Páginas

Sustentabilidade

Querido(a) leitor(a), quando você ouvir falar em "sustentabilidade", saiba que não é apenas um novo modismo: é necessidade, é sobrevivência! O planeta é finito e assim suas reservas naturais. Se você quiser jogar algo fora, pense duas vezes antes de decidir: muito do que é lixo pode ser transformado ou ainda pode ser reaproveitado. Reflita, imagine possibilidades, crie! Tentaremos publicar ideias legais garimpadas na web, em passeios pelas cidades do mundo e projetos nossos, inspirados na sustentabilidade e na economia. Tudo para evitar o descarte de itens que ainda podem ser úteis e, de quebra, o consumo desnecessário. Se você tiver alguma ideia interessante, envie que publico e lhe dou os créditos!!

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Uma janela para o jardim...

Oi pessoas! Estava trabalhando nesta janela já tem alguns dias. E neste final de semana terminamos. Era uma janela da casa de meu avô (já falecido). Meu irmão resgatou algumas e minha cunhada customizou as que estavam melhores pra decorar a casa dela. E esta tinha ficado de lado porque estava meio quebradinha nos cantinhos. E eis que me ofereceram... supimpa!!! Claro que peguei. Não é porque tá judiadinha que não dê pra aproveitar em alguma arte, né? E assim, nas imagens abaixo, mostro o que fizemos com ela!


Primeiro, lixar e completar espaços quebrados e buracos com massa pra madeira. Daí lixar de novo! Marido, engenhoso, bolou uma prateleira com um pedaço do que foi um cavalete que encontramos atirado na rua. Mais umas lixadinhas e fomos pra pintura.


Uma demão de fundo branco e duas demãos de tinta esmalte base água. Mais uma lixadinha - agora na mão - pra dar aquele jeitinho de peça judiada e a janela está pronta para os próximos passos.


Bem, minha ideia era uma tela metálica (a tal tela de galinheiro) nas espaços superiores e espelhos nos dois espaços inferiores e menores. Cortamos a tela e grampeamos no verso da janela. Usamos um grampo menor pra não estragar a madeira. Santo grampeador, viu pessoal! Essas ferramentas são de grande ajuda. Estava com receio de que o grampo pudesse rasgar a madeira e pensava em fixar a tela com preguinhos. Mas a ideia do marido (mais teimoso do que eu, hahaha) foi melhor!


E então, os espelhos. Estes, fixamos usando uma folha de papelão (pra não riscar o espelho) e um preguinho pequeno usado para prender vidros em janelas de madeira.


Ficou assim (repare no detalhe, canto superior esquerdo da imagem abaixo, o pequeno prego). Pra encerrar, os ganchinhos que permitirão pendurar esta janela na parede (acabaram as paredes livres daqui de casa, hehehe).


Nesta imagem abaixo podemos ver a parte da frente da janela, agora com a customização encerrada, percebendo onde ficaram a tela e os espelhos.


Daí fiz uma graça: coloquei minha corujinha, vasinhos de flor, lembrancinha de viagem, florzinha de lata que a cunhada fez e me deu, um coração que achei jogado o lixo - é, não se assustem, mas encontramos até corações no lixo...


E não é que deu uma bela janela? Reflete um pequeno jardim, duplicando as florzinhas e o verde! :D Na parte telada, dá pra pendurar muitas coisas. Marido sugeriu fazer ganchinhos com clips e pendurar chaves, chaveiros, um bilhetinho, bijuterias... Os espelhos podem refletir o que você quiser colocar em frente. Pode ser aquela fofa coleção que você está aumentando com muito carinho.
Na cozinha, podem organizar temperinhos - a parte telada, suporte para pequenos e coloridos utensílios domésticos... aí vai do momento e da necessidade de cada um.


Gostou? Espero que sim e que também tenha lhe inspirado fazer uma arte qualquer com um objeto desacreditado!

P.s.: este post não é patrocinado.

8 comentários:

  1. Ficou perfeita, Lu.
    Estou com umas gavetas de madeira aqui, mas não sei que tinta devo comprar, sou novata nessas artes.
    Queria pintá-las.
    Bjus, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Amei Luiza, ficou um mimo, tenho duas janelas aqui em casa a espera de um carinhos para enfeitar a rocinha.

    Abs Mari

    ResponderExcluir
  3. Que bela arte, Luiza! A prateleira funcionou hiper bem e agora tem uma janela bem carinha de vó, daquelas que a gente fica horas pensando nas coisas boas...Beijos

    ResponderExcluir
  4. Linda, adorei a arte que fizesse, mantivesse guardada toda beleza da janela.
    Bjos tenha um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. Genial !!! Sua criatividade está sempre em alta . A peça ficou ótima . Parabéns à dupla pela criação . Abraços .

    ResponderExcluir
  6. Que maravilhoso, Luiza!
    Ficou perfeito. Encantada com sua ideia.

    Beijo grande
    da Ila

    ResponderExcluir
  7. Luiza adorei o post!
    Ideias inspiradoras :)
    Beijos
    Regiane

    ResponderExcluir

Quero muito saber sua opinião... compartilhe comigo!