
      A pintura é a parte mais fácil, menina! Te dou maior apoio, vai lá! hehehe!

      Beijão e obrigada pelo carinho,

      Luiza

      Excluir
  2. Parabéns, adorei, gostei dela no quarto!rsrsrrsr Mas ficou linda na sala! Beijinhos!!! Ah me mostra seu quarto, adorei a colcha,rsrsrsr.

    ResponderExcluir
  3. Ficou maravilhosa, um belíssimo espelho Luiza.
    Amei a poesia!!!!!

    bju amiga, parabéns ao casal belas belas artes!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Aninha! Você também é uma pessoa que me incentiva sempre a crescer, a fazer mais!!

      Obrigada pelo carinho,

      Luiza

      Excluir
  4. Adorei a simplicidade da transformação.
    Mágica as palavras e as imagens.
    Gostei muito de ter vindo visitar tudo isso por aqui.

    remall www.letrinhascombinadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que janela bacana, Luiza, valeu a vida nova que deu a ela! Agora ando atrás de tudo quanto é de janela, observo os modelos, os materiais, acho que logo mais devo erguer mais um andar no anexo que tenho aqui em casa. Ando super em dúvida, mas uma coisa tenho certeza: tem que ter janela beeeem grande! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helka,

      além de uma grande janela, cores, muitas cores!!

      Beijão,

      Luiza

      Excluir
  6. Linda descrição para uma linda transformação! Ameeeei!
    Beijocas, minha prenda!
    Ana

    ResponderExcluir
  7. Oi Luiza, ficou maravilhosa e combina com tudo.
    Bjos, Mari.

    http://www.studioartecasa.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que lindaaaaa!
    Parabéns amiga pelo capricho...
    Bjssssssssss

    ResponderExcluir
  9. Que perfeiçãooo!!! Sem palavras para essa divisória perfeita <3

    ResponderExcluir
  10. Adorei a customização.

    Ana Vi
    filhadejose.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Luiza, passei para fazer uma 1a. visita e adorei o que vi! Voltarei mais vezes.
    Bjs e bom final de semana

    ResponderExcluir
  12. Nossa! Como ficou lindo!
    Amei
    mhilkadiniz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Um charme, Luiza, amei!
    :)
    Abraço,
    Jussara - minasdemim

    ResponderExcluir
  14. Oi Luiza, quero muito receber as postagens pelo e-mail e não achei no blog o cadastro pro feed. Um beijão da Ju

    ResponderExcluir
  15. Adorei!! Estava buscando outra coisa no Google e me deparei com isso. Preciso de um espelho e agora vendo essa ideia, vou atrás de uma janela de madeira para fazer como no post.

    Obrigado

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!