Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Decoração com móveis rústicos, antigos e ou de família...

Oi pessoa! Na postagem anterior citei alguns móveis de design, seus criadores e seu valor pra decoração e para o bolso. Mas uma decoração não precisa necessariamente de peças de design reconhecido para ser bacana e um bom investimento. Então, na postagem de hoje, vou falar dos móveis rústicos, antigos/de família. 

Em todas as escolhas que fazemos, com raras exceções, existe muito do nosso gosto pessoal. E por ser pessoal, difere de indivíduo para indivíduo. Reitero sempre a respeito do valor de um móvel de madeira pois tenho uma preocupação enorme com a questão de desmatamentos e do quanto uma madeira considerada nobre leva para crescer e estar pronta para o uso da indústria. E, na minha singela opinião, um móvel de madeira fica muito bonito dentro de casa, de forma que é um enorme desperdício se desfazer dele. Mas, é gosto pessoal. Se você curte, fique comigo até o final do post. 

MÓVEIS RÚSTICOS






Existiu uma época (anos 60, 70 e 80 acredito) que, inspirados pelos programas de TV/filmes americanos, muita gente quis casas e mobiliários rústicos. As cabaninhas no estilo canadense feitas de troncos e decoradas com móveis de madeira maciça envernizados, estavam em alta. Móveis robustos e enormes, de madeira entalhada, também eram moda. As preferidas eram as madeiras nobres, madeiras de lei¹. As madeiras nobres, de acordo com suas características, foram sendo exploradas em diversos setores: da construção civil, naval até a confecção de instrumentos musicais e móveis. Junto com a agricultura e a pecuária - que devastaram grandes áreas para cultivo de grãos e criações de animais de corte - a exploração desenfreada de madeiras de lei resultou em ações governamentais proibindo seu comércio e mais desmatamentos. Embora algumas atitudes tenham sido tomadas, elas não foram suficientes para impedir que se tornassem raras as madeiras nobres - o desmatamento e o contrabando destas espécies acontece até hoje, sendo o mercado negro europeu seu maior cliente. A alternativa foi cultivar florestas de pínus. A madeira leve, macia e barata (porque o crescimento do pínus é mais rápido) tornou-se popular, contudo revelou-se frágil, quase descartável. Hoje, na decoração de interiores, explora-se muito o mercado de modulados e planejados, mais resistentes, feitos de aglomerado de madeira, compensado, MDP ou MDF revestidos com diferentes acabamentos e padrões. Desta forma, é incomum, na maioria dos lares modernos, ver bons e resistentes móveis de madeira natural. Com estas informações básicas, chego ao objetivo de hoje: um pedido para salvar aquele móvel de madeira da família, não jogar fora (algumas amigas e eu somos assíduas frequentadoras de caçambas de entulho, em busca de preciosidades assim), revitalizá-los, restaurá-los e reinseri-los na decoração de sua casa. Vale pensar quanto tempo demora para uma árvore de madeira nobre crescer e estar no tamanho ideal para ser usada pela indústria moveleira no manejo sustentável², por exemplo. Aí pergunto: vai jogar fora? Pra dar uma modernizada num móvel desses e tirar o aspecto "pesado" dele, uma solução é uma pátina clarinha. Ele não vai perder o jeitinho robusto mas ficará com aspecto mais jovial, mais fresco. Se o móvel for um pouco menor, como uma cômoda ou criado, uma alternativa bacana é pintar com uma cor vibrante que combine com o restante da decoração.

A técnica de pátina mineira faz parecer que o móvel foi construído com madeira de demolição, não acha? Fica mais suave e alegre.



Fonte na imagem.

Para fazer/copiar o estilo da pátina provençal existem uns adornos em resina que você pode comprar baratinho e imitam escultura em relevo. Basta colar e depois pintar por cima. Deixa o móvel rústico mais delicado.


A técnica de madeira aparente realça a textura da madeira, mostrando-a em sua forma natural, com seus veios e os desgastes do tempo.

Fonte na imagem.

MÓVEIS ANTIGOS/DE FAMÍLIA

Colorindo... Fonte

Cadeira Cimo: restauro e um pouco de cor. Fonte na imagem.

"Fofoqueira" ou mesinha de telefone. Restaurada na técnica dip dye. Fonte na imagem.

Penteadeira laqueada. Fonte

Revestindo com tecido. Fonte

Pintura decorativa. Fonte na imagem.

Estes são apenas alguns exemplos de como você pode customizar/renovar seus móveis e mantê-los na decoração. De qualquer maneira, se você não curte a peça, ofereça em brechós, em lojas de usados, lojas de antiguidades. Pode ser que você encontre lá uma outra para substituí-la, de igual valor ou beleza.

Espero ter lhe ajudado e inspirado! Até a próxima postagem.

Notas
¹ - A origem do termo remontaria ao tempo da chegada da família de Dom João VI ao Brasil. Na "lei" foram estabelecidas algumas espécies para uso exclusivo da coroa, notadamente para a construção naval e de dormentes de ferrovias. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Madeira_de_lei.

² O manejo (sustentável) é uma maneira de racionalizar a extração. Uma área é dividida em lotes e cada lote é explorado uma única vez a cada 30 anos. Só as árvores velhas, com tronco de mais de 40cm ou 50cm de diâmetro, são cortadas. As jovens são poupadas. Fonte:Revista Isto É - Floresta na Sala.

O aglomerado é composto por partículas de madeira, com a adição de cola, mais processo de prensa, originando assim as chapas de aglomerado. As chapas são encontradas em várias dimensões e espessuras; as espessuras mais utilizadas são de 15, 18 mm (para móveis) e 24, 32 mm (para painéis e divisórias). Por ser um material com uma densidade não muito boa seu preço é menor do que os outros painéis.
O compensado é uma placa composta de diversas lâminas de madeira sobrepostas.Na sua composição podem ser utilizados diversos tipos de madeira. É possível encontrar vários tipos de compensado, com diferentes processos de industrialização e madeiras em sua composição, surgindo assim as subcategorias de compensados, que são: os laminados, sarrafeado, naval, blockboard, entre outros. Há uma grande variação do tamanho, da espessura e da densidade das placas.O preço do compensado varia muito conforme sua subcategoria.
O MDP (Medium Density Particleboar) é uma placa de média densidade feita de partículas de madeira de reflorestamento em camadas, com tecnologia de prensas contínuas, associada à utilização de resinas de última geração. Possui características superiores e distintas dos painéis de madeira aglomerada. No mercado são encontradas placas com comprimento variando de 2.20 a 3.05 m e 4.40 a 6.10 m e com larguras de 1.85, 2.10 e 2.20 m, as espessuras são de 12, 15, 18, 25 e 28 mm. O MDP é um material intermediário entre MDF e o aglomerado, tanto na densidade e na absorção de umidade, como no preço.
O MDF (Medium Density Fiberboard) é uma placa de média densidade feita a partir das fibras de madeira reflorestada (pinus e eucalipto), com adição de resina sintética e submetida à ação de pressão e calor. O MDF é um material equivalente à madeira nas possibilidades de trabalhar a matéria-prima. Os painéis são superfícies grandes perfeitamente homogêneas e sem orientação das fibras, o que permite cortes em qualquer sentido e apresentação de superfície lisa e uniforme ao toque. No mercado existe uma grande variedade de tamanhos de chapas (as placas podem ser produzidas com medidas diferentes, de acordo com a empresa que as fabrica). As espessuras variam geralmente entre 9 a 28 mm. O MDF possui um preço um pouco maior do que os outros painéis, mas esse valor é justificável pela qualidade do produto.
Fonte:Clique Arquitetura.

Obs.: este post não é patrocinado.

7 comentários:

  1. Bom artigo. Por mim, prefiro mesmo móveis de familia. Beijinho.

    ResponderExcluir
  2. Que post completo, Luiza! Sou muito suspeita em falar, pois não troco um bom móvel de madeira por nada. Além de gostar muito do design dos anos 50 e 60, são peças que encaram transformações, podendo ficar "novas" outra vez a cada intervenção. Minha casa é cheia delas, algumas de família, outras que comprei em brechós e recentemente ganhei algumas da avó da minha cunhada, que pretendia desocupar a casa e não fazia a menor ideia do que fazer com os móveis. Sorte a minha :)! Beijo

    ResponderExcluir
  3. Lu querida, que post completo e perfeito! Obrigada!
    Obrigada também por colocar um cômoda minha pra ilustrar! :)
    Reutilizar, reformar, restaurar, é tudo de bom!
    Lu, obrigada pelo incentivo lá no blog, amei amei! Me empolguei de novo, tava precisando desta injeção de ânimo.
    Beijosssssssssss e muita inspiração pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  4. Oi Luiza

    Muito show teu post.
    Amo as pátinas, elas dão vida nova aos bons móveis de madeira verdadeira, coisa rara hj em dia.
    Como vou me mudar e as necessiaddes no apê serão outras vou ter que me desfazer vou ver se vendo algumas coisas aqui de casa. Minha cama é minha paixão, mandei fazer numa madeireira e ficou muito mais bonita que eu imaginava e agora fica apertada no meu futuro quarto. Estou torcendo par minha mae comprar minha casa, a´deixaria tudo pra ela.. Pra teres uma ideia tenho uma mesa de churrasco de 3 m com uma madeira inteira por cima, sem emendas. Qdo meu filho vir de ferias em dezembro ela vai anunciar estes móveis e ver se vende .

    bjus

    ResponderExcluir
  5. Delícia de leitura e os móveis são apaixonantes! Que sua inspiração seja contagiosa, para o mundo ficar mais bonito...
    Beijinhos e boa semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  6. Luiza,

    Que post bacana. Eu adoro móveis antigos, prefiro mil vezes restaurar e ter em casa uma peça com história e qualidade, com madeira de verdade.Se pudesse em casa seria todos assim.
    Besitos e boa semana

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!