Oi pessoas! Faz um tempão vi uma mesa de polipropileno customizada com chitão e gostei. Na época não salvei nem a imagem e nem o blog/site onde vi. Entretanto, a ideia ficou numa gavetinha, guardadinha, aqui na minha cabeça. Temos uma mesa igual a que me inspirou, mas quem precisava de atenção, neste momento, era uma banqueta. Resgatei a ideia e, ontem e hoje foquei nela. A nossa banquetinha estava bem judiada, ficou na chuva e no sol, ajudou na reforma da casa, resumindo: estava feia!
A peça que me inspirou foi feita de forma um pouco diferente. Para pintar, usaram tinta spray para plástico e PVC. Eu usei tinta esmalte base d'água. Primeiro preparei a peça usando uma lixa média, limpando bem após. A ideia é que o objeto um pouco áspero consiga reter melhor a tinta. O esmalte base d'água tem uma peculiaridade que, embora seque ao toque em 30 minutos, aproximadamente, o seu processo de secagem não estará completo antes de 6 horas. Percebi que se não esperar o tempo da secagem completa pra manusear a peça, a fina película emborrachada formada com a pintura pode machucar com facilidade, necessitando retoques. Entre demãos é importante aguardar 2 horas, no mínimo.
Depois de lixar e limpar, pintei a parte interna dela na cor "laranja strelitzia", com esmalte sintético base d'água. Escolhi o chitão com fundo laranja entre os tantos retalhos de tecido que tenho para encapá-la. Vamos às imagens?
Lixei e limpei o lado externo e colei o chitão. Os recortes das beiradas foram feitos com lixa e estilete (depois de a cola estar seca). Foi preciso dar mais uns retoques de tinta depois de ecncerrada a colagem do tecido.
E, como acabamento, usei uma renda de algodão - pra disfarçar a emenda de tecidos. A finalização foi efetuada usando verniz spray - que manterá o tecido impermeabilizado. E, eis a mocinha: minha banqueta "boho chic Brasil" (acabei de inventar - como seu eu pudesse), hehehe...
A caçula espiou o que eu fazia e disse: nooossa, isso dá muito trabalho!! Será?! Foram dois dias em que fiz todo o resto, inclusive trabalhei na banqueta, ainda preparei este post, a fanpage (aliás, tá ali na lateral do blog, caso queira curtir e acompanhar também pelo facebook), fui pra rua... não é tanto trabalho assim, vai?! E é gostoso ter uma peça customizada pelas nossas mãos, única. Eu penso assim, e você?
Material utilizado:
- cola branca;
- tecido (chitão);
- renda de algodão (para acabamento);
- tinta esmalte base d'água;
- lixa média para madeira;
- pincel;
- paninho para limpeza.
Gostou? Um beijo! Espero ter lhe inspirado também!!
Adorei, ficou muito linda!
ResponderExcluirBom final de semana
Olá, linda dica, amei e vou fazer numa mesinha de minha filha.
ResponderExcluirBjos tenha uma ótima sexta.
Que linda Amiga.
ResponderExcluirAdorei a transformação, ficou fofa.
Beijoss
http://tesourapapeleoutrosamores.blogspot.com.br/
Genial, deu vida à banqueta, parabéns!
ResponderExcluirSua banqueta ficou linda, Luiza .Parabéns pelo excelente trabalho.
ResponderExcluirFicou linda.bjos
ResponderExcluirOlá Luiza td bem com vc?
ResponderExcluirFaz tempo que vc não aparece no meu Cantinho
lembro sempre de vc quando vejo meus quadrinhos tão fofos
e o banquinho ficou mesmo um arraso, vc com suas mãos de
fada como sempre..
Um bom final de semana
Bjusss
** Rita **
Que tremenda diferença, gostei! Excelente ideia para dois banquinhos de plástico que tenho por aqui....Beijo!
ResponderExcluirOlá Luiza!
ResponderExcluirEra isso mesmo que eu estava procurando, gosto de fazer umas artezinhas de vez em quando. Gostei, deu uma cara nova para uma velha banquetinha, igual a que tenho aqui em casa. Parabéns pelo blog e obrigada pelas boas idéias. Um grande abraço!
Ficou maravilhosa Luiza. A tinta por dentro deu um super acabamento. Amo estampa de chita!!!
ResponderExcluirbju amiga
Menina!
ResponderExcluirTua banqueta ficou lindinha demaisssssssssss...
Amei kkkk
Que talento heim? Parabéns!
Bjssssss amiga e uma semana muito especial e abençoada p/vcs
Ficou muito fofa, parabéns! Amei o tecido com fundo laranja, alegre!Bjos, amiga.
ResponderExcluirSílvia